ESPETÁCULO: Fukuda Cello Ensemble se apresenta no Masp neste domingo

Um dos grupos de formação do Instituto Fukuda, a Fukuda Cello Ensemble (FCE) apresenta neste domingo (28), às 11 horas, concerto no Auditório Masp Unilever, com entrada franca. No concerto, a FCE apresenta um programa com obras arranjadas para orquestra de violoncelos bem como originais para a formação – assinadas por Beethoven, Mahler, Dvořák, Bizet, Fauré e David Popper.

Criada em 2006 pelo violoncelista Ricardo Fukuda, a partir do desejo de sua classe de alunos de tocar e se apresentar em grupo, a FCE transita livremente entre o erudito e o popular, explorando as possibilidades técnicas, a ampla tessitura e os timbres do instrumento. O objetivo é o de ampliação e desenvolvimento da percepção da prática de conjunto.

 

Criada em 2006 pelo violoncelista Ricardo Fukuda, FCE é formada por alunos do Instituto Fukuda. Foto: Fabio Luiz.

Criada em 2006 pelo violoncelista Ricardo Fukuda, FCE é formada por alunos do Instituto Fukuda. Foto: Fabio Luiz.

 

Formada pelos alunos de violoncelo do Insituto Fukuda: Patrícia Vanuci, Thaís Duarte, Diego Mesquita, Christy Choi, Violaine Mazel, Abner Borges, Tábata Lima, Diego Alves, Sabrina Landim, Thiago Cordeiro, Elton Araújo e Samuel Oliveira. A FCE tem uma proposta jovem e dinâmica.

Em sua trajetória a orquestra teve como maestro Sueldo Francisco e como solistas os violoncelistas Mauro Brucoli, Gabriel Martins (USA), Alec Fukuda, Jean Williams e Sandra Felix. Ricardo Fukuda também atua como maestro preparador e como orientador da orquestra.O repertório da Fukuda Cello Ensemble é bastante variado, composto por obras originais e por arranjos escritos para a formação.

Destacam-se obras de J. S. Bach, Beethoven, Mozart, Michel Corrette, Warlock, Saint-Saëns, Haydn, Boccherini, Popper, Arvo Pärt, Penderecki, Piazzolla, Tchaikovsky e vários outros. Dentre os compositores brasileiros, destaque para obras de Villa-Lobos e Villani-Côrtes, Roberto Victorio e Said Bonduki. O repertório tem ainda composições da música popular, de compositores como Joe Hisaishi e bandas como Beatles e Apocalyptica.

 

FCE transita livremente entre o erudito e o popular. Foto: Lilian Knobel.

FCE transita livremente entre o erudito e o popular. Foto: Lilian Knobel.

 

Grupos  – O Instituto Fukuda surgiu em 2008, do desejo de formalização e amplificação dos horizontes do ensino de instrumentos de cordas, através de Marcos, Ricardo e Márcia Fukuda. Com raízes na Escola Fukuda – fundada há mais de quarenta anos por Yoshitame Fukuda – muitos de seus alunos ocupam atualmente cargos em orquestras e universidades no Brasil e no exterior.

Sob a direção geral de Denise Fukuda, direção artística de Ricardo Fukuda e coordenação pedagógica de Violaine Mazel, o Instituto objetiva oferecer um ensino de qualidade e difundir a cultura musical através de cursos, palestras, workshops e concertos.

O Instituto Fukuda oferece cursos regulares de violino, viola, violoncelo, piano, musicalização infantil, música de câmara, música coral e ainda de teoria musical e história da música. Seus alunos participam de três grupos de formação, a Orquestra Infantil Kodomô, a Orquestra do Instituto Fukuda e o Fukuda Cello Ensemble.

 

 

FUKUDA CELLO ENSEMBLE

Quando: Dia 28 de agosto, domingo, às 11 horas

Onde: Auditório Masp Unilever (Av. Paulista 1578, Bela Vista)

Ingressos:

ENTRADA FRANCA

Os ingressos devem ser retirados no dia do evento, uma hora antes do espetáculo

Nº de lugares: 374

Duração: 60 minutos

Informações pelo telefones: 11/3266-3645 e 3266-3569

Related Post

KARAOKÊ: 28º Karaokê Taika Bunka de Santo André re...   Assim como no concurso da Acrec, no 28º Karaokê Taikai Bunka de Santo André também teve a participação de muitas crianças. Trinta e três no ...
1º ENBUKAI – KARATE DO KOBUDO O 1º Enbukai de Okinawa Karate-do e Kobudo, realizado pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil. O evento tem como objetivo divulgar e preservar a t...
ELEIÇÕES 2012: Prefeito eleito de Janaúba, Yuji Ya...   Você, provavelmente, ainda não deve ter ouvido falar de Janaúba. Segunda maior cidade do norte de Minas Gerais (distante 132 km de Montes Cl...
FUTEBOL: Itú sedia o 4º Torneio Internacional de F... A quarta edição do Torneio Internacional de Futebol Brasil Japão de 2015 acontece de 24 à 31 de março, no Estádio Noveli Junior, na cidade de Itú, no ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *