ESPETÁCULO: Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert no Bunkyo

 

Aproveitando a vinda dos irmãos Masahiro Kanazawa e Ayaka Kanazawa de férias no Brasil para um encontro com o amigo do curso de Taiko no Grupo Kodo do Japão, Yoohey Kaito do Grupo Kaito Kaito Shamidaiko, nasceu o desejo de se realizar um apresentação conjunta do Grupo WADAIKO ZINKA, formado pelos irmãos Mashahiro e Ayaka, com o já tradicional grupo brasileiro de Taubaté KAITO SHAMIDAIKO.

Os laços que unem estes dois grupos nasceu da amizade de Ayaka Kanazawa do Grupo Wadaiko Zinka e Yoohey Kaito do Grupo Kaito Shamidaiko, quando os mesmos estudavam no Kodo Apprentice Center, do mundialmente famoso Grupo de Taiko Kodo.

A apresentação batizada de “Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert” mesclará a vibração e energia dos tambores do Grupo Wadaiko Zinka do Japão, com o ritmo do shakuhachi, shamisen, dança e canto do grupo Kaito Shamidaiko de Taubaté.

A abertura será pelo Grupo Shinkyo Daiko de São Caetano do Sul e do Grupo Tenryu Wadaiko de São Miguel Paulista, atual campeã Brasileira de Taiko e que representará o Brasil no XV Concurso Junior de Taiko do Japão em março de 2013.

 

WADAIKO ZINKA – JAPÃO – Natural da cidade de Noboribetsu, província de Hokkaido, Masahiro Kanazawa (24 anos) recebeu os prêmios de “Saiyuushuu” (melhor tocador) de 2004 a 2007 no Campeonato Nacional de Oodaiko (tambor grande japonês). Sua irmã Ayaka (22 anos), também foi premiada neste Campeonato no período de 2004 a 2007.

 

O grupo WADAIKO ZINKA foi formado por Masahiro Kanazawa e sua irmã Ayaka (foto: divulgação)

 

O Wadaiko Zinka já consta com duas participações no “KANSAI SUPER SHOW”, produção do famoso estilista Yamamoto Kansai. Além do taiko (tambor Japonês), o duo faz apresentações mesclando shamisen
(instrumento de corda japonês) e danças, criando um estilo próprio de se fazer música com o taiko.

Ayaka Kanazawa tem sua formação no Asano Taiko Apprentice Centre e em 2009 integrou o grupo Honodaiko do grupo Asano Taiko, na província de Ishikawa. Em 2010, entra para o Kodo Apprentice Centre, que além do Taiko, se aperfeiçoa em Dança, Fuê e Canto.

Além das apresentações, os irmãos se dedicam a ensinar a arte do taiko as crianças e adultos da região e em seus shows, a energia e a vibração que é transmitida ao público através do Taiko são os pontos marcantes desta dupla.

 

KAITO SHAMIDAIKO – O grupo KAITO SHAMIDAIKO nasceu na cidade de Taubaté em 1994 pela determinação do Sr. Tsukasa Kaito, com objetivo de transmitir a cultura japonesa para sua família e parentes, formando o grupo Taubaté Shonen Shojo Minyô Kai, cujo estilo Minyô (música folclórica japonesa) utiliza como instrumentos o taiko (tambor japonês), shamisen (instrumento de cordas) e shakuhachi (flauta).

 

A filosofia do Kaito Shamidaiko consiste na importância de preservar as raízes milenares japonesas (foto: divulgação)

 

O integrante Yuzo Akahori teve participou do Concurso Nacional de Tsugaru Jyamisen em Osaka e hoje leciona Shamisen na cidade de São Paulo. Yuzo Akahori trouxe ao grupo novas formas musicais inserindo swing ocidental juntamente com instrumentos milenares japoneses, influenciados pelas composições da dupla Yoshida Brothers, Agatsuma, e suas próprias composições as quais serão tocadas neste dia.

Outro integrante, Yoohey Kaito, em 2010 é selecionado após uma rigorosa seletiva, para participar do KODO Apprentice Centre Japan, sendo o primeiro brasileiro a ser selecionado para este estudo. Após o retorno ao Brasil em 2011, Yoohey Kaito transmite aos seus alunos dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, entre outros, todo este conhecimento que trouxe do Japão, para não deixar morrer o verdadeiro sentido desta arte.

 

O Grupo KAITO SHAMIDAIKO nasceu na cidade de Taubaté em 1994 (foto: divulgação)

 

A filosofia do Kaito Shamidaiko consiste na importância de preservar as raízes milenares japonesas, procurando a todo instante, disseminar esta cultura para um número cada vez maior de jovens descendentes e não descendentes no Brasil.

 

[kkytv id=”Db52LoHezD0″ width=”600″ height=”361″]

 

 

SERVIÇO

Wadaiko Zinka & Kaito Shamidaiko in Concert

Local: Pequeno Auditório do Bunkyo

Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo

Data: 27/10/2012

Horário: 19h00

Convites limitados: R$10,00

Reservas e informações: (11) 95797-5966 / e-mail: shinkyo.daiko@gmail.com

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LITERATURA: ‘Duas cenas, um muro? E Outras históri... A Comissão de Atividades Literária, Seção de Língua Portuguesa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo realiza ne...
SOCIAL: Bunkyo concede Prêmio Literário Nikkey de ...   O público lotou o Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, na tarde de 16 de novembro para homenagea...
8º NOITE DO HAVAÍ – BENEFICENTE Onde: Espaço Multiuso do Bunkyo (Rua São Joaquim 381, Liberdade, próx. à Estação São Joaquim do Metrô) Dia 02/04/2016 Horário: 18h às 23h Est...
MOGI DAS CRUZES: Inscrições para o concurso ‘Miss ... As inscrições para a 8ª edição do concurso “Miss Akimatsuri”, que será realizado dia 1º de abril durante a 32ª Festa de Akimatsuri, em Mogi das Cruzes...

One Comment

  1. Óh… tive aula com o Wadaiko Zinka ontém/28 na Associação Nikkei do Rio de Janeiro.
    Foi muuito legal… eles tocam taiko muito bem *-*
    Nosso grupo *Kaminari Taiko de Valença* já havia feito aula com o pessoal do Kaito *SP* em especial, Yoohei Kaito *um ótimo professor* á algumas semanas atras, e ontem fomos ‘convidados’ a ter aula com o ‘Zinka… Espero que eles voltem ao Brasil para que tenhamos mais espetáculos e aulas Xd

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *