ESPETÁCULO: Salvador recebe “1º Kansha In Concert” da Imigração a Integração

Desembarca em Salvador a história da Imigração Japonesa no Brasil, com uma bagagem de peso e com muita emoção, o 1º “Kansha In Concert” que acontece no dia 24 de setembro, às 17h no Teatro da Universidade do Estado da Bahia, no bairro do Cabula, na capital baiana. Para contar a história da Imigração Japonesa no Brasil de forma lúdica e prazerosa os produtores Fábio Toma, Lika Kawano, Angelaisa Toyota e Takashi Tikasawa idealizaram um show musical com clip dos primeiros imigrantes até os dias de hoje. O evento conta com o show dos cantores nikkeis Yasmin Yamashita, Takeshi Nishimura, Takahata Shoji e Angelaisa Toyota, com as participações dos grupos de Taikô Cultural Wadô (Salvador), Ompa Taikô (Barreiras), Grupo Doushindaiko (Juazeiro), o Coral baiano da professora Lika Kawano, grupo de Dança Nihongako de Salvador.

 

Fabio Toma produz Kansha In Consert juntamente com Lika Kawano, Angelaisa Toyota e Takashi Tikasawa. Foto: Luci Judice Yizima.

Fabio Toma produz Kansha In Concert juntamente com Lika Kawano, Angelaisa Toyota e Takashi Tikasawa. Foto: Luci Judice Yizima.

 

Em entrevista ao Jornal Nippak, Fábio Toma destaca a capital baiana além do turismo, como o berço da cultura e da música no Brasil. “Escolhemos Salvador para apresentar em primeira mão o show  “Kansha In Concert”, por uma questão de afinidade e sinergia com a cultura”, afirma. “A cidade respira música popular durante todo ano, com diversas manifestações culturais e a preservação de festas tradicionais folclóricas, nada mais justo do que oferecer um presente aos baianos e a comunidade japonesa que reside na cidade um pouco da tradição e cultura japonesa contada através do show. Quem for não vai se arrepender”, garante Toma.

“Muita  gratidão a todos que aceitaram este desafio, idealizadores e cantores, pois além de admirador sou fã de todos eles.Queremos dividir o legado dos nossos antepassados com um repertório cheio de emoção e gratidão através de canções como ‘Ganpeki no Haha’, ‘Hana Wa Saku’ e ‘Furusato’ com clips produzidos pela Paty Hayashi, com tradução de Manoru Hayashi”, define Toma, acreditando em sua experiência em fazer uma exemplar gestão de pessoas aliado a  gratidão ao público e participantes, seja a boa receita para boas produções, bons eventos  e sua continuidade.

Lika Kawano e Angelaisa Toyota são unânimes em dizer que o espetáculo sempre foi um sonho das duas. “A Angelaisa sempre teve na cabeça a ideia de fazer shows itinerantes, levando a cultura japonesa através da música a vários estados e cidades”, conta. “Quando ela me contou, abracei na hora a ideia, pois a comunidade japonesa de Salvador nunca teve a oportunidade de assistir a um show japonês em um teatro”, destaca Lika.

De acordo com a Kawano, a única oportunidade de apresentar a cultura japonesa é no Festival do Japão de Salvador que acontece anualmente sempre no final de agosto, porém todos os nikkeis estão trabalhando em seus estandes. Segundo ela, é uma oportunidade única para os descendentes nikkeis e também aos brasileiros que admiram a cultura japonesa. “Sinto que os baianos admiram e respeitam muito a nossa cultura, por isso acredito que será um presente para todos nós esse espetáculo, onde através da música será contada a história da Imigração Japonesa até os tempos atuais de integração entre Brasil e Japão”, conclui Lika Kawano que atualmente mora em Salvador.

A proposta dos produtores é mostrar a gratidão “Kansha In Concert” um show musical e artístico que, apresentará a luta dos imigrantes japoneses e seus desafios, mas especialmente a gratidão dos descendentes japoneses ao povo brasileiro que os acolheu e permitiu que formassem as suas famílias no país.

 

LUCI JUDICE YIZIMA

LUCI JUDICE YIZIMA

Jornalista e Fotógrafa
lucijornalismo@hotmail.com
LUCI JUDICE YIZIMA

Últimos posts por LUCI JUDICE YIZIMA (exibir todos)

     

     

    Serviço

    1º Kansha In Concert

    Quando: 24 de setembro

    Onde: Teatro da Universidade do Estado da Bahia – Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador – BA

    Horário: 17h

    Ingresso: R$ 20,00

    Informações: (71) 98841-1092

     

    kansha-concert-salvador

     

    Related Post

    CIDADES/ARTUR NOGUEIRA: Toyota investe em nova fáb... A Toyota Industries Corporation (TICO) anunciou a construção de sua primeira fábrica de empilhadeiras no Brasil na cidade de Artur Nogueira (SP). O in...
    TRADIÇÃO: 36ª edição da Festa das Cerejeiras atrai...   Realizada pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil nos dias 3 e 4, a 36ª Festa das Cerejeiras em Flor levou cerca de 40 mil pessoas ao Parque ...
    PROMISSÃO: Aniversário da morte de Shuhei Uetsuka,...   O prefeito de Promissão, Hamilton Luiz Foz, deposita coroa de flores no túmulo de Shuhei Uetsuka, no cemitério local, no dia 6 de julho,...
    ENTRETENIMENTO: 11º Anime Friends espera receber m...   Chega a sua 11ª edição, o maior evento de cultura pop e entretenimento da América Latina, o Anime Friends. Com mais de 100 atrações, durante...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *