ESPETÁCULO: Grupo de Dança Contemporânea Coreana se apresenta em São Paulo

Modern Table realiza wokshops e apresenta o espetáculo gratuito Darkness Poomba no Centro Cultural São Paulo

 

O Centro Cultural Coreano no Brasil, através de seu diretor Sei Young Lee, traz o grupo de dança contemporânea Modern Table para apresentar a turnê Darkness Poomba no próximo dia 10, às 19h, no Centro Cultural São Paulo.

 

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

É a quarta vez que o Modern Table vem ao Brasil. Nas turnês anteriores, o grupo passou por Brasília, Recife, São José do Rio Preto, Natal e Goiânia. Dessa vez, os dançarinos apresentarão o espetáculo e ministrarão workshops em São Paulo gratuitamente.

Composto por 11 artistas, entre dançarinos, cantor e músicos, o Modern Table divulga a dança contemporânea coreana pelo mundo através de espetáculos como ‘Risos’ e ‘Terremoto’ que integram seu repertório e foram apresentados em novembro na Colômbia e Bolívia, fortalecendo o intercâmbio entre os países sul-americanos.

 

271308_563897_0180_layzavasconcelos_8707_web_

(Foto: divulgação)

Darkness Poomba é um espetáculo que reinterpreta a melodia tradicional do Poomba, estilo de arte dos moradores de rua que fazem pequenas performances artísticas. Nessa apresentação, os dançarinos se unem em uma única performance que conecta sonoridades modernas e movimentos poderosos. Esses elementos atribuem ao espetáculo uma imagem passional, sofisticada e agressiva, tendo como foco a constante movimentação em um rápido progresso de ritmo e música.

Durante o show, o palco se enche de movimentos acelerados dos dançarinos sem um cenário especial, ao som de guitarra, baixo e bateria. No momento do clímax, o palco e o público se fundem e os artistas descem do palco para interagir com as pessoas através da música e de uma performance comunicativa que usa o teatro e transforma o público em parte do espetáculo.

 

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

O ESPETÁCULO DARKNESS POOMBA

Darkness Poomba é a obra mais conhecida do coreógrafo Jae Duk Kim. Produzida quando tinha 24 anos, em 2016 completará 10 anos. Ao longo desse tempo a obra tem passado por experimentos e evoluções. A bandeja de refeição, usada na versão inicial, era um objeto um tanto explícito para representar ‘o ato de mendigar comida’, tema essencial de Poomba. Com o decorrer do tempo, a bandeja foi eliminada e foram introduzidos palitos de aço inox, um fato que possibilitou movimentos mais vigorosos e intuitivos. O uso desses pequenos objetos foi uma tentativa revolucionária, pois os palitos para refeição são inerentes à cultura oriental, mas os palitos feitos de metal são usados somente na Coreia. Com isso, Jae Duk Kim quis mostrar uma característica da Coreia’ com um conceito moderno, sem se fixar no método tradicional, e o palito de metal foi um objeto perfeito à proposta. Em março, o líder do Modern Table desenvolveu o projeto Tension Espacial com Nacional Companhia de Dança Contemporânea da Argentina, apresentado em Buenos Aires e em outras cidades do país.

Realizado pelo Consulado Geral da República da Coréia e pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, Darkness Poomba tem patrocínio do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo e apoio Institucional do Korean Arts Management Service, SESI (Curitiba), Prefeitura de Cultura de São Paulo e Centro Cultural São Paulo.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

SOBRE O MODERN TABLE

O Modern Table é um grupo jovem com origem na Coreia do Sul, que constantemente tenta se conectar com o público por meio de diversos gêneros, através do seu líder, o coreógrafo Jae Duk Kim.

Tendo como centro a dança contemporânea, o grupo tem projetos que misturam diversos estilos, tais como musical, pansori, rock e hip-hop.

Recebendo atenção por parte do público e da crítica dentro e fora do país por seus ideais inovadores e experimentais como um dançarino que canta, e interage com o público, o grupo mostra uma sensibilidade cultural através de técnicas acadêmicas e velocidade, e cria uma imagem própria, ao tratar de temas coreanos fazendo uso de uma linguagem contemporânea. Suas apresentações representativas são: ‘Darkness Poomba’, ‘Jokers Blues‘, ‘Shimcheong guys‘, ‘Awake, ‘Clarker‘, ‘Kick‘, ‘Sinawi‘, ‘Hey Men‘, ‘Sinawi Sanjo, ‘Earthquake‘ e ‘Laugh‘, entre outros.


SERVIÇO

MODERN TABLE ‘DARKNESS POOMBA’ SÃO PAULO

Espetáculo: 10 de dezembro (quinta-feira) às 19h

Local: CCSP (Centro Cultural São Paulo) Sala Adoniran Barbosa (Hall)

Workshop: 8 de dezembro (terça-feira), das 10h30 às 13h

Local: CCSP (Centro Cultural São Paulo) Sala de Ensaio (Hall 1)

Gratuito – Abertura da bilheteria duas horas antes do inicio do espetáculo

Informações: Centro Cultural Coreano no Brasil – 11 2893-1098

 

271308_563901_convite_modern_table_rsvp_web_

 

 

 

Related Post

ANIME: Cinusp apresenta mostra de animações japone...   Dando sequência à bem-sucedida Mostra Anime, realizada em julho e agosto de 2011, o Cinusp Paulo Emílio apresenta, de 20 de julho até 9 de a...
COMUNIDADE: Livro ‘Ikesaki’ desvenda a saga do ‘re... Para comemorar os 50 Anos de atividades de Hirofumi Ikesaki o jornalista Jhony Arai lança o livro “Ikesaki” no dia 11 de dezembro, no imponente Museu ...
FOTOGRAFIA: Nikkeis expõem trabalhos de fotojornal... Momentos marcantes de Campo Grande (MS) e do interior de Mato Grosso do Sul, registrados pelas lentes de 28 fotojornalistas, podem ser apreciados até ...
QUIMONOS: Como parte da programação do 11º Bunka M... QUIMONOS – Como parte da programação do 11º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa do Bunkyo – que teve início no último dia 20, no Pavilhão Jap...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *