ESPETÁCULO: ‘En’ reúne apresentações tradicionais e modernas no próximo dia 30 no Teatro Fecap em São Paulo

O Instituto Enlaço promove no próximo dia 30, no Teatro Fecap, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o espetáculo “En – laços de amizade”, com a participação dos grupos Grupo Min, Awa Odori, Takaryu Hananokai, Niseta Hozonkai, Nihon Acústico, Ichi Hanno, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e artistas como Tamie Kitahara, que prometem mesclar números tradicionais e contemporâneos.

 

Coreografia do Ryukyu Koku Matsuri Daiko durante apresentação no Okinawa Festival. arquivo/Aldo Shiguti

Coreografia do Ryukyu Koku Matsuri Daiko durante apresentação no Okinawa Festival. arquivo/Aldo Shiguti

 

Segundo Eliane Mizumoto, organizadora do espetáculo, “Laços de Amizade” é uma continuação de “Laços de Destino”, espetáculo apresentado em agosto do ano passado no mesmo Teatro Fecap. Se em 2015 a ideia foi apresentar conceitos como respeito, honra e gratidão aos ancestrais – costumes típicos dos japoneses, perpetuados até hoje através das gerações – este ano a proposta é celebrar o encontro entre Brasil e Japão, manifestando assim a gratidão às terras brasileiras por terem acolhido os antepassados japoneses e, celebrar as belezas que surgem deste encontro entre duas culturas.

 

Grupo Min

Grupo Min

 

“A ideia é fazer essa ponte mesmo”, explica Eliane, uma paulista de nascimento – é natural de Assis – mas que morou muitos anos em Curitiba. Segundo ela, a busca pela raízes – ou a descoberta dela – é uma fixação da própria equipe do instituto, formado por jovens na faixa etária dos 30 anos. “O Enlaço surgiu por esse motivo, de nos reconhecermos como nipo-brasileiros”, conta Eliane, lembrando que “tivemos uma infância bem focada na cultura japonesa”. “Fizemos nihongaku mas depois acabamos nos distanciando naturalmente. Com o passar do tempo, porém, sentimos a necessidade de resgatarmos nossas raízes”, destaca Eliane, acrescentando que “foi assim que surgiu o primeiro espetáculo, em 2014, quando ainda morava na capital paranaense.

 

Grupo Awa Odori também estará presente no evento

Grupo Awa Odori também estará presente no evento. Arquivo/Aldo Shiguti

 

Quando se mudou para São Paulo, em 2015, trouxe junto a ideia do projeto. Apesar de levar o mesmo nome – os “laços” são intercalados –, Eliane explica que os artistas que se apresentam em Curitiba e São Paulo são diferentes. “Por ter morado muitos anos em Curitiba, ainda guardo muitas referências de lá, onde temos parceria com o Nikkei Curitiba [Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba], mas a proposta é valorizar a rede de artistas locais”, diz Eliane, uma Administradora por formação mas com fortes raízes na dança. “A proposta é disseminar a cultura japonesa dando espaço para os mais jovens. Temos artistas em grupos de dança e músicas tradicionais mas que acabam se apresentando sempre no mesmo local. A ideia é fazer uma diagonal entre a comunidade e o público não descendentes”, diz Eliane, acrescentando que os três espetáculos anteriores – dois em Curitiba e um em São Paulo – tiveram casa cheia.

 

Tamie Kitahara promete encantar o público. Divulgação

Tamie Kitahara promete encantar o público. Divulgação

 

Beneficente – Segundo ela, este ano, a noite será celebrada com um grande movimento de doação. Os ingressos serão gratuitos e os convites poderão ser retirados com uma hora de antcedência na bilheteria do Teatro Fecap.

Para isto, os organizadores solicitam a doação de um quilo de alimento (arroz, feijão, arroz japonês, macarrão) ou um produto de limpeza (sabão em pó, sabão em barra, limpadores multiuso), que serão entregues ao Templo Busshinji, que direcionará para as instituições filantrópicas nipo-brasileiras.

“São instituições que promovem o bem estar e acolhem idosos descendentes e não-descendentes”, explica. Desta forma, o Instituto Enlaços acredita contribuir para fortalecer os laços de amizade dentro e fora da comunidade nipo-brasileira.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    En – laços de amizade

    Quando: 30 de abril (sábado)

    Onde: Teatro Fecap (Av. Liberdade, 532 – próximo à estação Liberdade do metrô)

    Horário: Espetáculo às 19 h. Os ingressos devem ser retirados às 18 horas

    Para saber mais:

    https://www.facebook.com/en.lacos.do.destino

    Telefone: 11/94499.8380

     

     

     

     

    Related Post

    SAKURA MATSURI: 20º Sakura Matsuri terá ônibus par... A Comissão Organizadora do 20º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos –, que acontece nos dias 2 e 3 de julho, das 8 às 17 horas, no Centro ...
    MÚSICA: Débora Iha une moda e música com tradição... No final do ano passado, Débora Iha viajou à Ilha de Okinawa para se apresentar no programa Shinshu Shima No Uta com cantores de lá, que uniu música, ...
    O ESPÍRITO DO BUDÔ: Fundação Japão promove mostra ... A Fundação Japão promove, até o dia 21 de junho, a exposição O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão, na Cinemateca Brasileira. In...
    SAA HAJIMEYOU: COMISSÃO ORGANIZADORA PRESTA CONTAS... A Comissão Organizadora da segunda edição do Saa Hajimeyou, realizado no último dia 12, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *