Exposição de Washi-ê e oficinas de artes japonesas

O tradicional evento incorpora, este ano, também o Haicai, forma poética que materializa momentos da natureza e o passar do tempo

 

A 7ª Exposição de Washi-ê acontece nos dias 8 e 9 de outubro no espaço do Nikkey Palace Hotel, localizado no bairro da Liberdade. Este ano, o evento traz uma novidade: a inclusão do Haicai entre as artes já presentes no evento.

Trata-se de uma forma poética de origem japonesa, sempre formada por 17 sílabas poéticas e traços específicos, por meio da qual o poeta capta um flagrante da natureza. Demarcado pela concisão e pela objetividade, o Haicai capta um momento da natureza ou o passar do tempo, de modo a materializá-lo.

 

1_luiza-okubo-460x371

 

“A partir da leitura de Haicais já consagrados, buscamos criar, reproduzir imagens que recriassem o universo observado nos restritos três versos dos Haicais”, explica a professora Luiza Okubo, organizadora do evento.

Segundo ela, trazer o Haicai para este evento, aproximando-o das demais manifestações artísticas da cultura japonesa, é uma forma de enriquecer o exercício com o Washi-ê e apresentar para mais pessoas um pouco dessas artes que raramente vêm a público.

“Escolhemos juntar a Tradição, a Arte e a Poesia, para revelar a cultura de um povo”, revela a professora.

Também estarão presentes técnicas como Kirigami (atelier Naomi Uezu), Oshiê (Miriam Oshiro), Sumi-ê (Jacyra Fujihara), Oshibana-ê (Alice Imai), Origami (Tereza Yamashita) e Cerâmica (Olga Ishida).

Paralelamente, acontecerão diversas oficinas, todas elas gratuitas, com vagas limitadas e abertas ao público, conforme a programação abaixo. As inscrições, gratuitas, serão realizadas no dia, por ordem de chegada. É permitida a participação de crianças a partir de 7 anos de idade.

 

 

O QUE É WASHI-Ê?

Washi-ê é a arte que utiliza papéis artesanais japoneses, confeccionados com as fibras das plantas Kozo, Mitsumata e Gampi, ou também em versões brasileiras, produzidos a partir de sisal, ananás, bananeira, cana, entre outras plantas nacionais.

Washi-ê explora as diferentes texturas, cores e nuances dos papéis desfiados, dobrados e justapostos, resultando em não apenas quadros, mas também em objetos de decoração, como luminárias, leques, porta-joias, bolsas, cartões e muitos outros.

“Buscamos ressaltar e valorizar a beleza do próprio papel, que transmite sensações de leveza, maciez e calor humano”, afirma Luiza S. Y. Okubo, professora da técnica em São Paulo e coordenadora da exposição e das oficinas.

 

 


 

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS (15 vagas por oficina)

 

Sábado, 8 de outubro de 2016
  • 10h15 às 11h20 – Oshiê
  • 11h30 às 12h20 – Sumiê
  • 12h30 às 13h20 – Cerâmica
  • 13h30 às 14h20 – Oshibana-ê
  • 14h30 às 15h20 – Origami
  • 15h30 às 16h20 – Washi-ê
  • 16h30 às 17h20 – Kirigami

 

Domingo, 9 de outubro de 2016
  • 10h15 às 11h20 – Oshiê
  • 11h30 às 12h20 – Sumiê
  • 12h30 às 13h20 – Cerâmica
  • 13h30 às 14h20 – Oshibana-ê
  • 14h30 às 15h20 – Origami
  • 15h30 às 16h20 – Washi-ê
  • 16h30 às 17h20 – Kirigami

 

GRUPO DE WASHI-Ê

Alice Shiohama
Amélia Yoneya
Aurea Aoki
Célia Yamada
Corina M. C. Ishikura
Cristina Miyaki
Eiko Emura
Hiroshi Morihara
Maria Cristina Araujo
Maria Tereza M. P. Inhe
Miriam Oshiro
Regina Oliveira
Sofia K. Mine
Tania S. K. Teng
Yeda K. Cherubini

Coordenadora: Profª Luiza S. Y. Okubo

 


 

Serviço

7ª Exposição de Washi-ê

Data: 8 e 9 de outubro de 2016

Horário: das 10h às 18h

Ingressos: Gratuitos

Local: Nikkey Palace Hotel

Endereço: Rua Galvão Bueno, 425, Mezanino – Liberdade, São Paulo

 

Oficinas

Ingressos: Gratuitos (inscrição no dia, por ordem de chegada)

Idade mínima: 7 anos

Mais informações: (11) 3562-4625 e 99700-4214 (Luiza S. Y. Okubo) ouluizaokubo@gmail.com

 

Apoio
Fundação Japão em São Paulo
Instituto Paulo Kobayashi
Nikkey Palace Hotel
Aliança Cultural Brasil-Japão
Fundação Kunito Miyasaka
ABRA – Escola de Arte e Design
Hiroshima

Related Post

EXPOSIÇÃO: BAMBU – HISTÓRIAS DE UM JAPÃO A primeira exposição da JAPAN HOUSE São Paulo traz uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu, um prot...
COMUNIDADE: 4ª edição do Temaki Fest deve atrair c...   A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono promove a 4ª edição do Temaki Fest neste domingo (21), das 11h às 15h, na sede da entidade, em ...
AKIMATSURI: 30ª edição do Akimatsuri começa neste ... Com o tema “Mirai – Há 30 anos preservando a cultura japonesa para o futuro”, a Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) realiza neste final de...
WORKSHOP: Grupo Ishin Yosakoi Soran em parceria co...   A Comissão de Jovens do Bunkyo tem o prazer de anunciam o Workshop de Yosakoi Soran que está realizando em parceria com o grupo Ishin Yosako...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *