EXPOSIÇÃO: Deco apresenta mostra de ‘Arte Koguei na Casa Brasileira’

Abre para o público, a partir desta sexta-feira, 19, a Mostra “Arte Koguei na Casa Brasileira”, na Galeria Deco, bairro da Bela Vista, em São Paulo. A exposição apresenta as técnicas milenares e ancestrais japonesas da chamada Arte “Koguei” – criações complexas feitas com elementos da natureza como água, fogo, madeira e terra.

 

Exposição apresenta as técnicas milenares e ancestrais japonesas da chamada Arte Koguei. Foto: divulgação

 

Entre os trabalhos, estão obras feitas com o papel Washi, declarado recentemente pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e a Inami Choukoku, tradicional técnica japonesa de entalhe em madeira.

A mostra percorre e traduz 11 técnicas diferentes da arte “Koguei” produzidas em várias províncias do Japão e ainda pouco conhecida no Brasil. De forma didática o visitante poderá conhecer produtos feitos em laca, vidro, madeira, pedras, cobre, cerâmica, porcelana, tecidos, seda e junco, identificados em criações como vasos, esculturas, quadros e utilitários.

“O intuito da exposição é a divulgação no Brasil de uma importante parte da cultura Japonesa”, comentam os curadores brasileiros da mostra, Marisa Ota e Igor Miyahara. “Há um interesse na preservação da cultura japonesa mas também pretendemos difundir que estes  produtos por serem de alta complexidade técnica e artesanal estão no limiar da obra de arte em si.”

A “Arte Koguei na Casa Brasileira”, é uma iniciativa da Instituição Combridge Corporation, de Tóquio, que atua em programas de revitalização, valorização e de preservação da propriedade intelectual dos micros e pequenos  produtores tanto no próprio Japão como os promovendo em outros países.  São  trabalhos de  técnicas variadas e de alto valor agregado. Ito Shunsuke, CEO da Combridge Co., estará em São Paulo por ocasião da mostra que ocupará a Galeria Deco especializada em obras de arte de origem japonesa e de descendentes residentes no país.

 

 

Exposição – “Arte Koguei na Casa Brasileira”

Quando: De 19 de janeiro a 02 de fevereiro. Vernissage para convidados dia 19/01, a partir das 18h.

Entrada Gratuita.

Onde: Galeria Deco (Rua dos Franceses, 153 Bela Vista tel.: 11/3289-7067)

Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 11h às 18h. (Aberta dia 25, feriado, das 11h às 18h).

Vernissage para convidados dia 19/01, a partir das 18h.

 

Relação de todos os artistas, suas técnicas e regiões de procedência: Odate Magewappa (Cedro/Odate, Akita); Kawatsura (Laca Japonesa/Kawatsura, Akita); Edo Kiriko (Vidro/Edo, Tóquio Metro); Kosyu Suishokisekizaiku (Cristal/Kosyu, Yamanashi); Takaoka Doki (Estanho/Takaoka, Toyama); Inami Choukouku (Madeira/Nanto, Toyama); Mino Washi (Papel Washi/Mino, Gifu); Mino Yaki (Cerâmica/Tajimi, Gifu); Toyooka Kiryuzaiku (Cestaria/Toyooka, Hyogo); Kumamoto Tatami Omote (Tatami/Yatsushiro, Kumamoto); Honba Amami Oshima Tsumugi (Têxtil/Tatsugo, Kagoshima)

 

Related Post

MÚSICA: Joe Hirata é atração em duas ‘festas julin...   Depois de se apresentar no 31º Festival Kodomo-no-Sono – Bazar Beneficente, da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, em Itaquera, o ca...
SALVADOR-BA: Salvador recebe o VII Festival da Cul...   Em sua sétima edição, a Associação Nipo-Brasileira de Salvador (Anisa) realizará o VII Festival da Cultura Japonesa – XXII Bon Odori, que te...
EXPOSIÇÃO: Museu Histórico da Imigração Japonesa n... O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB) apresenta, até o dia 12 de novembro, uma coleção de obras de arte, na maioria de artistas ni...
MÚSICA: No Japão, Melissa Kuniyoshi supera desafio...   O ano de 2014 mal começou, mas promete ser de novidades e desafios para a pequena Melissa Kuniyoshi, a estrela de karaokê que conquistou res...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *