EVENTOS: 8º Nikkey Matsuri acontece neste fim de semana

 

Nos dias 06 e 07 de abril, no campo do Clube-Escola Jardim São Paulo acontece o 8º Nikkey Matsuri promovido pela Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkey Clube, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Casa Verde, Associação Okinawa do Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Instituto HeiSei, Yassuragui Home, Kodomo no Sono e Ikoi no Sono.

 

Miss Nikkey Matsuri (foto: divulgação)

O Festival Nikkey Matsuri, como enfatizam seus organizadores, é um evento que tem como proposta fazer com que o público tenha um contato direto com a cultura japonesa, interagindo e participando das inúmeras atividades oferecidas no evento, como oficinas de origami, furoshiki (pano para embalagem e transporte), mangá (desenhos), ikebana (arranjos florais), e shodô (caligrafia japonesa), algumas das mais tradicionais expressões da cultura oriental, além de um variado leque de atrações voltadas para todas as idades e gostos.

 

Oficinas culturais são grande atrações do evento (foto: divulgação)

No evento, o público tem a oportunidade de assistir a belas apresentações de danças folclóricas, como a da província de Tottori, feitas pelas dedicadas senhoras da Associação Tottori-ken do Brasil e outras como do estilo Nihon Buyo, feitas por jovens da Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi. A apresentação de peças teatrais clássicas como o “Mabuta no Haha”, encenada pelo grupo Hissato Yoshitake, é sempre uma atração pela vestimenta e caracterização de seus personagens. Além de assistir a shows musicais, com intérpretes consagrados da comunidade nipo-brasileira como Joe Hirata, Karen Ito, Melissa Kuniyoshi e outros.

 

Karen Ito é uma das atrações (foto: divulgação)

As apresentações do matsuri dance (dança de jovens) e de taiko (tambor japonês) são sempre um atrativo à parte para o grande público. Hoje, é notório, em muitos desses grupos, a presença de integrantes brasileiros sem nenhuma ascendência japonesa, um indício inegável da integração das duas culturas.

Dentro da sua programação, o público do Nikkey Matsuri também pode assistir a apresentações de artes marciais tradicionais como o ninjutsu, a arte dos ninjas que desde a sua primeira edição é feita pela equipe de Bill Sensei, conceituado professor da Academia Ninjutsu Genbukan Nenriki Dojo – Arte Ninja Tradicional.

Festival gastronômico – O Festival Nikkey Matsuri é conhecido também pela diversidade gastronômica, onde suas barracas de alimentação típica são um verdadeiro convite para que os visitantes façam um passeio pela culinária japonesa, em contato pratos como sushi, sashimi, temaki, tempurá, yakissoba, doces típicos e outros.

Apoios: Prefeitura da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, SPTuris – São Paulo Turismo, Subprefeitura Santana/Tucuruvi, Secretaria de Estado da Cultura, Consulado Geral do Japão, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo, Instituto Nikkeyweb e TV Minuto.

 

 

SERVIÇO

8º Nikkey Matsuri

Quando: dias 06 e 07 de abril

A abertura oficial está programada para o sábado (6), às 16 horas.

Horário das atrações de palco: das 10h às 20h

Onde: Clube Escola Jardim São Paulo, com acesso pela rua Viri, 425, no Jardim São Paulo, ao lado do Metrô Jardim São Paulo-Ayrton Senna.

Mais informações do Festival Nikkey Matsuri no site: www.nikkeymatsuri.nw.org.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

IKEBANA: Grupo Sanguetsu oferece aulas de ikebana ... O grupo Ikebana Sanguetsu, da Fundação Mokiti Okada, oferece cursos de ikebana na capital paulista. Essa arte floral japonesa desperta o estado de esp...
SOCIAL: O Bunkyo lançou, no Museu Histórico da Imi... INTERCÂMBIO CULTURAL – O Bunkyo lançou, no último dia 17, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no 9º andar do Edifício Bunkyo, o livro ...
KARAOKÊ: Ação da Regional ABCD e Baixada Santista ... A Ação Entre Amigos da regional ABCD e Baixada Santista de Karaokê, filiada a ABRAC - Associação Brasileira da Canção e UPK - União Paulista de Karaok...
COMUNIDADE: ‘Miss Akimatsuri’ está com inscrições ... Mulheres com idade entre 16 e 30 anos, descendentes de japoneses e  que residem na região do Alto Tietê, já podem se inscrever para o concurso “Miss A...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *