EXPOSIÇÃO: Associação Nikkei Bungaku do Brasil realiza mostra “Encontro com poemas nipo-brasileiros”

 

Já se passaram 106 anos da vinda dos primeiros emigrantes japoneses ao Brasil. Ao longo do tempo, diversos grupos literários foram criados, mantendo-se até hoje as raízes da cultura japonesa no que se refere à prática do fazer coletivo nas modalidades Haiku, Tanka, Senryu e Shi em língua japonesa; e, mais recentemente, haicai em português.

Esses grupos registraram inestimáveis contribuições para a sociedade brasileira por meio de publicações, encontros, palestras e concursos. Mas muitas anotações e textos poéticos encontram-se dispersos em cadernetas pessoais e diários de familiares.

Com o objetivo de resgatar e levar ao conhecimento do grande público todo esse material, de valor incalculável enquanto patrimônio cultural brasileiro, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil promove a Exposição “Encontro com poemas nipo-brasileiros”.

Inseridos em cerca de 50 painéis fotográficos, serão apresentados poemas e textos de diversos grupos que se dedicam, de forma sistemática, ao estudo e à prática da poesia e da literatura de origem japonesa. Os trabalhos de 4 grupos de haiku, 3 grupos de tanka, 1 grupo de senryu, 1 grupo de shi e de 5 grêmios de haicai estarão compondo a Mostra.

Os organizadores pretendem, desta forma, manter o elo entre o passado e o presente, homenageando os atuais praticantes, ao mesmo tempo em que visa agregar valor e reconhecimento aos pioneiros na introdução dessa arte entre nós.

Os visitantes também terão a oportunidade de mergulhar um pouco mais na extraordinária trajetória dos poetas nipônicos e seus descendentes, que, a despeito das agruras de viver numa terra estranha onde mal conseguiam se comunicar oralmente, conseguiram saciar sua sede de cultura extravasando seus sentimentos e emoções em forma de versos.

O público poderá, ainda, aprofundar conhecimentos sobre cada modalidade exposta, que contará com breve histórico o qual visa esclarecer os visitantes sobre a essência destes textos tradicionais do Japão.

 

Itinerante – Os poemas expostos em língua japonesa estarão acompanhados de uma versão correspondente em português. Os textos em português serão apresentados, lado a lado, com uma versão correspondente em japonês (rômaji).

Todo o conteúdo será disponibilizado em arquivo impresso sob a forma de livro-catálogo, que poderá ser adquirido no local da exposição.

Após o encerramento do evento na cidade de São Paulo, os organizadores, com o apoio do Bunkyo, pretendem levar a exposição para outras localidades do estado de São Paulo e de outros estados que manifestem interesse em sediar a Mostra.

Já estão abertas as inscrições para workshops em língua japonesa que visam a divulgação das modalidades Shi, Haiku e Tanka .

 

expo_literaria_bilingue

 

 

“Encontro com Poemas Nipo Brasileiros”

Realização: Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka

Apoio: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo

Local: Museu Histórico da Imigração Japonesa – 8º andar

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social — BUNKYO

Rua São Joaquim, 381, Bairro da Liberdade — São Paulo, SP.

Período: De 02 a 21 de dezembro de 2014

Horário: Terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h30.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

VACINAÇÃO: Hospital Santa Cruz participa da campan... O Hospital Santa Cruz  vai ministrar no dia 9 de maio (sábado), das 9h às 17h, a vacina contra a gripe para idosos a partir dos 60 anos, pessoas com d...
COMUNIDADE: Kibô-no-Iê recebe doação do Consulado ...   No dia 16 de janeiro de 2014, nas dependências do Consulado Geral do Japão, ocorreu a cerimônia de assinatura de contrato de doação em prol ...
SOCIAL: A professora Erika Kawahashi foi homenage... BAILE ERIKA KAWAHASHI – Foi realizado no dia 14 de maio, mais um Baile Érika Kawahashi no salão social da Associação Miyagui Kenjin do Brasil, no bair...
TRADIÇÃO: Associação Inoshishi realiza 31º Encontr... Usualmente os japoneses que se encontram pela primeira vez, fazem as clássicas perguntas: Qual é o seu signo da astrologia oriental? Qual é a sua prov...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *