ESPETÁCULO: Cia do Sal apresenta espetáculo “MACACOS” pela primeira vez em São Paulo no Instituto Tomie Ohtake

Monólogo vencedor do “Prêmio Diretas Já: Narrativas Urgentes” integrará a programação da mostra “OSSO: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga”. A entrada é gratuita.

 

Clayton Nascimento e o Espetáculo Mamacos. Foto: Azevê

 

A Cia do Sal apresentará o monólogo “MACACOS” pela primeira vez em São Paulo na próxima quinta-feira, dia 6 de julho, a partir das 19h, no instituto Tomie Otahke, localizado na Avenida Faria Lima, 201 – Alto de Pinheiros.. O espetáculo, que aborda o racismo da perspectiva de um homem negro inserido em sua comunidade, fará parte da programação da mostra “Osso: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga”. Idealizado pelo ator Clayton Nascimento, o trabalho já recebeu 8 indicações de Prêmios e chegou ao primeiro lugar no “Prêmio Diretas Já: Narrativas Urgentes” no teatro Amazonas e nas categorias “Melhor Ator” e “Melhor Montagem” no Festival de Esquetes de Cabo Frio.

A narrativa de “MACACOS” se desenvolve a partir do relato de um homem negro em busca de respostas para o racismo que rodeia o seu cotidiano e a história de sua comunidade. Trata-se de um fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que remetem à história do Brasil e a história de  artistas negros como Elza Soares, Machado de Assis e Bessie Smith, além de estatísticas atuais sobre o encarceramento e execução de jovens negros no país.

“MACACOS” é sempre adaptada para agregar o contexto de cada local onde é apresentada, como forma de torná-la viva e em constante elaboração. Para a apresentação no Instituto Tomie Ohtake, será apresentado um fragmento do espetáculo que irá contextualizar o Rio de Janeiro, cidade onde Rafael Braga foi preso, com um capítulo inédito sobre este caso, criado especialemente para a ocasião.

 

Cia do Sal – A Cia do Sal é um grupo formado por artistas-amigos que se conhecem há 10 anos e que valorizam em suas criações artísticas o empoderamento político-social, bem como a participação do público para a construção de suas obras. O repertório da Cia do Sal discute temas de urgência como, o racismo e o genocídio negro no Brasil, procurando sempre afinar o seu discurso horizontalmente, muitas vezes optando por convidar artistas, parceiros ou aprendizes para atuar junto aos membros com formação em Teatro, Dança, Iluminação e Direção Cênica.

 

 

Serviço

Cia do Sal apresenta “MACACOS” no Instituto Tomie Ohtake durante  mostra “Osso: Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga”

Data: 6 de julho

Horário: a partir das 19h

Local: Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av. Faria Lima, 201, Alto de Pinheiros, SP.

Entrada gratuita.

Related Post

BAIRRO ORIENTAL: 38º Tanabata Matsuri terá ‘Univer... Com expectativa de receber um público estimado em cerca de 150 mil pessoas, a Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – realiza neste f...
NESTE DOMINGO: KODOMO-NO-SONO REALIZA 16º BOI NO R... A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono realizará neste domingo, 9, das 11 às 15 horas, em sua sede, em Itaquera, a 16ª edição do Boi no Rolete. ...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
LÍNGUA JAPONESA: Aliança Cultural Brasil-Japão ini... Considerada a maior escola de artes e língua japonesa da América Latina, a Aliança Cultural Brasil-Japão inicia o ano letivo no próximo dia 17 com nov...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *