EXPOSIÇÃO “CORPO INTERMINÁVEL” DE FERNANDO SAIKI.

Fernando Saiki é indisciplinado por convicção.

Realizou uma pesquisa apurada de técnicas de xilogravura no Japão, mas não se restringiu às fontes tradicionais.

Buscou aprimorar os gestos que definem o traço, mas inventou um corpo sem nacionalidade, sem filiação.

O seu movimento descontínuo busca uma trilha nem sempre explícita entre olho, mão, percepção.

As estampas Adachigahara e Kinbaku se tornaram um desafio para representar as amarrações e depois gravar as imagens na madeira.

No entanto, é o encontro inusitado entre a obra de Tsukioka Yoshitoshi e os anagramas corporais de Hans Bellmer que instaura novos mapas corporais.

Da lenda de uma velha canibal nos campos de Tōhoku às meninas manequins de Bellmer, percebe-se uma desterritorialização de erotismo e violência que indistingue Oriente e Ocidente.

Há um glossário tácito que marca as experiências excêntricas dos grandes artistas. O excêntrico é sempre um inventor de estranhezas que cria espacialidades para além das categorias.

Ele nunca mimetiza.

O seu ofício é capturar uma espécie de compulsão, adentrando o que Van Gogh chamava de “tempestade de dentro”.

É na tormenta que floresce este corpo múltiplo, desconhecido, acéfalo, interminável…

(Christine Greiner)
Fernando Saiki (São Paulo, 1981)

Mestrando e bacharel em Artes Visuais pela ECA – USP. Pesquisa e desenvolve trabalhos plásticos em xilogravura japonesa, desde 2006, com foco nas técnicas tradicionais utilizadas nas estampas japonesas ukiyo-e. Em 2012, fundou o curso “Mokuhanga: curso livre de xilogravura japonesa” no Atelier Paulista. Atualmente reside em Tóquio como bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do governo japonês, mestrando em Xilogravura do Departamento de Gravura da Universidade de Artes de Tóquio.

 


 

Exposição “Corpo Interminável” de Fernando Saiki. Curadoria: Branca de Oliveira e Marilu Beer

 

Abertura: 24 de setembro de 2015, quinta-feira, às 19h

Visitação: 25 de setembro a 17 de outubro de 2015

Funcionamento:

Segunda a sexta, das 10h30 às 19h
Sábado, das 10h30 às 14h30

Entrada gratuita

Mônica Filgueiras Galeria de Arte
Rua Bela Cintra, 1533
Consolação. São Paulo – SP
(11) 3082-5292/ (11) 3081-9492

www.monicafilgueiras.com.br
contato@monicafilgueiras.com.br

 

resized_fernando saiki

 

 


 

 

Bate-papo com a autora, Christine Greiner, e Fernando Saiki, criador da arte do livro “Leituras do Corpo no Japão”. Conversas sobre o livro, processos criativos, encontros e desencontros no Japão.

Nas palavras de Peter Pál Pelbart: “Este é um livro que eu gostaria de ter lido antes de ter viajado ao Japão – teria ajudado a me situar em tudo aquilo que vi de fascinante e enigmático naquele país, desfazendo o cortejo de clichês sobre a identidade japonesa e seu contraste com o Ocidente, em que eu me apoiava para decifrar os corpos que eu cruzava e a sensação que suscitavam em mim. Para nossa sorte, as décadas de frequentação de Christine Greiner pela cultura viva e subversiva do Japão contemporâneo, através de sua dança, performance, pensamento, se constelaram nesta obra densa e leve, deliciosa de ler. Longe de qualquer academicismo, porém repleto de referências artísticas, literárias, históricas e filosóficas, com notas autobiográficas saborosas, esse texto é por si só uma viagem, que arrasta o leitor para paisagens inauditas e tocantes.”

Entrada franca

Data: Sexta, 25/09/15

Horário: 20h30

Local: Rua Amália de Noronha, 301

(5 min. do metrô Sumaré)

Vagas limitadas, inscreva-se: atelierpaulista@gmail.com

Informe nome, e-mail, telefone e aguarde a confirmação

 

resized_convite eletronico chris fernando png

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: A pianista japonesa Yoko Tokue YOKO TOKUE – A pianista japonesa Yoko Tokue se apresentou no último dia 29 para alunos, professores, diretores e convidados do Colégio Harmonia, insti...
MODA INCLUSIVA: Estudante de moda nikkei fica em ...   Os estudantes de moda João Paulo da Silva e Carolina Inoue, de São Paulo, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, da 4ª ed...
KARAOKÊ: 30º taikai da ACE Represa, um aniversário... Premiação Infantil: Irmãos Jinbara (foto: Regina Komatsu)   Abertura (foto: Regina Komatsu)     “Um número de inscrito...
BENEFICENTE: 30º Festival Kodomo-no-Sono – B...   Como acontece anualmente, há vários meses, numerosos voluntários estão se movimentando para oferecer um final de semana descontraído, de laz...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *