ESPETÁCULO: São Paulo recebe Grupo Waon com espetáculo Nikkura – Uma viagem ao Japão erudito

 

Os músicos que estarão na cidade receberam, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de música erudita pelo Edital 2013 do SESI São Paulo

 

O espetáculo Nikkura – Uma Viagem ao Japão Erudito em turnê, em outubro, chega a São Paulo em 6 de outubro, depois de passar pelas cidades de São José do Rio Preto e Birigui. A apresentação acontece às 12h, no Centro Cultural FIESP.

Nikkura – abreviação de Nihon Kurashikku (Clássico Japonês) – traz os vários gêneros clássicos japoneses dos séculos XIII a XX, revelando ao público um pouco sobre a música clássica do Japão, que dos feudos ao desenvolvimento mercantil, até a abertura de seus portos ao mundo, passou por várias fases, recebendo a influência da musica ocidental. Os gêneros Honkyoku, Soukyoku, Jiuta, Hauta, Nagauta, Shouka e Minyo serão narrados em suas características musicais e históricas, ao som dos instrumentos tradicionais japoneses.

Nesta verdadeira viagem ao tempo, o Grupo Waon situará cada gênero à sua história, apresentando curiosidades e características de cada uma delas, desmistificando a música japonesa. No repertório das apresentações constam obras como Akatombo (1927) de Kosaku Yamada, Rokudan (1685), Genroku Hanamiodori (1878), entre outras.

 

Grupo Waon (foto: divulgação)

 

Para esta turnê, o grupo traz em sua formação Tamie Kitahara, no Koto e Shamisen; Hiroshi Fuchigami, no Shakuhachi; Roberto Kamakura, no piano; Mitsue Iwamoto, no Taiko e canto; e Setsuo Kinoshita, nas flautas e Taiko. Em São Paulo, ainda, haverá a participação especial do Wadaiko Sho e do grupo de Nagauta Wanokai.

A apresentação é gratuita, com uma hora e quinze de duração e classificação livre. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início, no local.

Depois desta apresentação, o grupo segue para Itapetininga (25 de outubro), retornando a São Paulo em 1º de novembro.

 

 

 

 

Grupo Waon

Waon é um grupo estabelecido na cidade de São Paulo, que integra músicos de formação erudita japonesa e também ocidental, com a proposta de apresentar a música erudita japonesa e também a brasileira, sempre ao som dos instrumentos tradicionais japoneses.

 

 

Os músicos

Tamie Kitahara (Koto, Shamisen)

Chegou ao Brasil na década de 50, e destaca-se como uma das principais representantes da música tradicional japonesa no país. Iniciou os estudos do instrumento Koto ainda na infância. No Brasil, além do Koto, estudou o canto de folclore japonês e o instrumento Shamisen. Em 1996, recebeu o título de mestra, diretamente da Escola Ikuta Seiha do Japão (Escola de Música Tradicional Japonesa), passando a adotar o nome artístico “Utahito”. Desde então, tem-se dedicado à intensa atividade de difusão da cultura nipônica através de aulas e concertos pelo Brasil e exterior.

 

 

Hiroshi Fuchigami (Shakuhachi)

Bacharel em Música pela Unicamp, com habilitação em Flauta Transversal, desenvolve sua pesquisa de Mestrado sobre Shakuhachi na Unicamp, se apresentando em congressos e publicando em revistas científicas no Brasil e na América Latina. Atua como flautista em orquestras e conjuntos de música de câmara e como músico de Shakuhachi.

 

 

 

 

Mitsue Iwamoto (Taiko e canto)

Nasceu na província de Nara, no Japão. Socióloga da Universidade Toyo, em Tóquio, estudou Taiko com o grupo profissional japonês Wadaiko Yamato, na província de Nara, de 1997 a 1998. Atualmente se especializa no gênero Nagauta e estuda Taiko com Mochizuki Tayaichiro, em Osaka, e Shamisen com Sugiura Kazuko, de Tóquio. Estuda também o Koto e Minyo com Tamie Kitahara, em São Paulo.

 

 

 

 

Setsuo Kinoshita (Flautas e Taiko)

Bacharel em Musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes, é discípulo de Taiko de Tayaichiro Mochizuki (Osaka), desde 2006, e de Flautas de Shota Mochizuki (Nara), desde 2000, do gênero musical Nagauta. Produtor e músico do grupo de Taiko Wadaiko Sho, foi um dos 10 finalistas em solo no 9th Tokyo International Taiko Contest, em 2010.

 

 

 

 

 

Serviço

“Nikkura – Uma viagem ao Japão Erudito”

Data: 6 de outubro

Local: Centro Cultural FIESP (São Paulo)

Horário: 12h

Endereço: Av. Paulista, 1313 – São Paulo

 

Ingressos: Gratuitos – retirada uma hora antes do espetáculo, no local

Duração: 75 minutos

Classificação: livre

Mais informações: SESI São Paulo | Tel: (11) 3528-2000

http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/waon.html

E-mail: faleconosco@sesisenaisp.org.br

 

Contato do Grupo Waon

Setsuo Kinoshita

taiko@taiko.com.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

19º FESTIVAL DO JAPÃO: Com ‘Cultura e Esporte’, 19... Entra ano, sai ano e o Festival do Japão continua sendo uma das melhores – e por enquanto, econômicas – formas de se conhecer o Japão sem sair de São ...
SALTO: Tenor Kohdo Tanaka faz recital no dia 31 O tenor Kohdo Tanaka estará acompanhado de sua esposa, Hiroko (Foto: divulgação) O  consagrado tenor  Kohdo Tanaka e seus convidados apresentarão ...
ACONTECE: Itariri comemora o Centenário de Imigraç... Para celebrar os 100 Anos de Imigração Japonesa em Itariri, os habitantes nikkeis da cidade, em sua maioria descendentes da província de Okinawa irão ...
JAPAN HOUSE SÃO PAULO: JAPAN HOUSE São Paulo tem p... Centro cultural convida os pequenos e suas famílias para passeio completo, com atividades divertidas e lúdicas programadas para o feriado    ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *