FESTIVAL DO JAPÃO: “Sou como um irmão mais velho para as candidatas”, diz Kendi Yamai

Uma das principais atrações do 15º Festival do Japão, que acontece nesta sexta, sábado e domingo (13, 14 e 15), no Centro de Exposições Imigrantes, o Miss Nikkey Brasil é um evento à parte. Além de eleger a mais bela nikkei, o concurso tem “vida própria”, com público e atrações próprias.

Apresentado por Kendi Yamai, o Miss Nikkey Brasil acontece no sábado, por volta das 17h30 no palco principal do evento. Por lá, desfilarão 23 candidatas de várias cidades e estados brasileiros. Todas tiveram que enfrentar seletivas em suas regiões para estarem no Festival do Japão. A última a ser escolhida foi a representante do Pará.

 

Candidatas desfilarão com Hapi (foto: divulgação)

 

Segundo Kendi Yamai, que comanda o concurso há nove anos, o objetivo do concurso é promover a integração de descendentes de japoneses de várias cidades e Estados e divulgar e preservar a cultura japonesa.

 

A Miss Peru, Sayuri Tamashiro (foto: divulgação)

 

Uma das novidades deste ano será a participação da Miss Peru, Sayuri Tamashiro, que participará como jurada. “É um primeiro passo para que futuramente possamos realizar, quem sabe, um concurso na América do Sul”, antecipa Yamai, que interpreta o personagem Ossako da Escolinha do Gugu.

Para Yamai, realizar o Miss Nikkey Brasil é uma tarefa árdua, que muitas vezes passa despercebida do público. “É um trabalho de formiguinha mesmo. Enfrentamos várias dificuldades no caminho, como a falta de patrocínio, e com isso, às vezes tenho que ir até o local da seletiva e organizar praticamente todo o evento”, conta Yamai, afirmando que atua como uma espécie de “embaixador do Festival do Japão” nos lugares que passa.

 

Concurso agrega público para o Festival do Japão (foto: divulgação)

 

Irmãos mais velho – “O gratificante nisso é que as pessoas encaram como uma coisa bacana e gostam de participar porque percebem a seriedade no nosso trabalho”, diz o apresentador, acrescentando que a contrapartida também acontece. “Não sou apenas o apresentador, me envolvo também com a coreografia e dou dicas paras candidatas, como mostrar segurança na hora de desfilar. Acabo sendo um irmão mais velho para elas e fico muito triste quando anuncio o resultado pois para mim todas são vencedoras”, explica Yamai, que destaca a importância do concurso para o Festival.

“Vem muitas caravanas com três, quatro ônibus e isso acaba trazendo um público diferente para o Festival. O concurso é, na verdade, um evento dentro de outro evento. Tem os seus prós e contras, mas os dois lados saem ganhando”, explica Yamai, que destaca também a importância do Miss Nikkey Brasil para quem pretende seguir a carreira de modelo.

“O concurso acaba sendo um primeiro passo para as modelos porque abre muitas portas. Muitas modelos que alcançaram o sucesso me agradecem até hoje por eu ter incentivado a participar do Miss Nikkey”, conta Kendi.

 

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

15º Festival do Japão

Quando: Dias 13, 14 e 15 de julho. Sexta, das 12 às 21 horas; sábado, das 10 às 21 hora e domingo, das 10 às 18 horas. Concurso Miss Nikkey Brasil: sábado, a partir das 17h30, no Palco Principal

Onde: Centro de Exposições Imigrantes 15º Festival do Japão (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo)

Ônibus gratuito no metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas

Ingressos – R$ 8 (antecipados) e R$ 10 (no dia)

Entrada gratuita para crianças até 8 anos e idosos acima de 65 anos

Site: www.festivaldojapao.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CAMPO GRANDE: ‘Maior e com mais atrações’, Bon Odo...   Considerada a maior festa da comunidade japonesa de Campo Grande (MS), o tradicional Bom Odori chega este ano a sua 30ª edição. O evento mar...
SHOW: Dinner Show de Joe Hirata e Karen Ito No último sábado, 10, cerca de 220 fãs dos cantores Joe Hirata e Karen Ito tiveram o privilégio de vê-los cantar e contar passagens marcantes de suas ...
EXPOSIÇÃO: Christiane Grigoretto abre exposição de...  VISÕES ONÍRICAS Por Issao Minami      Nos tempos antigos, os sonhos significavam  a expressão de um mundo verdadeiro e difere...
EXPOSIÇÃO: EDMOND FORTIER – VIAGEM A TIMBUKTU   O fotógrafo francês Edmond Fortier (1862-1928) viveu a maior parte da vida em Dakar, no Senegal. Ele produziu cerca de 4000 imagens da Á...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *