ESPETÁCULO: São Paulo recebe Grupo Waon com espetáculo Nikkura – Uma viagem ao Japão erudito

 

Os músicos que estarão na cidade receberam, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de música erudita pelo Edital 2013 do SESI São Paulo

 

O espetáculo Nikkura – Uma Viagem ao Japão Erudito em turnê, em outubro, chega a São Paulo em 6 de outubro, depois de passar pelas cidades de São José do Rio Preto e Birigui. A apresentação acontece às 12h, no Centro Cultural FIESP.

Nikkura – abreviação de Nihon Kurashikku (Clássico Japonês) – traz os vários gêneros clássicos japoneses dos séculos XIII a XX, revelando ao público um pouco sobre a música clássica do Japão, que dos feudos ao desenvolvimento mercantil, até a abertura de seus portos ao mundo, passou por várias fases, recebendo a influência da musica ocidental. Os gêneros Honkyoku, Soukyoku, Jiuta, Hauta, Nagauta, Shouka e Minyo serão narrados em suas características musicais e históricas, ao som dos instrumentos tradicionais japoneses.

Nesta verdadeira viagem ao tempo, o Grupo Waon situará cada gênero à sua história, apresentando curiosidades e características de cada uma delas, desmistificando a música japonesa. No repertório das apresentações constam obras como Akatombo (1927) de Kosaku Yamada, Rokudan (1685), Genroku Hanamiodori (1878), entre outras.

 

Grupo Waon (foto: divulgação)

 

Para esta turnê, o grupo traz em sua formação Tamie Kitahara, no Koto e Shamisen; Hiroshi Fuchigami, no Shakuhachi; Roberto Kamakura, no piano; Mitsue Iwamoto, no Taiko e canto; e Setsuo Kinoshita, nas flautas e Taiko. Em São Paulo, ainda, haverá a participação especial do Wadaiko Sho e do grupo de Nagauta Wanokai.

A apresentação é gratuita, com uma hora e quinze de duração e classificação livre. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início, no local.

Depois desta apresentação, o grupo segue para Itapetininga (25 de outubro), retornando a São Paulo em 1º de novembro.

 

 

 

 

Grupo Waon

Waon é um grupo estabelecido na cidade de São Paulo, que integra músicos de formação erudita japonesa e também ocidental, com a proposta de apresentar a música erudita japonesa e também a brasileira, sempre ao som dos instrumentos tradicionais japoneses.

 

 

Os músicos

Tamie Kitahara (Koto, Shamisen)

Chegou ao Brasil na década de 50, e destaca-se como uma das principais representantes da música tradicional japonesa no país. Iniciou os estudos do instrumento Koto ainda na infância. No Brasil, além do Koto, estudou o canto de folclore japonês e o instrumento Shamisen. Em 1996, recebeu o título de mestra, diretamente da Escola Ikuta Seiha do Japão (Escola de Música Tradicional Japonesa), passando a adotar o nome artístico “Utahito”. Desde então, tem-se dedicado à intensa atividade de difusão da cultura nipônica através de aulas e concertos pelo Brasil e exterior.

 

 

Hiroshi Fuchigami (Shakuhachi)

Bacharel em Música pela Unicamp, com habilitação em Flauta Transversal, desenvolve sua pesquisa de Mestrado sobre Shakuhachi na Unicamp, se apresentando em congressos e publicando em revistas científicas no Brasil e na América Latina. Atua como flautista em orquestras e conjuntos de música de câmara e como músico de Shakuhachi.

 

 

 

 

Mitsue Iwamoto (Taiko e canto)

Nasceu na província de Nara, no Japão. Socióloga da Universidade Toyo, em Tóquio, estudou Taiko com o grupo profissional japonês Wadaiko Yamato, na província de Nara, de 1997 a 1998. Atualmente se especializa no gênero Nagauta e estuda Taiko com Mochizuki Tayaichiro, em Osaka, e Shamisen com Sugiura Kazuko, de Tóquio. Estuda também o Koto e Minyo com Tamie Kitahara, em São Paulo.

 

 

 

 

Setsuo Kinoshita (Flautas e Taiko)

Bacharel em Musicoterapia da Faculdade Paulista de Artes, é discípulo de Taiko de Tayaichiro Mochizuki (Osaka), desde 2006, e de Flautas de Shota Mochizuki (Nara), desde 2000, do gênero musical Nagauta. Produtor e músico do grupo de Taiko Wadaiko Sho, foi um dos 10 finalistas em solo no 9th Tokyo International Taiko Contest, em 2010.

 

 

 

 

 

Serviço

“Nikkura – Uma viagem ao Japão Erudito”

Data: 6 de outubro

Local: Centro Cultural FIESP (São Paulo)

Horário: 12h

Endereço: Av. Paulista, 1313 – São Paulo

 

Ingressos: Gratuitos – retirada uma hora antes do espetáculo, no local

Duração: 75 minutos

Classificação: livre

Mais informações: SESI São Paulo | Tel: (11) 3528-2000

http://www.sesisp.org.br/cultura/musica/waon.html

E-mail: faleconosco@sesisenaisp.org.br

 

Contato do Grupo Waon

Setsuo Kinoshita

taiko@taiko.com.br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: Comemoração da conquista do Dantaissen pel... CONQUISTA – O Departamento de Karaokê do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas realizou, no último dia 4, em sua sede, no Jardim Guanabara, f...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
ARTES: Márcio Shimabukuro produz obras durante sua...   O artista plástico paulistano Shima (Márcio Shimabukuro) apresenta a exposição “1:1” (um pra um), a partir deste sábado (6 de setembro), na ...
MARÍLIA: 13ª edição do Japan Fest confirma sucesso... A 13ª edição do Japan Fest, tradicional evento da colônia japonesa, promovida pelo Nikkey Clube em parceria com a Prefeitura Municipal de Marília, TV ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *