FESTIVAL DO BAMBU: Takenoko Matsuri da Associação Kumamoto preserva tradição

No último dia 6, a sede da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), recebeu grande número de associados e amigos com a realização do seu VIII Takenoko Matsuri, o tradicional festival de gastronomia e de artesanato de bambu.

 

Artesanato atraiu a atenção do público que prestigiou o 8º Takenoko Matsuri. Foto: Osmar Maeda

Artesanato atraiu a atenção do público que prestigiou o 8º Takenoko Matsuri. Foto: Osmar Maeda

 

Na abertura, Satio Oyamada, presidente do conselho consultivo da Associação apresentou Shiguero Orita, que no ato representou o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB).

Neste ano, com a divulgação do evento nas redes sociais, o Festival do Bambu atraiu a atenção de pessoas como a jornalista Tuca Figueira que mora nas proximidades da Associação e foi conferir os pratos preparados com brotos de bambu. “Provei e aprovei”, disse Tuca, que é fã da culinária japonesa.

 

Quem foi ao festival pode adquirir takenoko in natura. Foto: Osmar Maeda

Quem foi ao festival pode adquirir takenoko in natura. Foto: Osmar Maeda

 

No Festival o público pode degustar vários pratos feitos com brotos de bambu, como cozidos, vinagrete, salada, pastel entre outros.

No Japão, o “takenoko”, o broto de bambu é muito apreciado na sua culinária. No Brasil, o broto de bambu, que é colhido nessa época do ano é consumido pela comunidade nikkei e pode ser facilmente encontrado em feiras, mercados e restaurantes orientais da Capital paulista.

Paralelamente ao almoço, os organizadores realizaram uma exposição e venda de objetos de artesanato de bambu e de marchetaria confeccionados por um grupo de associados, que se reúnem semanalmente para a realização desses trabalhos.

 

Departamento jovem da Associação Kumamoto. Foto: Osmar Maeda

Departamento jovem da Associação Kumamoto. Foto: Osmar Maeda

 

No local, o público teve a oportunidade de adquirir também brotos de bambu in natura, que eram descascados na hora. Todo o estoque de brotos de bambu foi vendido.

Destaque para a participação do grupo de jovens da associação, que trabalharam todo o tempo no apoio ao evento.

Com o objetivo de promover o congraçamento entre os participantes, os organizadores realizaram após o almoço, um animado bingo, cuja renda será destinada para a manutenção da sede social da associação.

 

Satio Oyamada e Shiguero Orita. Foto: Osmar Maeda

Satio Oyamada e Shiguero Orita. Foto: Osmar Maeda

 

Além do Takenoko Matsuri, a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil participa e realiza diversos eventos sociais e culturais como: o Festival do Japão, Festival Gueinossai, Karaokê Taikai e o Furikaki Matsuri.

Mais informações sobre as atividades da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil podem ser obtidas no endereço www.kumamoto.org.br ou telefone 5084-1338.

 

 

 

Related Post

KARAOKÊ: Associação Beneficente Cultural Nipo-Bras... No último dia 8, a Associação Beneficente Cultural Nipo-Brasileira de Colônia Paulista, uma das mais antigas e tradicionais associações nikkeis, local...
120 ANOS DE AMIZADE: Apresentação inédita reúne k... Em homenagem aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Mosteiro de São Bento de São Paulo e a Associação Cultural de Ko...
NISHIKIGOI: 34ª Exposição Brasileira deve reunir c... A Associação Brasileira de Nishikigoi realiza nos dias 16 e 17 de maio, no Parque Dr. Fernando Costa (zona Oeste de São Paulo), a 34ª edição da Exposi...
ARTES: Mostra ‘Turn’ fica aberta até o dia 7 no Pa... O Governo Metropolitano de Tóquio e Conselho de Arte de Tóquio realizou a mostra “Turn”, que teve abertura no dia 18 de agosto no Paço Imperial, no Ri...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *