ESPETÁCULO: Um dos mais renomados grupos de taiko, Ondekoza se apresenta em SP nesta segunda e terça

Quem ficar na capital paulista neste feriado terá oportunidade de conferir um espetáculo raro de taiko. Em comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o jornal Nikkey Shimbun, Grupo Ikesaki e Fujise Keiko Produção apresentam um dos mais renomados grupos de taiko do mundo e que influenciou diversos outros espalhados pelos quatro cantos do planeta. Trata-se do grupo japonês Ondekoza.

 

Grupo japonês Ondekoza é reconhecido mundialmente: apresentações mesclam taiko e performance (Foto: Kunihiro Nishio)

Grupo japonês Ondekoza é reconhecido mundialmente: apresentações mesclam taiko e performance (Foto: Kunihiro Nishio)

 

Grupo faz duas apresentações em SP (Foto: Kunihiro Nishio)

Grupo faz duas apresentações em SP (Foto: Kunihiro Nishio)

Na verdade, o grupo faz duas apresentações em São Paulo. A primeira será nesta segunda-feira (7 de setembro), feriado da Independência do Brasil, no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social). A outra acontece na terça-feira (8), na Beauty Fair 2015 – Feira Internacional de Beleza Profissional. Criada em 2005, pelo Grupo Ikesaki – que tem como presidente de honra o empresário Hirofumi Ikesaki – o evento, considerado o maior e mais influente das Américas, acontece de 5 a 8 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Tanto no Bunkyo como na Beauty Fair as apresentações do Ondekoza estão marcadas para as 14 horas. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

 

(Foto: Kunihiro Nishio)

(Foto: Kunihiro Nishio)

 

(Foto: Kunihiro Nishio)

(Foto: Kunihiro Nishio)

Monte Fuji –Fundado em 1969 por Den Tagayasu, o Ondekoza mescla taiko e performance. Foi criado inicialmente na ilha de Sado por um grupo de jovens, entre homens e mulheres, e revolucionou a arte do taiko. Os ideiais de seu fundador se expandiram pelo território japonês e logo conquistaram o mundo. Hoje, o Ondekoza é mundialmente reconhecido como um grupo que estabeleceu o taiko como uma arte de performance.

Desde sua fundação, o Ondekoza tem como princípio o “Sogakuron”, onde “correr e tocar percussão são uma coisa só, ou seja, “um reflexo do drama e energia da vida”. Atualmente os membros vivem na cidade de Fuji, na província de Shizuoka, onde está localizado o Monte Fuji – um dos símbolos mais conhecidos do Japão.

 

Foto: Kunihiro Nishio

Foto: Kunihiro Nishio

 

Em 2008, eles lançaram o projeto batizado de “Music e Rhythms”, que tem como objetivo “unir as novas gerações através da experiência musical”. A ideia é utilizar não somente o taiko como também outras ferramentas para promover a liberdade de expressão e experimentar suas inúmeras possibilidades.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

    ONDEKOZA – GRUPO DE TAIKO DO JAPÃO

    Quando: Dia 7 (segunda-feira), às 14 horas

    Onde: Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 – Liberdade (próximo à estação São Joaquim do metrô)

    Informações pelo telefone:

    11/3208-1755

    Entrada: 1 kg de alimento não perecível

     

    Quando: Dia 8 (terça-feira), às 14 horas

    Onde: Beauty Fair (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme)

    Informações:

    www.beautyfair.com.br

    Entrada: 1k de alimento não perecível

     

     

     

    Related Post

    ESPETÁCULO DANÇAS DE RYUKYU O espetáculo de dança de Ryukyu, traz a cultura tradicional de Okinawa (Japão), em uma apresentação única. Entre as convidadas estão as fundadoras da ...
    BEISEBOL: Marília é campeão da 20ª Taça Brasil Int...   A categoria infantil do Nikkey de Marília sagrou-se campeã da 20ª Taça Brasil de Beisebol Interclubes. Na final, a equipe derrotou o Nippon ...
    STREET DANCE: Dupla japonesa de street dance se ap... Além de se apresentarem no palco do 19º Festival do Japão, maior evento de cultura japonesa do mundo que acontece neste fim de semana (8, 9 e 10), no ...
    SOCIAL: 14º OKINAWA FESTIVAL 14º OKINAWA FESTIVAL - Realizado pela Associação Okinawa Vila Carrão nos dias 6 e 7, no CEE Vicente Ítalo Feola (zona Leste da Capital), o Okinawa Fes...

    2 Comments

    1. Bom dia.

      Em relação à apresentação do dia 8, na Beauty Fair, dando uma olhada no site do evento verifiquei que a entrada é somente para profissionais da área de beleza, se entendi corretamente (“Para visitar a Beauty Fair é necessário adquirir um convite, restrito para profissionais e comerciantes do setor de beleza.”). Com isso, fiquei na dúvida: o show do Ondekoza ficará restrito somente a esse público selecionado da Beauty Fair, ou os interessados em geral poderão assistir? Nesse caso, como proceder, visto que a entrada só está disponível para os profissionais de beleza?

      Obrigado.

      • Segundo a organização do evento: Os visitantes que irão prestigiar o espetáculo, só precisam ir ao guichê de credenciamento, avisar que veio a convite do Sr. Ikesaki para o Show e entrar normalmente. Não será cobrado ingresso.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *