FALECIMENTO: Comunidade lamenta morte de Kuniei Kaneko, presidente do Bunkyo de Registro

 

Morreu na manhã desta segunda-feira (12), na Unimed de Guarulhos (SP), o presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro, Kuniei Kaneko. O corpo será transferido na tarde de hoje para Registro (SP). O velório deve começar por volta das 17 horas de hoje. O enterro será amanhã (terça) no Cemitério da cidade.

 

Presidente do Bunkyo de Registro, Kuniei Kaneko tinha 73 anos. (foto: divulgação)

 

Segundo informações de amigos, Kaneko foi internado na noite de sexta-feira passada no hospital de Registro após se sentir mal. No sábado, foi transferido para a Unimed de Guarulhos, onde veio a falecer.

“A única coisa que sabemos é que ele havia feito um exame de sangue e suas plaquestas estavam muito baixas”, disse o presidente da Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste) e da Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira), Toshiaki Yamamura, que lamentou a perda repentina do amigo.

“É se dúvida uma grande perda não só para Registro e o Vale do Ribeira como também para toda a comunidade nipo-brasileira. Além de um grande amigo, ele era muito esforçado e dedicado”, disse Yamamura.

 

Kuniei Kaneko com Kihatiro Kita (foto: divulgação)

 

Para o diretor de Comunicação da Uces, Akio Ogawa, que também conviveu com Kaneko, “foi uma perda irreparável”. “Ele era uma pessoa muito dedicada e colocava paixão em tudo que fazia. Era um imigrante feliz e após trabalhar e se aposentar, passou a se dedicar ainda mais aos trabalhos sociais, principalmente como presidente do Bunkyo de Registro, entidade que presidia desde2010”, destacou Ogawa, lembrando que Kazuo Harasawa, responsável pela vinda de Kaneko ao Brasil, hoje com mais de 80 anos, fez questão de prestigiar a cerimônia de posse de seu primeiro mandato.

“Ultimamente, ele estava muito contente porque conquistou uma vaga para representar o Vale do Ribeira no 29º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, o Brasileirão, que será realizado em julho, na cidade de Campinas”, destacou Ogawa.

Informado pela reportagem do Jornal Nippak, o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo –, Kihatiro Kita, ficou surpreso com a notícia. “Lamentamos a perda de um grande amigo e colaborador, um perda que não será substituída”, explicou Kita, acrescentando que “a única forma de homenageá-lo é trabalhando cada vez mais para o progresso da comunidade nikkei, que também era um sonho acalentado por ele”.

 

Kazuki Muramatsu, Kuniei Kaneko e Irineu Kawajiri (foto: divulgação)

 

Para o deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), “não só perdemos um grande líder, mas uma figura humana exemplar, um querido amigo”. “É uma perda muito grande não só para o Vale do Ribeira como também para a comunidade nikkei pois o Kaneko vinha exercendo um papel de liderança à frente do Bunkyo de Registro e colaborava intensamente, sobretudo, para a integração da comunidade junto à sociedade do Vale do Ribeira e também para o fortalecimento dos laços entre o Brasil e o Japão”.

Kuniei Kaneko, natural de Niigata, chegou ao Brasil em 1958, aos 18 anos de idade. Morador em Registro há 50 anos, teve longa atuação no Bunkyo também como diretor do Departamento de Divulgação, de Wadaiko e Radio Taisso.

Casado com a professora Keiko, deixa três filhos e três netos.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Novo cônsul geral pretende se empenhar...   Nem bem assumiu seu posto, o novo cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, já tem uma missão um tanto diferente. Não, não se ...
SAÚDE: Walter Ihoshi reitera ‘compromisso’ com mun... O deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP) participou, em São Paulo, do 2º Fórum a Saúde do Brasil, promovido pelo Jornal Folha de S.Paulo. Na ocasião,...
JAPÃO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO 34ª FESTA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Dias 20 e 21/06/2015 Horário: 10h às 21h Onde: CENFORPE - S B do Campo/SP (Av. Dom J...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Família Moribe, de Cafelândi...   Foi em 6/05/1913, que o Patriarca Isaburo, saindo de Fukuoka, desembarca no porto de Santos. Moribe significa –Guardiões da Floresta -. Como...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *