ESPETÁCULO: Fundação Japão revela o universo do Biwa em apresentação única

Akiko Sakurai (foto: divulgação)

Akiko Sakurai (foto: divulgação)

A Fundação Japão em São Paulo (FJSP) promove neste sábado (17), a partir das 19h, o Encontro Musical com Akiko Sakurai – narrativas e sonoridades do Biwa. Nomeada Enviada Especial da Cultura Japonesa pela Agência da Cultura do governo do Japão, Akiko Sakurai está no país para seguir sua missão de desenvolver atividades culturais em torno do instrumento musical Biwa para divulgação da cultura japonesa. O evento integra as comemorações dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil.

A apresentação reunirá uma narrativa do Conto dos Heike (Heike Monogatari), canções do Japão e peças originais. Na primeira parte, será narrada a história de uma batalha que aconteceu de fato no Japão, há cerca de 800 anos, ambientando os espectadores na espiritualidade típica do Japão, que encontra a beleza até mesmo a partir de derrota e destruição.

 

Shen Ribeiro (foto: divulgação)

Shen Ribeiro (foto: divulgação)

“O Biwa tem sua origem num instrumento conhecido como oud, na antiga Pérsia, e chegou ao Japão há aproximadamente 1300 anos pelos vizinhos China e Coreia. Este instrumento tem forte referência religiosa e espiritual, além do aspecto musical, presente por exemplo na oração pela divindidade do fogo da cozinha ou no canto para confortar a alma dos falecidos”, revela a professora Akiko.

Segundo ela, a partir desta fusão de referências religiosas e espirituais ao aspecto musical, o instrumento é reconhecido como intérprete da beleza da sensibilidade, inerente aos japoneses.

 

Biwa (foto: divulgação)

Biwa (foto: divulgação)

A apresentação contará com a participação especial do músico Shen Kyomei, ao som do shakuhachi. Shen, que é especialista nesta flauta japonesa, é membro e mestre oficial da Associação Chikumeisha do Japão.

O evento terá entrada gratuita, com ingressos distribuídos no local a partir das 18h. Serão dois ingressos por pessoa, por ordem de chegada. O Espaço Cachuera! está localizado na Rua Monte Alegre, 1094, Perdizes.

 

 

 

Encontro Musical com Akiko Sakurai – narrativas e sonoridades do Biwa

Quando: Sábado (17 de janeiro), às 19h

Onde: Espaço Cachuera! (Rua Monte Alegre, 1094, Perdizes)

Capacidade: 100 pessoas

Classificação: livre

Telefone: 11/3872-8113

Entrada gratuita: Ingressos serão distribuídos no local, a partir das 18h.

Serão dois ingressos por pessoa, por ordem de chegada

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
EXPOSIÇÃO: Palácio dos Bandeirantes destaca a arte...   Público poderá conhecer quimonos luxuosos e gravuras do século 19; entrada é gratuita Acervo MHIJB   A partir desta terça-fei...
RIO DE JANEIRO: Noite do Japão lotou a Rio Nikkei Durante a Noite do Japão, em 5 de março de 2016 com entrada franca, mais de 700 participantes lotaram a sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro, n...
CERÂMICA: Abertura da mostra permanente da arte de... Acontece neste domingo (17), às 14h30, no Ateliê Terra Bela, em Cotia (SP), a abertura da Mostra Permanente de Shoko Suzuki. Coordenada pela também ce...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *