FERNANDO ROSA: O Que é Coaching?

Caro leitor, sou Fernando Rosa, é com grande prazer que inicio minha coluna com artigos sobre Coaching para o Jornal Nippak. Semanalmente vou compartilhar com vocês informações que vão potencializar os seus resultados pessoais e profissionais, através dessa metodologia fantástica que é o coaching.

Já atendi diversas pessoas e empresas, realizando eventos no Brasil, Colômbia e Japão. Por onde passo percebo que um dos maiores desafios que as empresas encontram é ter profissionais capacitados e engajados com o trabalho. Por outro lado, temos as pessoas buscando o equilíbrio entre o sucesso pessoal e profissional. Como fechar essa equação de forma sólida e eficaz? O processo de Coaching é uma metodologia que oferece recursos para solucionar essa e outras questões, potencializando os resultados no mundo corporativo e pessoal.

 

Agora o que é Coaching?

Gosto de dizer que Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, com começo, meio e fim. Que leva a pessoa ou um grupo de um estado atual a um estado desejado através de técnicas e ferramentas. O processo tem o poder de distorcer o tempo, gerando resultado de forma efetiva e rápida para o indivíduo e para as empresas que implantam a Cultura Coaching em sua gestão.

O coach (profissional que conduz o processo) é uma pessoa que vai ampliar sua visão sistêmica, levando o Coachee (cliente no processo) ao alcance de seus objetivos. O processo é realizado através de encontros que tem em média 1 hora de duração. A cada sessão a pessoa vai evoluir, se motivar e perceber que pode caminhar sozinha, sem gerar uma dependência do coach, pois todos os recursos que precisamos estão dentro de nós, mas muitas vezes precisamos que alguém nos auxilie a encontrar o caminho.

 

Listo aqui alguns benefícios que o processo de coaching pode lhe proporcionar:

  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Quebra de Crenças Limitadoras
  • Autoconhecimento profundo
  • Potencializar sua Liderança
  • Foco e Evolução Contínua
  • Planejamento Estratégico
  • Administração do Tempo
  • Realização de Metas

 

Para ilustrar o papel do coach, vamos usar como exemplo um pai que ensina o filho a andar de bicicleta. Ele não vai nem na frente puxando e nem atrás empurrando, vai ao lado do filho dando apoio. No início ele segura o guidão para dar a direção e põe a mão no banco da bicicleta para dar equilíbrio. Com o tempo solta o guidom, a criança já sabe controlar a direção, precisando apenas da mão no banco para dar equilíbrio. Logo mais o pai pode tirar a mão do banco e talvez fique apenas com um leve toque de apoio no ombro do filho. Nesse estágio é bem provável que algumas crianças já se sintam seguras para tirar as rodinhas da bicicleta, ou talvez tenha apenas uma de suporte. Essa evolução é gradativa até chegar no ponto em que o pai não precisa mais tocar no filho ou na bicicleta, apenas estar correndo ao lado, ou um pouco mais atrás passando segurança. Se por acaso o filho ameaçar a cair ele está ali para segurar e apoiar dando forças para continuar, pois ele está indo muito bem. Até chegar o grande e esperado momento em que a criança tem total domínio da bicicleta, conseguindo dar direção, ter equilíbrio, pedalar com velocidade e quem sabe até fazer algumas manobras radicais ao perceber que seu desenvolvimento não tem limites, basta treinar e se dedicar com empenho, sabendo que tombos poderão acontecer, mas que sempre terá forças para levantar e fazer melhor.

 

Agora te convido a usar essa metáfora de ensinar uma criança a andar de bicicleta e comparar com um processo de coaching, no qual o coach auxilia o coachee a conquistar um objetivo. O coach deve caminhar ao lado, sem puxar ou empurrar o cliente. Tem que transmitir confiança gerando um campo relacional que propicia evolução do processo de aprendizagem e evolução. Deve estimular para que o coachee se sinta motivado a atingir o que deseja e quando encontrar obstáculos o coach está pronto para apoia-lo de forma profissional e realista. Até o momento que com a evolução de cada sessão, o cliente atinja o resultado esperado e se sinta apto para caminhar sozinho em seu processo evolutivo.

Espero que tenha gostado desse nosso primeiro artigo para o Jornal Nippak. Todas as semanas estaremos aqui para compartilhar mais conhecimentos para você potencializar seus resultados.

 

Um forte abraço e até breve…

 

 

FERNANDO ROSA

FERNANDO ROSA

Palestrante Internacional, Master Coach Trainer, Master em PNL, Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, Pós-Graduado em Psicologia Positiva, especializações em Business and Executive Coaching, Hipnose Ericksoniana.

contato@fernandorosa.com.br | www.fernandorosa.com.br
FERNANDO ROSA

Últimos posts por FERNANDO ROSA (exibir todos)

    Related Post

    CIDADES/LINS: Kumamoto faz bonenkai e homenageia i... A solenidade foi no dia 21, na propriedade de Kazunori Yasunaga, presidente da associação em Promissão, reunindo-se os naturais e descendentes daquela...
    ERIKA TAMURA: Bullying ou Iijime   O assunto dessa semana é delicado, e preza pela gravidade e o tabu que envolve o tema: bullying ou como se diz aqui no Japão, iijime. Qua...
    JORGE NAGAO: Amor à Natureza     Todo o mundo está preocupado com a sustentabilidade do planeta e com o aquecimento global e você, faz a sua parte?  Se você nã...
    ERIKA TAMURA: Conscientização ambiental Atualmente estou no Brasil e tenho acompanhado as noticias pelo mundo. O mundo foi abalado pelo atentado terrorista em Paris, o Brasil sofre com a tr...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *