FERNANDO ROSA: Aprenda a usar a Roda da Abundância em sua vida

Uma poderosa ferramenta utilizada nos processos de Coaching, é a Roda da Abundância. Uma roda que tem como base 4 verbos: Declarar, Solicitar, Agir e Agradecer. Com base em uma escala de 0 a 10 você vai marcando o quanto tem usado esses verbos em sua vida.

 

roda-da-abundancia

 

Encontrar o equilíbrio nessa roda pode te levar a ter uma vida muito mais próspera. Realizando sonhos, atingindo metas, melhorando seus relacionamentos, administrando melhor seu tempo, recebendo o que você merece e desenvolvendo seu autoconhecimento.

Nesse artigo primeiro vou te explicar sobre os 4 tópicos da roda, em seguida quero te convidar para 4 exercícios que farão com que seus resultados na vida pessoal e/ou profissional aumentem de forma surpreendente. Vem comigo, faça a leitura e depois entre em ação.

 

DECLARAR

Quanto você declara para as pessoas quem você realmente é? Na vida exercemos diversos papéis, pai, mãe, filho, profissional, amigo, vizinho entre outros. Agora, e sua essência, sua verdadeira identidade? Aquele seu “eu interior” que independente do lugar que você está, todos conseguem te definir da mesma forma. Ou será que em cada lugar que você está você é uma pessoa? O quanto você conhece essa pessoa que está lendo esse artigo?  Quando você se olha no espelho, como está sua percepção de quem você é? Sócrates dizia:

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”

Este primeiro verbo da Roda da Abundância trabalha o autoconhecimento, quanto mais você se conhece, mais fácil se declara e se conecta com o mundo.

 

SOLICITAR

Para conseguir o que você deseja geralmente, necessita da ação de outras pessoas e para isso é necessário saber solicitar. Se estiver desempregado, precisa enviar currículos solicitando emprego. Se abriu um novo negócio, declare para os amigos e solicite clientes. Não adianta você se isolar, saber solicitar é fundamental para fazer sua Roda da Abundância girar com equilíbrio. Deixe de lado a soberba e peça o que deseja. Mas atenção, fique atento com a palavra “merecimento”, tenha a consciência do quanto você merece o que está solicitando. Então a pergunta que deixo aqui para você é: O quanto você solicita para as pessoas, para o universo o que você precisa e é merecedor?

 

AGIR

Se você fizer as mesmas coisas todos os dias, terá sempre os mesmos resultados e com o tempo esses resultados não serão suficientes para manter as conquistas de ontem ou atingir novas realizações. Faça diferente, ouse ir além, sem medo de arriscar. O quanto você tem feito seu melhor diariamente? Tem pessoas que batalham, lutam pelos seus objetivos e quando estão muito perto de alcançar acabam desistindo por não suportar mais a dor, o cansaço ou a desmotivação. Não desista, faça o seu melhor, vá até o fim, entre em ação. Busque sempre fazer acontecer e não espere que apenas aconteça com você.

 

AGRADECER

O poder da gratidão é mágico, parece que quanto mais você agradece os acontecimentos da sua vida, mais prosperidade você tem. Esse quarto verbo da Roda da Abundância é de extrema importância para seu crescimento. Muitas pessoas têm vergonha de agradecer. Algumas talvez tem a sensação de se sentir rebaixadas, mas muito pelo contrário. Usar a gratidão é característica das pessoas de sucesso. Ser grato a vida, ao seu Deus, as pessoas e tudo que te acontece, as vezes até mesmo com fatos negativos que te levam a um grande aprendizado, te deixa mais leve e aberto para novas conquistas. Então eu te pergunto: O quanto você tem agradecido em sua vida?

Meu caro leitor, esses são os 4 verbos da Roda da Abundância, te convido a refletir sobre cada um deles e refletir o quanto pode declarar cada vez mais para o mundo e para si mesmo quem você é. O quanto você está solicitando para as pessoas e o universo o que você deseja e realmente merece. Você está dando seu melhor todos os dias, fazendo acontecer e não esperando que aconteça? Está sendo grato as pessoas, a sua vida, as suas conquistas e demonstrando essa gratidão?

 

Te convido agora a pegar papel e caneta e vamos realizar alguns exercícios:

 

EXERCÍCIOS DE REFLEXÃO

 

Declarar

1) Complete as frases abaixo:

 

Eu sou….

Eu gosto de….

Eu tenho…

Eu vivo….

Eu faço…

Eu quero….

Eu experimento…

Eu sinto…

Eu me encanto…

Eu acredito…

 

 

Solicitar

2) Trace objetivos e declare para as pessoas:

– Escreva 5 objetivos para realizar ainda este ano.

– Quais são as pessoas que podem contribuir para realizar esses objetivos?

– Quando e como especificamente você vai conversar sobre esses objetivos com essas pessoas?

 

Agir

3) Fazer acontecer e não esperar que aconteça com você.

– Liste 3 atividades importantes que iniciou e parou no meio do caminho.

– O quanto finalizar essas 3 atividades é importante na sua vida hoje?

– O que te impede de finalizar essas atividades dentro dos próximos dias ou horas e com isso se sentir mais feliz e realizado?

–  Como você vai se sentir com tudo concluído e finalizado?

 

Gratidão

– Liste os 10 fatos mais importantes da sua vida;

– Escolha as 5 pessoas mais importantes para você;

– Entre essas 5 pessoas, quais são as 3 mais importantes?

– Agora se pudesse conversa com apenas uma dessas pessoas, qual seria?

– Para finalizar com chave de ouro, te convido a pegar outra folha e escreva uma linda carta de gratidão para essa pessoa, dizendo tudo que está no seu coração, talvez coisas que nem ela saiba. Envie pelo correio ou entregue pessoalmente.

 

É isso meu caro leitor, esse artigo ficou um pouco mais longo, mas tenho certeza que se você colocar em prática essas dicas da Roda da Abundância, terá muita prosperidade em sua vida. Compartilhe com seus amigos, vamos fazer essa Roda da Abundância girar.

 

Um forte abraço e até breve…

 

 

FERNANDO ROSA

FERNANDO ROSA

Palestrante Internacional, Master Coach Trainer, Master em PNL, Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, Pós-Graduado em Psicologia Positiva, especializações em Business and Executive Coaching, Hipnose Ericksoniana.

contato@fernandorosa.com.br | www.fernandorosa.com.br
FERNANDO ROSA

Últimos posts por FERNANDO ROSA (exibir todos)

    Related Post

    NIPPAK PESCA: Papa-terra (Menticirrhus americanos)   Por *Marcelo Szpilman - Ilustração de Antônio Woyames     Coloração: Dorso e flancos cinzaprateados (variando de acor...
    BANCO BACURI: O primeiro sonoro de Yasujiro Ozu Quando se trata dos grandes cineastas japoneses do século passado, como isso tivesse sido há tanto tempo (?), não seria exagero considerar Yasujiro Oz...
    JORGE NAGAO: Hiroíto, o rei   Rei? Não, contestarão muitos leitores, Hiroíto foi imperador. Então, esclareço que trata-se de um Hiroíto brasileiro como tantos outros cujo...

    2 Comments

    1. Por que MASTER e não MESTRE?

    2. Regina Márcia Barreto Figueiredo says:

      Eu sou coach e nao conhecia a Roda da Abundância.
      Obrigada por disponibilizar aqui.}
      Grande abraço.

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *