FESTIVAL AGRICOLA: 24º Furusato Matsuri espera cerca de 25 mil visitantes neste fim de semana em Mogi das Cruzes

A Associação dos Agricultores de Cocuera realiza neste fim de semana (8 e 9), em sua sede, no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes (SP), a 24ª edição do Furusato Matsuri – Festival Agrícola de Mogi das Cruzes. O objetivo da festa é prestar uma homenagem aos antigos moradores do primeiro bairro agrícola de Mogi e pioneira na realização de festas agrícolas na região.

 

Objetivo do evento é divulgar o potencial agrícola do Alto Tietê e deve reunir mais de 100 produtores (divulgação)

Objetivo do evento é divulgar o potencial agrícola do Alto Tietê e deve reunir mais de 100 produtores (divulgação)

 

Este ano, o Festival, que faz parte do calendário oficial de Mogi das Cruzes, terá como tema “Parabéns, Cocuera!” em homenagem aos 95 anos da imigração japonesa no bairro de Cocuera e em Mogi das Cruzes. “A família Suzuki foi a primeira a se instalar na região de Mogi e justamente no bairro de Cocuera”, conta o presidente da associação, Armando Saito.

O recinto da festa, destaca, foi decorado inspirado no tema. No local, há o jardim “Mãe Grávida”, uma das maiores obras do renomado artista internacional Manabu Mabe (1924-1997). Trata-se de um jardim de pedras de 300 m2 que representa a fertilidade do solo e a sabedoria da natureza. Construída para comemorar o cinqüentenário da imigração japonesa no Brasil, a obra foi inaugurada em setembro de 1969, ano da visita do príncipe Akihito e da princesa Michiko. Hoje, segundo Saito, é motivo de orgulho da associação.

O festival deve reunir mais de 100 produtores rurais das cidades de Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, além da própria Mogi. Haverá exposição de produtos agrícolas, shows de músicas orientais e pratos das culinárias japonesa e brasileira. Na programação artística, destaques para os shows de Joe Hirata, no sábado, e Ryu Jackson, no domingo.

 

O astro mirim Ryu Jackson é uma das atrações do evento (foto: Aldo Shiguti)

O astro mirim Ryu Jackson é uma das atrações do evento (foto: Aldo Shiguti)

 

A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 25 mil visitantes nos dois dias de programação.

De acordo com Saito, o objetivo do Furusato Matsuri é divulgar o potencial agrícola do Alto Tietê, importante produtor hortifruti do Estado de São Paulo. Na produção nacional, é responsável por uma grande fatia de produção de nêsperas, caqui, hortaliças, hortaliças exóticas, flores e cogumelos.

 

Visitantes poderão saborear pratos típicos da culinária japonesa na Praça de Alimentação (foto: divulgação)

Visitantes poderão saborear pratos típicos da culinária japonesa na Praça de Alimentação (foto: divulgação)

 

“Um dos atrativos do evento é venda desses produtos diretamente para os consumidores”, conta Saito, lembrando que, ao longo dos anos, a atividade agrícola passou de pai para filho e hoje se encontra na terceira geração. A nova geração, destaca, trouxe tecnologias modernas para o campo e, ao mesmo tempo, sentiram a necessidade de cultuar o passado da família, “lembrando os quantos seus pais e avós sofreram para se estabelecer na região”.

 

Setor de Bazaristas terá produtos nacionais e importados (foto: divulgação)

Setor de Bazaristas terá produtos nacionais e importados (foto: divulgação)

 

Hidroponia – Uma das novidades implantadas pelas novas gerações é a produção de legumes em estufas, hidropônicas e orgânicas, além de verduras processadas. “Tivemos que nos adaptar à nova realidade para não ficarmos para trás”, conta Saito, explicando que a associação conta atualmente com cerca de 150 famílias.

Uma das formas de transmitir a cultura dos antepassados às novas gerações é a escola de língua japonesa que conta com cerca de 30 alunos, desde crianças até adolescentes

(Aldo Shiguti)

 

 

 

24 º FURUSATO MATSURI

Quando: Dias 8 e 9 de novembro. Sábados, das 10 às 21 horas, e domingo, das 9 às 19 horas

Onde: Associação dos Agricultores de Cocuera: Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura – SP 088 – S/N – Km 61,4 (antiga estrada Mogi-Salesópolis Km 9,5)

Informações pelo telefone:

11/4792-2008

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JAPÃO/PRÊMIO: Press Awards Japão divulga os venced... A comissão de premiação do Press Awards Japão anunciou oficialmente a lista dos vencedores de 2012, após a votação feita pelo colégio eleitoral, compo...
ARTE E CULTURA: Fnac Paulista apresenta Contação d...   A Fnac Paulista apresenta todos os sábados de dezembro, Contação de Estórias e Oficina de Origamis com Diana Ishimitsu, que também faz apres...
HOMENAGEM: ENTIDADES HOMENAGEIAM CONDECORADOS PELO... A comunidade nipo-brasileira se reuniu nesta quarta-feira (14) no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Soc...
SILVIA IN TOKYO: TERREMOTOS NÃO DÃO TRÉGUA EM KUMA... Terremoto de M4.9 às 10h40 em Kumamoto Os terremotos parecem não dar trégua em Kumamoto. Só no dia 5 foram registrados 25 tremores na região, dois d...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *