FERNANDO ROSA: Use sua história para alcançar o sucesso

Você já parou para pensar nos altos e baixos que já passou em sua vida? Quantas coisas boas e maravilhosas que já te aconteceram. Quantos desafios você já superou e tristezas já passou. Temos o poder de construir nosso futuro, mas o passado não é possível apertar um botão e voltar a fita para mudar. Porém te convido a ler os próximos parágrafos e descobrir como pode ser poderoso caminhar pela sua história e colher joias que irão te levar ao sucesso.

 

“Vamos escrevendo os parágrafos da nossa história em cada dia que vivemos.”

 

Tem pessoas que se prendem aos fatos negativos que viveram, se lamentam das perdas e vão sempre colocando nas rodas de conversas momentos desagradáveis que passaram. Podemos chamar essas pessoas de “Hards”, um velho personagem dos desenhos animados que vive dizendo: “Ó céus, ó vida, ó azar. ” Cuidado com pessoas assim, enquanto elas não te verem reclamando, elas não saem de perto de você.

Também tem aquelas que optam por ver a vida pelo lado “meio cheio do copo”, sempre alegres, animadas e recordando coisas boas. Os momentos ao lado dessas pessoas se tornam agradáveis. Mas cuidado com aquelas que só contam vantagens ou esquecem dos desafios da vida real, se escondendo em um mundo de fantasia.

E por fim, tem aquelas pessoas que procuram ter os pés no chão, sabendo que na vida estamos sujeitos a ter momentos maravilhosos e momentos tristes. Compreendem que tudo que passamos tem uma intenção positiva ou algum aprendizado para continuar nossa caminhada.

Agora de uma pausa para refletir nessas perguntas:

– Que tipo de pessoa você é?

– Se sua vida fosse um livro em que sessão estaria? Na parte de comédia, drama, romance, suspense, ficção ou alguma outra?

Independente de como foi sua história, veja o que você pode aprender com cada acontecimento, tanto os positivos como os negativos. Como já disse tudo em nossa vida pode nos gerar um aprendizado. Não temos o dom de voltar no tempo e alterar fatos, mas podemos reviver em nossa mente e ressignificar, dar um novo sentido, tirando algum aprendizado até mesmo de coisas ruins que nos aconteceram.

 

 

Técnica de Coaching

 

Em algumas sessões de coaching que realizo, convido meus clientes a resgatarem três momentos maravilhosos em sua vida. Eles falam um pouco como foi cada momento, segurando uma caneta para ancorar cada fato. Em seguida solicito que me digam três momentos ruins que passaram, segurando outras canetas. Para fechar, convido meu coachee (cliente de coaching) a imaginar que tem o poder de voltar no tempo e vivenciar uma dessas seis situações e pergunto em qual delas ele voltaria. Tanto faz ser em uma positiva ou negativa. Qual a que lhe chama mais atenção nesse momento. Assim a pessoa pega a caneta que representa esse momento e visualiza, percebendo como está se sentiu naquela situação. Agora com mais experiência, consegue perceber que essa etapa da sua vida gerou diversos resultados em seu futuro. Sendo maravilhoso ou ruim, faço a seguinte pergunta: Qual é o aprendizado que pode tirar desse momento? Finalizo perguntando como irá aplicar esse aprendizado na sua vida hoje.

Essa é uma técnica poderosa que vai te ajudar a dar um novo significado aos acontecimentos em sua vida e muitas vezes resgatar o melhor que existi dentro de você que ficou adormecido por algum tempo e usá-lo para conquistar o sucesso no momento presente.

 

“Não fique rasgando páginas da sua vida, um livro rasgado perde valor.”

 

Seja o autor da sua história, não permita que o livro da sua vida seja escrito por outras pessoas “apenas” ou tenha páginas arrancadas. Honre e respeite os capítulos em que não foram só alegrias. Veja que foram momentos que você precisou recuar para lá na frente voltar a brilhar. Se você não estiver brilhando ainda, relaxe, você tem o poder de escrever o resto da sua vida a cada dia e faça deles o melhor possível. Assim estará no caminho do sucesso, ressignificando os fatos ruins e potencializando tudo que já teve de maravilhoso na sua história.

 

5 Perguntas Poderosas para Reflexão:

– Quais foram os três momentos maravilhosos da sua vida?

– Quais foram os três piores momentos da sua vida?

– Se você pudesse voltar no tempo e viver um desses seis momentos, em qual deles voltaria?

– Qual aprendizado você tira ao reviver esse momento?

– Como vai aplicar o que aprendeu, no momento presente?

 

Um forte abraço e até breve…

 

FERNANDO ROSA

FERNANDO ROSA

Palestrante Internacional, Master Coach Trainer, Master em PNL, Administrador de Empresas, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, Pós-Graduado em Psicologia Positiva, especializações em Business and Executive Coaching, Hipnose Ericksoniana.

contato@fernandorosa.com.br | www.fernandorosa.com.br
FERNANDO ROSA

Últimos posts por FERNANDO ROSA (exibir todos)

    One Comment

    1. Dayana Cruz Pereira says:

      Tive a honra de conhecer os processos de Coaching recentemente através do IBC, com o Master Fernando Rosa e posso dizer que está sendo um verdadeiro divisor de águas em minha vida! Sucesso a todos e parabéns ao trabalho desse homem abençoado!

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *