EXPOSIÇÃO: “LOUCURAS ANUNCIADAS – FRANCISCO DE GOYA”

A Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 29 de julho a 24 de setembro, a mostra Loucuras Anunciadas, do artista espanhol Francisco de Goya (1746-1828). A coleção, também chamada de Disparates, que reúne 20 gravuras, é uma edição póstuma da Academia de Belas Artes de Madri, que adquiriu as pranchas em 1864. O ciclo apresentado em São Paulo é considerado o mais obscuro e complexo da produção de Goya.

O período em que as gravuras foram feitas não é muito preciso; de acordo com especialistas, devem ser de 1815 a 1820. Goya tinha decidido não publicá-las, por causa da perseguição aos iluministas à época.

As enigmáticas gravuras são as últimas obras gráficas de Goya. Disparates é uma série que revela visões, violência, sexo, deboche das instituições relacionadas com o regime absolutista, crítica aos costumes e ao clero.

 

Disparate Feminino. Crédito – Imagens: The art Company.

 

Gravuras ampliadas
Segundo a curadora Mariza Bertoli, a exposição contará também com diversas atividades interativas. “Pensei em um espaço que gerasse inquietações e curiosidade. Os participantes estarão vivenciando, de fato, o exercício estético. O estético na arte é o que comove, e a sua finalidade é colocar-nos na obra que está nos nossos olhos; promover um conhecimento sensível”, explica Mariza.

“Será uma experiência forte fotografar-se nestes cenários, que são as gravuras aumentadas. Ver-se entre os loucos é inusitado. Valorizar a liberdade de não estar ‘ensacado’. Afinal, no início da mostra, nos perguntamos: pode-se anunciarloucuras?”, completa a curadora.

A mostra contará com duas grandes gravuras impressas para que as pessoas se fotografem diante das imagens. Uma delas, contará com sacos, tal como na gravura original Os ensacados (Los ensacados), que estará na exposição. A gravura remete à opressão, ao desespero e à própria sensação da surdez. Goya perdeu a audição aos 46 anos.

Acessórios e vestuários também ficarão à disposição, para que as pessoas possam se caracterizar e fazer suas próprias produções para fotografia. As gravuras ampliadas medem 1,8m X 2,75m. Além disso, estarão disponíveis ainda diversas máscaras e dois espelhos, um côncavo e outro convexo, para que os visitantes se vejam por outras perspectivas.

A mostra encerra temporada na Caixa Cultural Curitiba no dia 02 de julho e, após estada em São Paulo, seguirá para a Caixa Cultural Brasília, onde ficará em cartaz do dia 09/01/2018 ao 04/03/2018.

 

Serviço:

Exposição “Loucuras Anunciadas – Francisco de Goya”

Local: CAIXA Cultural São Paulo

Praça da Sé 111, Centro, próximo à estação Sé do metrô

Ingresso: Entrada Gratuita (Acesso para pessoas com deficiência)

Informações: 11/3321-4400

Abertura: 29 de julho de 2017 (sábado), às 11h

Visitação: de 29 de julho de 2017 até 24 de setembro de 2017

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Entrada franca.

 

Palestra Vida e obra de Francisco Goya:

Palestrante: Mariza Bertoli – curadora da exposição

Data: Dia 19 de agosto de 2017, sábado, às 11h

Local: CAIXA Cultural São Paulo 

Classificação indicativa livre para todos os públicos.

Capacidade: 50 participantes.

 

 

Related Post

KARAOKÊ: Elzo Sigueta é reeleito presidente da Uni... Em Assembleia Geral Ordinária realizada no último dia 9, no auditório da Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São...
CARRO DOS SONHOS: “CARRO RECICLADOR” DE JOVEM BRAS... A brasileira, Victória Bezerra de Oliveira, estudante da rede pública de Guarulhos (SP), recebeu nesta quarta-feira, dia 23, o prêmio do concurso mund...
EVENTOS: Exposição investiga influência do mundo p...       Personagens fazem parte da paisagem cotidiana dos japoneses A Fundação Japão realiza em parceria com o Sesc SP a expo...
MARÍLIA: Japan Fest acontece de 20 a 23 de abril; ... Uma das principais atrações da abertura do Japan Fest de Marília, que este ano chega a sua 15ª edição, será o tradicional concurso Miss Nikkey 2017. D...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *