EXPOSIÇÃO CICATRIZES – VILMA KANO

A narrativa permeia o plástico e o gráfico, em uma nuance moderna e minimalista. No Outubro Rosa, a mostra levanta os questionamentos sobre os obstáculos vividos pelo paciente oncológico.

A exposição traz 32 obras, cuja renda é doada diretamente a pacientes que vivem histórias parecidas com a da artista plástica: o Câncer de Mama. Até o momento ela já doou R$ 5mil reais para 3 pacientes e mais de 5.500 kits de beleza no SUS. Este é o Projeto De Peito Aberto, da artista plástica Vilma Kano.

A mostra Cicatrizes ficará em cartaz até 21 de novembro no Clube Atlético Ypiranga, SP. A entrada é gratuita, mas você pode colaborar levando um lenço para ser doado a uma paciente em tratamento quimioterápico.

 

“Foi com recortes de papel que juntei meus próprios pedaços quando achei que fosse morrer de câncer de mama.”- Vilma Kano

 

vilma-kano

 

Onde: Hall de Entrada Principal do CAY – Clube Atlético Ypiranga (Rua Manifesto 475, Ipiranga)

De 21/10 a 21/11/2016

Horário: terça a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 17h e sábado e feriados, das 9h às 15h (fechado às segundas-feiras)

 

 


 

f3d036_0f0c1b2ccd7843458106e41987993d50Vilma Kano

Diretora de arte, com muitos anos de agência. Vida agitada, incontáveis companhias e tipos de entretenimento garantidos para qualquer dia da semana. Um dia de 2012, a vida corrida foi interrompida pela notícia do câncer de mama.

Como sempre, o impacto inicial foi um choque, como geralmente é. O medo tende a tomar conta, primeiramente por ser uma condição que ainda causa muita dor e morte no Brasil. Segundo, por poder contar em primeira pessoa a experiência que já tinha sido vista em muitas mulheres da família.  Neste momento houve uma escolha.

Vilma Kano sempre foi uma pessoa independente, com suas próprias convicções e formas totalmente suas de ver o mundo. Ao saber do câncer, ela se viu com duas opções. Esta foi a primeira vitória: se dar uma chance de brigar pela vida ao invés de sucumbir perante à dificuldade.

Não seria justo dizer que o caminho foi fácil. Além das incontáveis consultas com mastologistas e oncologistas e toda a busca por tratamento, barreiras inesperadas apareceram: a falta de informações corretas sobre o assunto e preconceito. Grande parte dos amigos se distanciou. O emprego, que sempre tinha sido baseado em talento e seriedade, agora era minado por dúvidas. Era tempo da segunda vitória.

A busca pelo bem-estar, somada à busca da cura e a necessidade deram início a criação de obras de arte para contar essa história. Mostrar que a notícia de câncer de mama não significa morte, e sim vida! É uma possibilidade de imenso amadurecimento, de uma visão muito mais ampla, de deixar que a força de vontade mude o rumo da vida. Permitir a vazão das intensas emoções sob o prisma artístico, inspirar as pessoas e especialmente, trazer luz a este assunto que é tão mal explorado. Levar informações à mulheres, portadoras ou não da doença, e a homens, que também compõem este mundo.

A Série de Peito Aberto e Godê é um relato artístico bem-humorado para a divulgação da prevenção do Câncer de Mama, e uma inspiração para quem luta contra ela.

por Elisa Cielu

Related Post

KARAOKÊ: Regionais divulgam lista de classificados... Conforme já se tornou tradicional, a seletiva conjunta de sete regionais (ABCD Baixada Santista, Centro, Leste, Norte, Oeste, Sul I e Sul II) para que...
KARAOKÊ: Às vésperas do Brasileirão, o Karaokê Tai...   Realizado no domingo, 20 de Julho, no Auditório da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o XXVI Karaokê Taikai da Associação ...
EXPOSIÇÃO: “SACHIKO KOSHIKOKU – 50 ANOS DE BRASIL”... Onde: Galeria Deco (Rua dos Franceses 153, Bela Vista) Abertura: 24/10/2015, das 15h às 18h Período expositivo: 26/10/2015 a 24/11/2015 Horár...
KARAOKÊ: Paulistão 2013: Renato Chibana é Bicampeã... Renato Chibana é bicampeão do Grand Prix XIX Concurso de Karaokê  do Estado de São Paulo  (foto: UPK/divulgação) Ele já é um velho conhecido dos p...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *