ESPETÁCULO: 46º Festival de Danças Folclóricas Internacionais acontece neste fim de semana no Bunkyo

Acontece neste fim de semana (23 e 24), no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo, o 46º Festival de Danças Folclóricas Internacionais. Com o lema “Um sonho de harmonia entre os povos”, o evento deve reunir 37 grupos de danças folclóricas, representando 25 países/povos/nações, totalizando trazem mais de 800 dançarinos e 100 músicos que apresentarão um pouco de seu respectivo folclore. No sábado, a programação tem início às 16h e no domingo, às 15h.

 

46º Festival de Danças Folclóricas Internacionais reúne 25 comunidades neste fim de semana no Bunkyo. Foto: divulgação

 

Nesta edição, participam as comunidades da Alemanha, Armênia, Áustria, Bolívia, Chile, Coreia, Croácia, Escócia, Espanha, Grécia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Paraguai, Peru, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Síria, Suíça, Taiwan e Ucrânia.

O Japão estará representado pelos grupos de dança Jya Odori, Awaodori Represa – que se apresentam no sábado – e o grupo de taiko Requios Gueinou Doukoukai, da professora Hatsue Omine – que sobe ao palco no domingo.

 

O grupo de taiko Requios Gueinou Doukoukai é uma das atrações do evento que acontece no Bunkyo. Foto: Aldo Shiguti

 

 

Um atrativo imperdível do Festival são as barracas de gastronomia – que podem ser conferidas nos intervalos das apresentações – e reúnem as delícias típicas das comunidades de imigrantes. E também contam com diversos produtos e artesanato que nem sempre são encontrados no comércio de São Paulo. Os preços são variados, a partir de R$ 10.

 

Grupos vão apresentar folclore de seus respectivos países. Foto: Aldo Shiguti

 

História do Festival – Realizado pela primeira vez em setembro de 1972, o então Festival de Folclore Internacional foi coordenado pela Comissão dos Festejos da Colônia Japonesa em Homenagem ao Sesquicentenário da Independência do Brasil.

O evento contou com a participação de 11 grupos, representando 11 comunidades de imigrantes: Portugal Alemanha, Coreia, Polônia, Áustria, Ucrânia, Formosa, Lituânia, Japão, Hungria e Brasil. Além dos grupos de danças folclóricas e de canto coral, houve participação de conjuntos musicais que executaram um repertório popular tradicional e folclórico.

 

Público poderá fazer uma viagem gastronômica. Foto: divulgação

 

Em razão do sucesso alcançado, o Festival passou a integrar o calendário anual da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, que continua coordenando, juntamente com representantes de outras comunidades imigrantes, a realização do atual Festival de Danças Folclóricas Internacionais.

 

46º Festival de Danças Folclóricas Internacionais – Um sonho de harmonia entre os povos

Quando: Dias 23 e 24 (sábado, às 16h – domingo, às 15h)

Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP, próximo à estação São Joaquim do metrô)

Contribuição: R$ 20,00 (já disponíveis na Secretaria do Bunkyo)

Estacionamento (terceirizado): Rua Galvão Bueno, 540

Informações: (11) 3208-1755. ou www.bunkyo.org.br

 

 

PROGRAMAÇÃO*

 

DIA 23 (SÁBADO)

Grupo Arouca São Paulo (Portugal)

Colégio Benjamin Constant (Alemanha)

Escola São Confúcio (Taiwan)

Mabruk! (Síria)

Experienta Romênia (Romênia)

Pedilea (Grécia)

Lembranza e Agarimo (Espanha)

Jya Odori (Japão)

Tanzfreunde (Alemanha)

Zrínyi (Hungria)

Enzian (Suíça)

Troyka (Rússia)

Alma Guarani (Paraguai)

Kyiv (Ucrânia)

Nemunas (Lituânia)

Tinkus San Simon (Bolívia)

Awaodori (Japão)

Apolo (Grécia)

Brasil Caledonia (Escócia)

 

 

DIA 24 (DOMINGO)

Chile Lindo (Chile)

Chaverin (Israel)

Colégio Porto Seguro (Alemanha)

Qhantati Uri (Peru)

Pantlika (Hungria)

Kantuta (Bolívia)

Casa dos Açores (Portugal)

Volga (Rússia)

Jadran (Croácia)

Assoc. Bras. de Dança Coreana (Coreia)

Kilikia (Armênia)

Nostra Itália (Itália)

Rambynas (Lituânia)

Slávia Pramen (Rep. Tcheca)

Tirol (Áustria)

Requios (Japão)

Edelweiss (Alemanha)

Zorbás (Grécia)

Kyiv (Ucrânia)

 

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

 

 

 

Related Post

EXPOSIÇÃO: Sebastião Salgado – Perfume de so... Quando o então economista Sebastião Salgado cursava pós-graduação em Paris e sua tese versava sobre questões ligadas ao café, ainda antes de terminá-l...
120 ANOS DE AMIZADE: Câmara Municipal de SP celebr... O Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco, no último dia 10, de uma das cerimônias mais concorridas organizadas pela comunidade nipo-br...
SILVIA IN TOKYO: BRASILEIRO DEDICA ENKA ÀS DUAS MÃ... Com dois dias de vida, Eduardo foi separado da mãe biológica para ser criado pela nikkei Natsue. Cresceu ouvindo enka e diz ter orgulho de transformar...
SÃO MIGUEL ARCANJO: Deputada federal Keiko Ota des... A deputada federal Keiko Ota(PSB/SP) visitou o município de São Miguel Arcanjo(SP) no último dia 5 para participar da inauguração do pronto-atendiment...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *