ESPECIAL/MATO GROSSO DO SUL: Associação Okinawa de Campo Grande comemora Centenário

 

A Comunidade Okinawana residente em Campo Grande (MS) comemora este ano 100 Anos de Imigração. Para marcar a data, a Associação Okinawa de Campo Grande realizou evento comemorativo no mês de agosto cujo ponto alto foi a vinda de delegações da Província de Okinawa para os festejos realizados nos dias 13 e 14. Entre os membros da comitiva oficial estavam o vice-governador de Okinawa, Kurayoshi Takara; o prefeito de Naha (capital da província), Takeshi Onaga; o prefeito de Nago, Susumu Inamine; e o presidente da Assembleia Legislativa de Okinawa, Masaharu Kina, além de deputados, empresários e jornalistas. Estiveram presentes também representantes de associações okinawanas do Havaí (Estados Unidos) e da Bolívia, totalizando cerca de 70 pessoas.

 

Um dos pontos altos da visita das delegações okinawanas foi a inauguração do Memorial do Centenário (foto: Marlon Ganassin / Portal PMCG)

Um dos pontos altos da visita das delegações okinawanas foi a inauguração do Memorial do Centenário (foto: Marlon Ganassin / Portal PMCG)

 

No dia 13, a agenda da comitiva em Campo Grande incluiu visita ao governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; visitas ao Museu Dom Bosco; às obras do Aquário do Pantanal e ao 9º Festival do Sobá da Feira Central da Capital, que este ano comemorou os Centenários da Imigração Japonesa de Okinawa em Campo Grade e da instalação da Ferrovia da Capital (194-2014).

Destaque também para a inauguração do Memorial do Centenário da Imigração Japonesa em Campo Grande.

Os japoneses também visitaram monumentos da Capital, comércio e pontos turísticos como o Parque das Nações. No 9º Festival de Sobá – que integrou o calendario dos 115 anos de Campo Grande – saborearam o tradicional prato tipico de Okinawa, considerado patrimônio cultural imaterial de Campo Grande.

No dia 14, a programação teve início com uma visita ao prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, e prosseguiu na sede da Associação Okinawa de Campo Grande.

Para o presidente da Associação Okinawa de Campo Grande (MS), Nilton Kiyoshi Shirado, a data deve ser lembrada com orgulho por todos os descendentes de Okinawa.

 

Kurayoshi Takara discursa observado por Orlate e Shirado (foto: Marlon Ganassin / Portal PMCG)

Kurayoshi Takara discursa observado por Orlate e Shirado (foto: Marlon Ganassin / Portal PMCG)

 

Orgulho – “Agora, fazendo uma reflexão, vemos que temos motivos para comemorar e afirmar que o sacrifício de nossos ancestrais valeu a pena porque em 100 anos de imigração mudamos do trabalho braçal para ocuparmos as mais variadas atividades, seja como profissionais liberais, seja como empresários. Hoje, temos atuações destacadas também na sociedade brasileira, com participação também na política”, explica Shirado, lembrando que o atual Edson Kiyoshi Shimabukuro, um dos atuais vereadores de Campo Grande, é descendente de okinawanos.

Hoje, segundo seus cálculos, residem em Campo entre 10.500 e 11 mil descendentes de okinawanos, o que faz de Campo Grande a segunda maior cidade com concentração de japoneses originários daquela província.

Atualmente, a Associação Okinawa de Campo Grande, fundada em 1922, conta com cerca de 500 famílias associadas.

Segundo Shirado, o Centenário também é motivo de orgulho “pois tivemos a oportunidade de homenagear nossos antepassados com a inauguração do Memorial do Centenário da Imigração Japonesa em Campo Grande”.

 

Festival do Sobá comemorou 100 anos da Imigração Okinawana (foto: Marlon Guanassin / Portal PMCG)

Festival do Sobá comemorou 100 anos da Imigração Okinawana (foto: Marlon Guanassin / Portal PMCG)

 

Trajetória – Uma história que teve início em 1914, com fim da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil. “Logo após ajudar na construção da ferrovia, os pioneiros fixaram residência em Campo Grande”, conta ele, lembrando que as primeiras atividades eram a fabricação de cachaça e o cultivo de café e hortifrutigranjeiros.

Com muito trabalho e, sobretudo, perseverança, os primeiros imigrantes deixaram um legado que é reconhecido até nos dias atuais.

“Somos muito gratos à população de Mato Grosso do Sul e, em especial, de Campo Grande, pela forma carinhosa como acolheram os primeiros imigrantes”, destaca Shirado, acrescentando que, “sem dúvidas somos frutos do esforço de nossos ancestrais que nos permitiram estudar e valorizar aquilo que temos de mais importante: a nossa família”.

Para Eiki Shimabukuro, vice-presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, com sede em São Paulo, a festa foi linda e inédita no país. “Trata-se de uma homenagem  inédita no país, um marco, que representa passado, presente e futuro, e gravado na pedra, como é costume lá, mostra a amizade feita e que dure para sempre”, disse.

(Aldo Shiguti com Portal da PMCG)

 

 

Leia o discurso do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa de Okinawa em Campo Grande

Governador de Mato Grosso do Sul - Andre Puccinelli

Governador de Mato Grosso do Sul – Andre Puccinelli

“O centenário da imigração japonesa marca a história do Brasil e particularmente, de Mato Grosso do Sul como uma caminhada solidária na qual os filhos das terras do sol nascente ao lado dos brasileiros decidiram compartilhar sonhos, esperanças e ideias para construir uma nova realidade da qual todos nos orgulhamos. Ainda hoje podemos ver que os exemplos dos que escoheram um dia o Brasil como destino de seus sonhos vicejam todos os dias trazendo novas conquistas para o país e para a nossa gente.
Mato Grosso do Sul em especial se regozija nesta data. E ao homenagear imigrantes e descendentes, reverencia sobretudo o grande legado de um povo que legitima suas conquistas com o selo do trabalho e imprime em todas elas a marca da solidariedade.
Por isso hoje, ao compartilhar a alegria, Mato Grosso do Sul, homenageando este centenário pode dar se também o nome de Mato Grosso do Sol Nascente”.

 

Andre Puccinelli

Governador de Mato Grosso do Sul

 

 

 

 

=========================================================================

 

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

FESTIVAL DO JAPÃO: “Sou como um irmão mais velho p... Uma das principais atrações do 15º Festival do Japão, que acontece nesta sexta, sábado e domingo (13, 14 e 15), no Centro de Exposições Imigrantes, o ...
AMAZONAS/JOGOS OLÍMPICOS: Cônsul em Manaus está pr... O cônsul geral do Japão em Manaus, Shuji Goto, esteve no último dia 2 na sede do Comitê Organizador Manaus 2016 para alinhar detalhes visando o melhor...
LITERATURA: Lançamento de ‘Os Japoneses e seus Leg... Acontece na próxima quinta-feira (11), a partir das 19h30, no Centro Brasileiro de Língua Japonesa, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), o lan...
EVENTOS: Ano Novo Chinês – O Grande Ano da S...   Ano Novo Chinês acontece dias 02 e 03 de fevereiro, no bairro da Liberdade (foto: divulgação)   Nos dias 2 e 3 de fevereiro, mai...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *