Exposição: “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer” volta a SP

De volta a São Paulo, a Associação Paulista de Medicina (APM) promove, até 12 de anril, a exposição itinerante “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer!” no Hospital Santa Isabel, no bairro de Santa Cecília. De lá, segue para Presidente Prudente, Marília e Araçatuba (veja programação).

A exposição, que circula por instituições de saúde e Regionais da APM no Estado de São Paulo, foi inaugurada na sede da entidade e de lá seguiu para as cidades de Jales, Catanduva e Botucatu.

Segundo o curador da exposição dr. Ruy Tanigawa, primeiro secretário da Associação Paulista de Medicina, a mostra busca exibir as consequências da arma nuclear, mostrando para o público seus efeitos impactantes no Japão e no mundo, e a importância em relação à paz.

“A exposição será direcionada principalmente aos mais jovens, no sentido de promover uma ação educativa pela paz entre os povos”.

Um dos objetivos é provocar reflexões sobre esse trágico momento da história mundial, 67 anos atrás. O material veio do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima. São 30 pôsteres com imagens e textos informativos e cinco DVDs que reúnem testemunhos dos sobreviventes, documentários e animações japonesas.

A mostra tem entrada franca. Poderão ser agendadas visitas de alunos do ensino médio e universitários, que participarão de uma contextualização histórica e da proposta de feitura dos tsurus, pássaros de origami (técnica de dobradura em papel) que incentivam a paz.

Bombardeios – O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques, e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação.

A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, que será retratada na exposição. Personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.

De acordo com Milton Massato Hida, um dos colaboradores da exposição, o intuito, além de relembrar as consequências da tragédia, é homenagear os sobreviventes que moram no Brasil, incentivar a abolição das armas nucleares e celebrar a paz.

Para realização da mostra, a APM contou com a parceria inicial das entidades Associação Médica de Hiroshima, Associação Médica Brasileira, Associação Hibakuba Brasil pela Paz, Fundação de Cultura pela Paz de Hiroshima e a Prefeitura de Hiroshima/Japão.

PROGRAMAÇÃO

Hospital Santa Isabel

Período: Até 12 de abril. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h

Hall de Entrada – Rua Jaguaribe, 144 – Santa Cecília – São Paulo – SP

Informações: 11/2176-1484 / 2176-7721

Associação Paulista de Medicina – Regional de Presidente Prudente

Abertura: 15 de junho

Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 – Presidente Prudente – SP

Informações: presidenteprudente@apm.org.br / (18) 3223-3910

Associação Paulista de Medicina – Regional de Marília

Abertura: 10 de agosto de 2012

Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antoni Scarabôtolo”

Informações: (14) 3433-5246 / (14) 3433-8186 / apmmar@terra.com.br

Rua Yara Clube, 85 – Marília – SP

Informações: (14) 3413-9930

Associação Paulista de Medicina – Regional de Araçatuba

Abertura: 18 de outubro de 2012

Rua Waldir Lopes, 455 – Araçatuba – SP

Informações: apmedica@ata.terra.com.br / (18) 3625-7879

Reportagem: Aldo Shiguti

Related Post

BEISEBOL: Marília é campeão do XVIII Campeonato Br...   Marília campeão do 18º Campeonato Brasileiro de Beisebol categoria pré-infantil (foto: Nelson Yajima)     Realizado entr...
LÍNGUA JAPONESA: CBLJ – Curso de Japonês por...   O CBLJ - Centro Brasileiro de Língua Japonesa está realizando um curso de língua japonesa à distância, com 20 vagas disponíveis. As inscriçõ...
FRUTOS DA MATA ATLÂNTICA: ABJICA e Instituto Flore... Gabiroba, da Mata Atlântica (Foto: reprodução) A Associação dos Bolsistas da Jica (ABJICA) e o Instituto Florestal realizam no próximo dia 22 (qui...
COMUNIDADE: Parque da Água Branca recebe 1ª edição...   Tosa Matsuri. Você sabe o que significa? Pode ser o antigo nome da província de Kochi. Mas nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo), no...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *