EXPOSIÇÃO: Deco apresenta mostra de ‘Arte Koguei na Casa Brasileira’

Abre para o público, a partir desta sexta-feira, 19, a Mostra “Arte Koguei na Casa Brasileira”, na Galeria Deco, bairro da Bela Vista, em São Paulo. A exposição apresenta as técnicas milenares e ancestrais japonesas da chamada Arte “Koguei” – criações complexas feitas com elementos da natureza como água, fogo, madeira e terra.

 

Exposição apresenta as técnicas milenares e ancestrais japonesas da chamada Arte Koguei. Foto: divulgação

 

Entre os trabalhos, estão obras feitas com o papel Washi, declarado recentemente pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e a Inami Choukoku, tradicional técnica japonesa de entalhe em madeira.

A mostra percorre e traduz 11 técnicas diferentes da arte “Koguei” produzidas em várias províncias do Japão e ainda pouco conhecida no Brasil. De forma didática o visitante poderá conhecer produtos feitos em laca, vidro, madeira, pedras, cobre, cerâmica, porcelana, tecidos, seda e junco, identificados em criações como vasos, esculturas, quadros e utilitários.

“O intuito da exposição é a divulgação no Brasil de uma importante parte da cultura Japonesa”, comentam os curadores brasileiros da mostra, Marisa Ota e Igor Miyahara. “Há um interesse na preservação da cultura japonesa mas também pretendemos difundir que estes  produtos por serem de alta complexidade técnica e artesanal estão no limiar da obra de arte em si.”

A “Arte Koguei na Casa Brasileira”, é uma iniciativa da Instituição Combridge Corporation, de Tóquio, que atua em programas de revitalização, valorização e de preservação da propriedade intelectual dos micros e pequenos  produtores tanto no próprio Japão como os promovendo em outros países.  São  trabalhos de  técnicas variadas e de alto valor agregado. Ito Shunsuke, CEO da Combridge Co., estará em São Paulo por ocasião da mostra que ocupará a Galeria Deco especializada em obras de arte de origem japonesa e de descendentes residentes no país.

 

 

Exposição – “Arte Koguei na Casa Brasileira”

Quando: De 19 de janeiro a 02 de fevereiro. Vernissage para convidados dia 19/01, a partir das 18h.

Entrada Gratuita.

Onde: Galeria Deco (Rua dos Franceses, 153 Bela Vista tel.: 11/3289-7067)

Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 10h às 18h. Sábados e domingos, das 11h às 18h. (Aberta dia 25, feriado, das 11h às 18h).

Vernissage para convidados dia 19/01, a partir das 18h.

 

Relação de todos os artistas, suas técnicas e regiões de procedência: Odate Magewappa (Cedro/Odate, Akita); Kawatsura (Laca Japonesa/Kawatsura, Akita); Edo Kiriko (Vidro/Edo, Tóquio Metro); Kosyu Suishokisekizaiku (Cristal/Kosyu, Yamanashi); Takaoka Doki (Estanho/Takaoka, Toyama); Inami Choukouku (Madeira/Nanto, Toyama); Mino Washi (Papel Washi/Mino, Gifu); Mino Yaki (Cerâmica/Tajimi, Gifu); Toyooka Kiryuzaiku (Cestaria/Toyooka, Hyogo); Kumamoto Tatami Omote (Tatami/Yatsushiro, Kumamoto); Honba Amami Oshima Tsumugi (Têxtil/Tatsugo, Kagoshima)

 

Related Post

DIA DOS PAIS: Aliança convida para Almoço do Dia d... A Aliança Cultural Brasil-Japão convida alunos, ex-alunos, familiares, amigos e o público em geral para o Almoço Beneficente de Dia dos Pais, que será...
BELO HORIZONTE: Festival do Japão em Minas Gerais ...     O Festival do Japão Minas Gerais 2013 será realizado no Centro de Convenções do EXPOMINAS BELO HORIZONTE, no período de 15 a 17 de Março 2013, ...
DIAS 25 E 26: 3º LIBERDADE JAPAN FESTIVAL ACONTECE... Depois do sucesso das duas primeiras edições, acontece neste fim de semana (25 e 26), no Salão de Convenções do Nikkey Palace Hotel, no bairro da Libe...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: 4º. Concurso de Karaokê da A...   Realizado no dia 07 de setembro 4º. Concurso de karaokê da Amizade de Guararapes, na sede da AERG, contou com participação de 185 cantores. ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *