ESPECIAL/PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: ‘Prêmio é momento de consagração e gratidão’, diz Aurélio Nomura

“São 60 anos ininterruptos. Para nós é motivo de orgulho e uma honra muito grande premiar atletas e dirigentes ao longo de seis décadas. Orgulho em saber que nenhuma outra premiação chegou tão longe. E honra por podermos incentivar e valorizar o trabalho de pessoas que dedicaram e continuam dedicando parte de sua vida para manter viva as tradições japonesas através do esporte”. A frase, dita por Raul Takaki, presidente do jornal Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, responsáveis pela cerimônia de entrega do 60º Prêmio Paulista de Esportes, ilustra bem a importância do evento realizado no último dia 16, na Câmara Municipal de São Paulo.

 

Raul Takaki parabenizou os homenageados: “Prêmio carrega uma tradição de 60 anos”. Foto: Jiro Mochizuki

Raul Takaki parabenizou os homenageados: “Prêmio carrega uma tradição de 60 anos”. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Para alguns, pode parecer uma simples placa, mas podem ter certeza que ela carrega o peso e a tradição de seis décadas”, disse Takaki, lembrando que o Prêmio, idealizado pelo extinto Jornal Paulista – que mais tarde se uniria com outro tradicional jornal da comunidade nipônica, o Diário Nippak, dando origem ao Nikkey Shimbun (em japonês) e Jornal Nippak (em português), tem como objetivo justamente valorizar e incentivar novos talentos nikkeis e reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados.

“Procuramos incentivar a prática de esportes, especialmente aqueles trazidos pelos pioneiros japoneses, pois sabemos o quanto é difícil a vida de atleta amador no Brasil”, explicou Takaki, que agradeceu o apoio de parceiros como o vereador Aurélio Nomura, da Fundação Kunito Miyasaka e da King.

 

Nomura: “Momento de enaltecer o esporte”. Foto: Jiro Mochizuki

Nomura: “Momento de enaltecer o esporte”. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Paitrocínio” – Foi o quinto ano consecutivo que a maior Casa Legislativa do país abriu suas portas para receber a principal e mais antiga premiação de esportes da comunidade nikkei. E se depender do líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal, o vereador Aurélio Nomura, essa parceria será ainda mais duradoura. “Queremos que o Prêmio se perpetue e a Câmara Muncipal sempre possa estar com as portas abertas para receber todas as pessoas ligadas ao esporte, sejam elas dirigentes, associações e atletas, e, principalmente, os familiares, que apoiam e investem não só às vésperas de competições mas também no dia a dia. Sabemos que no Brasil, infelizmente, um ou outro esporte à autossuficiente. Na grande maioria dos casos, o que predomina é o famoso ‘paitrocínio’ e o sacrifício da família”, justificou Nomura, acrescentando que “o Prêmio Paulista de Esportes representa um momento de consagração e de gratidão a todos que se dedicam ao esporte”. “Mas também é um momento de enaltecer o esporte na vida de todos”, explicou Nomura, afirmando que “é de suma importância manter essa tradição”.

“O Prêmio Paulista de Esportes, na verdade, vai de encontro com a história da imigração japonesa. Como todos sabem os imigrantes trabalharam de sol a sol para chegar onde chegamos, deixando, inclusive, um legado riquíssmo de honestidade e trabalho. Mas por vários motivos esses imigrantes também se esforçaram para que seus filhos pudessem praticar esportes, seja para ampliar os relacionamentos – já que os nikkeis eram muito tímidos e usavam o esporte para ganharem autoconfiança – seja para forjar o caráter da pessoa”, conta o parlamentar, que destaca ainda o esporte como meio para manter a saúde. “Naquela época, em caso de doença, poucas famílias tinham condições e acesso a médicos. Por isso era importante manter o corpo sadio para enfrentar os desafios do dia a dia”, justificou Nomura.

 

Raul Takaki foi homenageado pelo vereador Aurélio Nomura. Foto: Aldo Shiguti

Raul Takaki foi homenageado pelo vereador Aurélio Nomura. Foto: Aldo Shiguti

 

O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) parabenizou os organizadores pela iniciativa e também lembrou a relação da prática de esportes na comunidade nipo-brasileira com a história da imigração japonesa. “Desde a chegada dos primeiros imigrantes, há 108 anos, a comunidade tem se dedicado a atividades culturais e esportivas. E o esporte, inclusive aqueles trazidos pelos pioneiros, como o judô e o beisebol, tem se mostrado uma ferramenta fundamental para a nossa juventude”, observou Ihoshi, acrescentando que, “ao longo destes anos, os dirigentes e associações contribuíram para a formação dos jovens disseminando valores, sobretudo valores que o esporte ensina como disciplina, preservação e dedicação”.

 

O “sempre deputado” Hatiro Shimomoto. Foto: Jiro Mochizuki

O “sempre deputado” Hatiro Shimomoto. Foto: Jiro Mochizuki

 

Kanreki – Com um português surpreendente, inclusive com um “leve sotaque nordestino” – influência de sua passagem de dois anos e cinco meses pelo Nordeste – a cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi lembrou que “o 60º anivesário é uma data muito importante para os japoneses, o Kanreki, que representa um ciclo de vida”. Segundo ela, a chegada dos 60 anos é associada a “aposentadoria”. “Mas hoje em dia são realizadas cada vez mais atividades com a ajuda do esporte”, tranquilizou a diplomata, destacando que, além de importante para a saúde, o esporte ajuda a superar barreiras, como o idioma.

Como exemplo, ela citou o judô, que teve seu berço no Japão e tem nos brasileiros fortes candidatos a conquista de medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Sekiguchi finalizou seu discurso esperançosa que “daqui a quatro anos possamos nos rever em Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos Paralímpicos de 2020, para prestigiarmos a grande festa do esporte”.

 

A cônsul Hitomi Sekiguchi: “Data importante para os japoneses”. Foto: Aldo Shiguti

A cônsul Hitomi Sekiguchi: “Data importante para os japoneses”. Foto: Aldo Shiguti

 

O “sempre deputado” Hatiro Shimomoto também parabenizou os homenageados lembrando que também praticava esportes – inicialmente o sumô e depois o ciclismo, passando pelo judô e a natação. Disse que atualmente é o presidente de honra da Confederação Brasileira de Sumô e que teve o “prazer de comprar o estandarte do sumô feminino”, entregue de forma transitória para a equipe campeã. “Vou continuar apoiando o esporte porque faz parte da vida do homem praticar esportes”, disse.

Discursando em nome dos homenageados, Roberto Mitio Harada também destacou a importância dos esportes e afirmou que, em Campo Grande (MS), onde reside, luta para tentar inserir a prática esportiva na grade curricular das escolas da rede pública de ensino.

 

Foto: Jiro Mochizuki

Foto: Jiro Mochizuki

 

Presenças – A cerimônia de entrega do 60º Prêmio Paulista de Esportes, uma realização conjunta dos jornais Nikkey Shimbun e jornal Nippak, conta com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e King e apoio do vereador Aurélio Nomura (PSDB).

 

Como de costume, Auditório da Câmara Municipal ficou lotado. Foto: Aldo Shiguti

Como de costume, Auditório da Câmara Municipal ficou lotado. Foto: Aldo Shiguti

 

04Compuseram a Mesa de Trabalhos o presidente da Editora Jornalística União Nikkei (que edita o Nikkey Shimbun e jornal Nippak), Raul Takaki, o vereador Aurélio Nomura; a cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; Yusuke Nakatomi (do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo); Osamu Matsuo (representando a Fundação Kunito Miyasaka e o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social); o presidente do Kenren, Yasuo Yamada; o presidente do Enkyo, Yoshiharu Kikuchi; o ex-Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito; o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), o sempre deputado Hatiro Shimomoto e o vereador George Hato (PMDB), além de representantes de associações, federações e confederações esportivas.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    00

     

    Related Post

    CAMPOS DO JORDÃO: 46ª Festa da Cerejeira em Flor c...   A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) – que mantém o Recanto de Repouso Sakura Home –  e o Clube Cultural e Recreativo Cereja,...
    POLÍTICA: ‘A política nacional precisa ser moraliz... O deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR) esteve presente na votação onde foi aprovada a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Dos ...
    SILVIA IN TOKYO: AS NACIONALIDADES PREFERIDAS PARA... Ingleses, americanos e italianos: o que eles têm em comum? São as nacionalidades de homens com quem as japonesas gostariam de se casar. Já os homens...
    COMUNIDADE: Organizadores comemoram sucesso da 38ª... Realizada no último dia 31, a 38ª Festa da Azaléia do Yassuragui Home/ Akebono Home reuniu um grande público na sede da entidade, em Guarulhos (SP). “...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *