EVENTO: 9º Festival Nikkey Matsuri espera cerca de 40 mil visitantes

 

Pode-se dizer que os organizadores do Nikkey Matsuri, que este ano chega a sua nona edição nos dias 29 e 30 deste mês, no Centro Esportivo Jardim São Paulo (antigo Clube Escola Jardim São Paulo), “acertaram na mosca” ao eleger o taikô como tema deste ano. Instrumento introduzido no Brasil há cerca de 50 anos, o taikô ganhou destaque no país em 2008, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Primeiro com o Wadaiko Sho, grupo liderado pelo competente e carismático Setsuo Kisnohita, que abriu as comemorações oficiais do Ano do Intercâmbio Brasil-Japão, em Brasília. Depois, com a apresentação histórica de 1200 tocadores no Anhembi, em São Paulo, diante do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito.

9º Festival Nikkey Matsuri espera cerca de 40 mil visitantes (foto: Aldo Shiguti)

De lá para cá, o taiko passou a fazer parte de todos os grandes eventos da comunidade nipo-brasileira, tornando-se item obrigatório nas festas e festivais de cultura japonesa em todo o país. Atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Taikô – ABT, existem no Brasil mais de 100 grupos de taiko, abrangendo quase todos os estados brasileiros.

No Nikkey Matsuri, o taikô estará muito bem representado pelos grupos Requios Gueinou Doukoukai Eisá Taikô, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Himawari e Setsuo Kinoshita Taiko Group.

Caberá ao Ryukyu dividir o palco com a cantora Karen Ito, com o grupo de dança Shinsei da Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e com o Himawari. A proposta é mostrar o taikô ao lado de outras manifestações culturais japonesas.

 

Taikô (foto: Aldo Shiguti)

 

O presidente da Comissão Organizadora do 9º Nikkey Matsuri, Gerson Kunii, lembra ainda que o evento acontecerá às vésperas da turnê brasileira do Grupo Wadaiko Yamato, que se apresentará nos dias 2, 3, 5 e 6 de abril no Teatro Anhembi Morumbi, em São Paulo. “A escolha do taikô como tema deste ano foi, sem dúvida, uma ideia muito feliz da Comissão Organizadora”, admite Kunii, lembrando ainda que o instrumento vem ocupando papel de destaque também na revitalização de entidades e associações nipo-brasileiras.

 

Cosplay – Apesar de ser a estrela principal, o taikô não será a única atração do 9º Nikkey Matsuri, que terá ainda, como nas edições anteriores, uma programação tão intensa quanto diversificada. O público poderá conferir, por exemplo, inúmeras atividades culturais, como oficinas de origami, mangá, ikebana e shodô, além de um variado leque de atrações voltadas para todas as idades e gostos.

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de assistir apresentações de danças, músicas, teatro e artes marciais. Na parte musical, destaques para nomes consagrados da comunidade nipo-brasileira como Joe Hirata

Destaque ainda para o 3º Concurso Miss Nikkey Matsuri, que encerrará a noite de sábado. A vencedora desfilará no palco principal do 17º Festival do Japão, que este ano será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho. Outra novidade que promete agitar os jovens é o Concurso de Cosplay, que fechará a programação de domingo. Sucesso em 2013, a parceria com a Associação Orquidófila de São Paulo (Aosp) prossegue também em 2014. Nos dois dias, quem for ao evento poderá conferir também a diversidade gastronômica preparada pelas 10 entidades participantes.

 

Miss Nikkey Matsuri (foto: Aldo Shiguti)

 

AOSP estará presente pelo segundo ano consecutivo (foto: Aldo Shiguti)

Parceiros – “De acordo com Gerson Kunii, o público esperado é de cerca de 40 mil visitantes nos dois dias. “Estávamos preocupados, pois assumimos no andar da carruagem, mas felizmente deu tudo certo”, disse Kunii, que há 12 anos preside a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira Vila Nova Cachoeirinha. “Graças ao empenho de amigos como o vereador Rubens Calvo (PMDB), que intercedeu junto a São Paulo Turismo para que conseguíssemos a infraestrutura necessária para o evento, o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), que juntos destinaram R$ 75 mil por emenda parlamentar, o evento tem tudo para repetir o sucesso dos anos anteriores”, conta Kunii, revelando ao Jornal Nippak, com exclusividade, que a edição de 2015 poderá ser realizada no Anhembi. “O convite foi feito pelo vereador Calvo e a Comissão deve estudar essa possibilidade”, revelou Kunii.

(Aldo Shiguti)

 

9º Festival Nikkey Matsuri

Quando: Dias 29 e 30 de março, das 10 às 20 horas

Onde: Centro Esportivo Jardim São Paulo (antigo Clube Escola Jardim São Paulo): Rua Viri, 425 – próximo à estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna do Metrô

Mais Informações no site www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Entrada franca. Solicita-se a contribuição com um quilo de alimento não perecível, que serão doados a seis entidades beneficentes.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: 1º Karaokê Shokai KARAOKÊ – A Comissão de Incremento Social do Bunkyo realizou no último dia 21, no Pequeno Auditório da entidade, no bairro da Liberdade, em São Paulo,...
COMUNIDADE: To-Sa Matsuri chega à sexta edição ‘so... Buscando se consolidar entre os grandes eventos da comunidade nipo-brasileira, o To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão – chega a sua sexta ...
COMUNICADO: Alerta de golpe utilizando indevidamen... A Assistência Social Dom Jose Gaspar, mantenedora do Jardim de Repouso São Francisco – Ikoi no Sono, está sendo novamente utilizada para um vergonhoso...
SÃO ROQUE: Apesar do frio, Festival das Cerejeiras... Realizado nos dias 1 e 2 de julho, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP), pelo Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Soc...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *