EXPOSIÇÃO: BAMBU – HISTÓRIAS DE UM JAPÃO

A primeira exposição da JAPAN HOUSE São Paulo traz uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu, um protagonista silencioso da cultura japonesa.

Rico pelas suas múltiplas aplicações como recurso natural, esse elemento simples se revela um ingrediente secreto que permeia os meandros da vida cotidiana do Japão.

 

Foto: Japan House SP

Destaques:

– Esculturas dos artistas Chikuunsai IV Tanabe, Hajime Nakatomi, Shigeo Kawashima e Akio Hizume, principais nomes da arte do bambu no Japão hoje.

– Obras históricas da NAEJ Collection, nas quais o bambu se mostra a fibra que dá corpo e transforma aspectos da cultura japonesa.

– Seleção de peças de Kazuo Hiroshima, artesão rural que orientou sua vida por um forte sentido de dever social ligado a seu trabalho artesanal.

– Curiosidades sobre o uso do bambu em importantes descobertas do século 19, como a lâmpada de Thomas Edison, cujo filamento era de bambu. E o 14 Bis e o Demoiselle, de Santos Dumont, feitos de bambu.

– O bambu na cerimônia do chá e no design de diversos objetos, nas artes marciais e na gastronomia.

– O bambu na animação em torno da princesa Kaguya do Conto do Cortador de Bambu, de Isao Takahata (2013), produzido pelo Studio Ghibli.

A exposição “Bambu – Histórias de um Japão” tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil, do patrocinador master Bradesco Seguros e dos co-patrocinadores MUFG e Mitsubishi Electric.

 

De 06 de maio a 09 de julho

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:
Terça-feira a sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h

Entrada gratuita

Related Post

HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
SOCIAL: JOE HIRATA NO JAPAN FEST JOE HIRATA NO JAPAN FEST – Com mais de 40 horas de atrações artísticas no palco, muita diversão, estandes comerciais e diversificada gastronomia – aju...
MEMÓRIA: Muro da Oficina de Trem da CPTM retrata c... Para os visitantes do Museu da Imigração e moradores do bairro da Mooca, a memória da chegada de imigrantes na capital já começa do lado de fora. O mu...
JOJOSCOPE: Tatewaki Nio: Um novo olhar abaixo do c...   Acima Só o Céu é o título da nova exposição de fotografias de Tatewaki Nio. De fato, o olhar de Nio se concentra na Terra, mais especificament...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *