ESPETÁCULO: Apresentação de Yuko Maki no Brasil lota auditório do Bunkyo e contagia público

Foi realmente um sucesso o show beneficente, comemorativo aos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, apresentado pela cantora Yuko Maki, trazida pelo Instituto NAK do Brasil (INB), presidido por Yoshimi Kitagawa. “Estávamos no Japão, em um evento de um shibu da NAK, em Okinawa, quando a conhecemos pessoalmente. Vendo a apresentação dela, logo tornei-me sua fã. E quando conversamos, contou-nos que gostaria muito de vir ao Brasil! A afirmação dela pegou-nos de surpresa”, revelou a presidente do INB. “Como sabíamos que não dependeria apenas da vontade dela, ligamos ao Brasil para consultar nosso pessoal do INB que recebeu a notícia com satisfação e nos deu, de imediato, a resposta de que cuidariam, sim, da organização do show”. E prosseguiu. “Daí, fomos atrás de patrocínios a fim de viabilizarmos a vinda dela, o que, graças a muitos empresários amigos que temos, principalmente da parte do sr Fumio Horii, do Paradise Resort (Mogi das Cruzes), que inclusive a hospedou, conseguimos realizar o sonho da própria cantora. Em seguida formalizamos nossa intenção ao presidente da matriz NAK, Masao Takemoto, que também nos apoiou plenamente”, concluiu Yoshimi, orgulhosa e com semblante de missão cumprida.

 

Cantora se apresentou pela primeira vez no Brasil (Foto: Silvio Sano)

Cantora se apresentou pela primeira vez no Brasil (Foto: Silvio Sano)

 

O show foi realizado em duas sessões (12h e 16h), no dia 23 de agosto, no auditório principal do Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), sendo que na primeira, a lotação de 1.145 pessoas foi totalmente ocupada e na segunda, apenas parte do mezanino ficou vazia. Pleno sucesso, tendo em vista não se tratar de cantora top, mas cujas músicas de sucesso, como Aiwo arigatou, Bibai no kaze, Ame no shianbashi, Osaka mambo e Sake to bara, são muito cantadas nos concursos de karaokês.

 

Show foi realizado no Bunkyo (Foto: Silvio Sano)

Show foi realizado no Bunkyo (Foto: Silvio Sano)

 

Quem as conhece logo percebe as diferenças de estilos. “Sempre fui fã incondicional da antológica cantora Hibari Misora que era muito versátil e cantava até em vários estilos de voz ”, justificou, Maki, durante o show. “Se precisava fazer voz de criança, fazia; se fosse a uma voz masculina, também o fazia; ela se transformava a cada música. Cheguei até a sonhar que, um dia, cantaria ao lado dela em um palco. Infelizmente não me foi possível”, concluiu. E Maki não apenas mostrou mesma versatilidade como ainda homenageou sua ídolo com um pout pourrit de músicas dela, descendo do palco e cantando junto ao público e o cumprimentando, para o delírio de todos.

 

Comissão Organizadora (Foto: Silvio Sano)

Comissão Organizadora (Foto: Silvio Sano)

 

“A Maki Yuko não é só ótima como cantora, é também muito simpática! Deveria vir mais vezes ao Brasil”, afirmou uma senhora logo após ser cumprimentada pela cantora. “E foi muito simpática também fora daqui… desde o aeroporto quando fomos recepciona-la, como também no almoço que oferecemos a ela”, complementou, também com entusiasmo, uma das componentes da comissão organizadora, Kleuza Kazue. “Venderam todos os CDs dela. Não há mais para a segunda sessão”, afirmou, admirada, Tereza Kato, também membro da comissão e conhecida professora de canto.

 

Kitagawa com Fumio Horii e Hatiro Shimomoto (Foto: Silvio Sano)

Kitagawa com Fumio Horii e Hatiro Shimomoto (Foto: Silvio Sano)

 

Na segunda sessão a cantora foi homenageada pela Assembléia Legislativa (dep. Jooji Hato) Câmara de Vereadores (ver. Aurélio Nomura), Assistência Social Dom José Gaspar (presid. Sonoko Yoshiyasu) e Beneficência Nipo-brasileira Enkyô (Yoshiharu Kikuchi).

O intervalo do show, para troca de vestuário da cantora, foi ocupado por dançarinos da Escola Fujimaryu Nihon Buyo que fizeram apresentações muito aplaudidas.

 

 

 

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nippak)

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

    Related Post

    TEATRO YUMEHINA, O TEATRO DE BONECOS DE MICHIKA II... Exclusivo teatro de bonecos de Michika Iida, única sucessora do mestre Hoichi Okamoto, em duas apresentações especiais   Única sucessora no m...
    NESTE DOMINGO: 1º DESAFIO CULTURAL KYUSHU BLOCO AC... Evento promovido pelo Kyushu Bloco, que reúne oito associações brasileiras representantes das províncias japonesas de Fukuoka, Kagoshima, Kumamoto, Mi...
    CRIME: Aluno Mata Professora por “Amor não Corresp...   O estudante Thomas Hiroshi Haraguti (33 anos), confessou ter matado a professora Simone de Lima (27 anos) a facadas dentro da escola na noit...
    BONENKAI: ASSOCIAÇÃO OKINAWA KENJIN DO BRASIL PROM... No último dia 24, a AOKB – Associação Okinawa Kenjin do Brasil realizou o seu bonenkai,  tradicional confraternização nikkei de final de ano, na sua s...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *