FESTIVAL DE MÚSICA: 5º Kitsuwa Ongakusai, um evento musical diferenciado

Realizado na Associação Shizuoka, no bairro da Liberdade, no último dia 7, em sua 5ª edição, o Kitsuwa Ongakusai vem se consolidando como algo realmente diferenciado e ganhando cada vez mais adeptos. A começar pelo fato de não haver competição, ou seja, sem a pressão pela presença de jurados. Mas o que parece estar sendo atraente é a possibilidade de se cantar com banda, ao vivo, apesar do impacto –  ainda um tabu.

 

Abertura Oficial do 5º Festival de Música Kitsuwa Ongakusai na Associação dos Shizuoka. Foto: Silvio Sano

 

Homenagens dos alunos. Foto: Silvio Sano

 

“Muitos cantores têm medo de cantar com banda mais por considerarem difícil, mas se pensarem bem perceberão o contrário porque, diferente do CD, se atrasarem no cantar, a banda os espera. No caso do CD, já era”, lembra Tadashi Watanabe, experiente guitarrista e apresentador do evento desde a 1ª edição. E os cantores, aos poucos, parecem estar assimilando. “Por problemas de saúde em casa, começamos a organizar o evento muito em cima da hora e, mesmo assim, veja só quantos inscritos”, disse, emocionada, a professora Yasue Kitsuwa, líder dessa organização musical familiar.

 

Kenji Nikaido. Foto: Silvio Sano

 

Fernanda Nakai. Foto: Silvio Sano

 

“Tudo isso graças à colaboração dos amigos, do incansável pessoal do Fujinbu (Departamento de  Senhoras) da associação Engenheiro Goulart e, principalmente, dos alunos, sem os quais não o realizaríamos”.

 

Akira Kitsuwa. Foto: Silvio Sano

 

Mitiko Matsumoto. Foto: Silvio Sano

 

Na primeira edição foram cerca de 40 participantes ao todo. Nesta, apenas com a banda foram 70 cantores, e mais 14 com CDs convidados a conhecerem o formato, como têm sido nas últimas edições, para atrai-los a cantarem com banda. “Quando cantei logo após a turma com a banda, parecia que algo estava faltando em minha apresentação”, comentou uma que cantou com CD. Por isso, e pela repercussão o apresentador brincou com a professora Kitsuwa que a próxima edição talvez terá de ser realizado em dois dias.

 

Mario Tanaka. Foto: Silvio Sano

 

Satie Kitsuwa. Foto: Silvio Sano

 

Mas o diferencial não está restrito a apenas isso. Tendo em vista terem também alunos de teclado (8) e coral (18), aproveitam o evento para também mostrarem as evoluções dos mesmos, o que também contribui para poupar os músicos dentro da programação do evento. “Antes de me formar em Música, fiz Magistério e Educação Artística. Por isso gosto de música e de ensinar. Ver a evolução dos alunos é gratificante. E como tocar em conjunto requer entrosamento, no nosso caso serviu para unir ainda mais a família”, manifestou-se, feliz, a professora Sanae, que ministra as aulas na escola.

 

Apoio Estratégico. Foto: Silvio Sano

 

E nesse clima de descontração, evidente desde o início, até coreografia espontânea por parte da plateia começou também a aparecer, de forma que uma interação palco/plateia ficou evidente em determinadas músicas, outra contribuição a esse diferencial.

 

Apresentação. Foto: Silvio Sano

 

Apresentação Yuugi. foto: Silvio Sano

 

“No ano que vou querer cantar com a banda!”, foi taxativa aquela que se se impressionara com essa possibilidade após cantar com CD neste.

 

Apresentação Coral. Foto: Silvio Sano

 

Aluno de teclado Tadashi Watanabe. Foto: Silvio Sano

 

 

Banda –  A Banda Kitsuwa conta com a seguinte formação: Osvaldo Kitsuwa (guitarra), Yasue Kitsuwa (bandolim), Sanae Kuwahara (teclado), Tiemi Kitsuwa (baixo/base), Akira Kitsuwa (bateria), Satie Kitsuwa (Vocal/flauta), Sergio Kuwahara (teclado), Fabio Sakari (percussão), Miyuki Kitsuwa (som), Kevin Kuwahara (mascote).

 

Apresentação Larissa Okamoto – 2 anos. Foto: Silvio Sano

 

(Silvio Sano, especial para o Jornal Nippak)

 

 

Related Post

COMUNIDADE: Comissão de Jovens faz balanço positiv...   Realizado nos dias 20 e 21 de outubro pela Comissão de Jovens do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), ...
ESPETÁCULO: Apresentação de Yuko Maki no Brasil lo... Foi realmente um sucesso o show beneficente, comemorativo aos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, apresentado pela cantora Yuko Maki, trazida...
BUNKYO: Nihon no Bi – Beleza do Japão aconte... Por Kenia Gomes    Chado Urasenke - cerimônia do chá (foto: divulgação) No próximo mês se iniciam as atividades pelos 105 anos de imigr...
ESPETÁCULO: Wadaiko Sho comemora 10 anos no Teatro... O grupo Wadaiko Sho celebra uma década de atividades no evento intitulado "10 anos de Wadaiko Sho", que acontece neste domingo (1º de julho), às 10h45...

One Comment

  1. Eduardo Sugimura says:

    Realmente este evento teve um diferencial enorme. Somando a perfeita organização, a banda fez jus ao nome que tem, surpreendeu mais uma vez. Quem não cantou com a banda arrependeu-se. Particularmente eu sou suspeito em falar sobre a banda Kitsuwa, pois sou fã incondicional dela além de amigo da família. Eu também cantei em dupla com o meu amigo Tadashi Watanabe. Interpretamos a música KITA SAKABA em dueto.
    Aguardamos ansiosamente novo eventro para podermos participar novamente. Grande abraço a todos…

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *