EVENTOS: 3º To-sa Matsuri acontece nos dias 23 e 24 no Parque da Água Branca

 

Com realização da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi e organização do Departamentos de Jovens (Kochi Seinenbu-Bu) acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Parque Fernando Costa, também conhecido como Parque da Água Branca (zona Oeste de São Paulo), a terceira edição do To-sa Matsuri – Festival da Cultura Brasil-Japão.

 

(foto: divulgação)

A terceira edição do To-sa Matsuri acontece dias 23 e 24 de agosto. (foto: divulgação)

 

Como nas duas primeiras edições, o evento contará com barracas de artesanato, comidas típicas do Japão, em especial de Kochi, e de algumas regiões do Brasil, além de outras atrações. Destaques para as apresentações do grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko e dos cantores Joe Hirata e da japonesa Tsubasa e do grupo de teatro Hokage.

 

Atores do Grupo de Teatro Hokage (foto: Aldo Shiguti)

Atores do Grupo de Teatro Hokage (foto: Aldo Shiguti)

 

Na área de shows, não faltam atrações para os fãs de anime. Estão confirmadas as presenças da Banda Gaijin Sentai, Banda Elíseos e Banda Single. Ainda nesse segmento, haverá o Concurso Cosplay, a Área Cosplay Vip e a Parada Cosplay. “Ao investirmos na área de cosplayers, a ideia não é concorrer com outros eventos de grande porte que já estão aí. Nosso objetivo é mais modesto, queremos apenas divulgar a cultura japonesa e entreter o público”, diz o presidente da Comissão Organizadora, Augusto Takeda, explicando que “a Parada Cosplay é aberta para todos, mesmo para quem não estiver inscrito no Concurso”.

Outra atração programada para a terceira edição do To-Sa Matsuri é a Parada Taiko, ideia apresentada com sucesso no 17º Festival do Japão, realizado em julho no antigo Centro de Exposições Imigrantes (zona Sul de São Paulo).

“Por enquanto, temos confirmadas as presenças dos grupos Tenryu Wadaiko, de São Miguel Paulista; o Sakura Fubuki e o Hanabi Soran, de Mogi das Cruzes. Convidamos também o grupo de taiko da Escola Estadual Paulo Kobayashi e a Mika Youtien”, conta Takeda, ele prpoprio um dos idealizadores da Parada Taiko.

No To-sa Matsuri (agora com hífen), a Parada Taiko está prevista para acontecer por volta das 15 horas de domingo. “O ponto de concentração será na entrada principal do Parque e vamos dar a volta na arena, encerrando no palco com a apresentação de três músicas”, antecipa Takeda, acrescentando que o evento deve utilizar seis dos oito galpões disponíveis no Parque da Água Branca. “Este ano vamos incrementar a área de games e devemos ter entre 8 e 12 máquinas diz ele, lembrando que este ano, além dos workshops de mangá, o público poderá participar de workshops de sushi e tempurá.

 

Gaijin Sentai é atração do evento (foto: divulgação)

Gaijin Sentai é atração do evento (foto: divulgação)

 

Emenda – Segundo Takeda, “a proposta do To-Sa Matsuri é mostrar que podemos fazer eventos iguais aos que existem no Japão, adaptando à cultura brasileira”. “E o que é melhor, de graça”, conta ele, que esteve no Japão como bolsista entre 2003 e 2004.

Para Takeda, apesar de o evento ainda estar engatinhando, “estamos conquistando espaço a cada ano que passa”. “Tanto que desde a segunda edição o evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo”. A lei, nº 15.826, de 17/06/2013, é de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que também destinou uma emenda parlamentar que possibilitou a instalação de palcos e tendas para esta edição.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

3º TOSA MATSURI – FESTIVAL DE CULTURA BRASIL-JAPÃO

Quando: Dias 23 e 24 de agosto. Sábado, a partir das 9 horas, domingo, a partir das 10h30

Onde: Parque da Água Branca: Av Francisco Matarazzo, 455 (próximo à estação Barra Funda do metrô)

Entrada franca

Mais informações no site:

www.tosamatsuri.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KABUKI: Mostra Fujima reúne dança e exposição no B... A dança kabuki, elemento do teatro kabuki, gênero artístico que nasceu no Japão há 400 anos, é apresentado na Mostra Fujima de Dança Kabuki, que acont...
EVENTO: Ryukyu Koku Matsuri Daiko a caminho de seu...   RKMD - Vila Carrão organiza o 1º Matsuri Day (foto: divulgação)   Em janeiro de 2014, a filial brasileira do grupo Ryukyu Koku M...
CARNAVAL 2015: ‘Obrigado, Águia de OuroR... A Vai-Vai foi a grande campeã do carnaval paulistano de 2015. A escola, que homenageou a cantora Elis Regina, totalizou 269,9 pontos contra 269,6 da M...
BELO HORIZONTE: Festival do Japão em Minas Gerais ...     O Festival do Japão Minas Gerais 2013 será realizado no Centro de Convenções do EXPOMINAS BELO HORIZONTE, no período de 15 a 17 de Março 2013, ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *