EXPOSIÇÃO: EXPOSIÇÃO IMAGEM & HAICAI

A Fundação Memorial da América Latina abre nesta segunda, 31 de agosto de 2015, a exposição Imagem & Haicai, da qual participam artistas plásticos brasileiros e poetas latino-americanos e japoneses. O projeto foi concebido por Altina Felício. A curadoria de poetas é de Carlos Roberto Bueno, que fará uma palestra na abertura, juntamente com a poeta haicaista Cristiane Grando, a partir das 19h. A exposição foi montada no saguão da Biblioteca Latino-Americana. Ela fica até 30 de setembro, de seg. a sex., das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h. A entrada é franca.

 

resized_IMAGEM HAICAI

 

Imagem & Haicai é formada por trabalhos de 60 artistas plásticos, em variadas técnicas. Eles receberam haicais selecionados de 51 poetas e criaram a partir deles, gerando numa nova poética: a imagem e o haicai como uma só obra. Os artistas receberam 1 ou 2 haicais cada, deixando a emoção fluir em aquarelas, gravuras, pinturas, fotografias, técnicas mistas, instalações e vídeos,  sem que a obra seja apenas uma ilustração do poema de origem.

Também foram programadas oficinas artístico-literárias em conexão com a mostra. São elas Haicai e Aquarela (17 e 24 de setembro), por Altina Felício, e Oficina de Haicai (12 e 19 de setembro), por Carlos Roberto Bueno. Ambas são gratuitas. Mais informações pelo e-maileventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone: (55 11) 3823-4780. As inscrições poderão ser feitas por meio de um formulario que estará disponível nesta página a partir de segunda, 31 de agosto.

Na oficina Haicai e Aquarela, a aquarelista Altina Felício apresenta a prática da aquarela e seu histórico. Os participantes farão uma aquarela inspirada em seu próprio haicai. O Memorial colocará à disposição o material gratuitamente, exceto o  papel (a sugestão é que se traga papel sulfite 170grs). Já Carlos Roberto Bueno, em sua oficina de haicai, contará não apenas a história do haicai e das vertentes praticadas no Brasil, como dará dicas para a elaboração de haicais, de tal modo que qualquer pessoa poderá cultivar esse gênero literário conciso e filosófico.

Segundo Altina Felício, o Haicai se origina do tanka, um tipo de poema curto, que predominava na arte poética do século XVI no Japão e que hoje se conhece como  haikai ou haicai, que significa “instante ou expressão poética”. Originalmente, a forma poética do haicai obedeceu à composição fixa de três linhas, que soma 17 sílabas e tem como características: a brevidade, a concisão e a síntese. Seus mestres admiráveis influenciaram a produção poética não apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina como Uruguai, Chile, Argentina, Guatemala e México, reunidos neste projeto.

 


 

 

Serviço

Imagem & Haicai
Exposição coletiva de haicais e imagens artísticas
Saguão da Biblioteca Latino-Americana
1º a 30 de setembro de 2015
Horário: 2ª a 6ª, das 9h às 18h, e sábs, das 9h às 15h
Entrada franca.

Oficinas artístico-literárias:
Oficina de Haicai – 12 e 19 de setembro, sábados, das 14h às 17h30.
Oficina Haicai e Aquarela – 17 e 24 de setembro, quintas, das 9h às 13h

Inscrições Gratuitas

Para se inscrever, use os hiperlinks a seguir:

Oficina “Haicai e Aquarela”

  • 12 de setembro de 2015, sábado, das 14 às 17h30 – HAICAI,
  • 17 de setembro de 2015 , quinta, das 9 às 13h – AQUARELA

Para se inscrever no grupo de oficinas nas datas mencionadas anteriormente, clique aqui.

Oficina “Haicai e Aquarela”

  • 19 de setembro de 2015, sábado, das 14 às 17h30 – HAICAI,
  • 24 de setembro de 2015 , quinta, das 9 às 13h – AQUARELA

Para se inscrever no grupo de oficinas nas datas mencionadas anteriormente, clique aqui.

Nota: As inscrições nas oficinas são divididas em dois grupos. O primeiro grupo inclui as oficinas de Haicai e Aquarela, agendadas, respectivamente, para os dias 12 e 17 de setembro. O segundo grupo inclui as oficinas de Haicai e Aquarela agendadas, respectivamente para os dias 19 e 24 de setembro. As inscrições são gratuitas e cada grupo de oficinas possui o limite de 40 vagas cada.

Serviço

40 vagas em cada oficina.
Grátis

Informações:

e-mail eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone: (55 11) 3823-4780.

 

 

Related Post

COMUNIDADE: 29º Kyodo Matsuri – Miss Ryuso acontec... O que era bom ficou ainda melhor. Este ano, a 29ª edição do Kyodo Matsuri – Miss Ryuso ganhou um dia a mais e será realizado no sábado e domingo, dias...
EXPOSIÇÃO: 89ª Exposição de Orquídeas de São Paulo...   A Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) organiza o 89ª Exposição de Orquídeas no bairro da Liberdade. (foto: divulgação) A Associaç...
MANGÁ: Editora Panini relança a saga ‘Dragon Ball’... A Panini, por meio de seu selo Planet Mangá, lança novamente no Brasil o mangá de sucesso internacional Dragon Ball. Recorde de vendas em todo o mundo...
MEMAI: KINEMA | FILMES REGISTRAM O JAPÃO EM LONDRI...   Cartaz do filme Haruo Ohara. (Foto: divulgação) A poesia é o fundamento dos  curta-metragens Haruo Ohara e Satori Uso, dirigidos pelo ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *