FINAL FANTASY: Performer e arranjador de trilhas musicais do jogo fará apresentação única no dia 19

 

O pianista Hiroyuki Nakayama desembarca no Brasil para apresentação única de Piano Opera Final Fantasy, na próxima quarta-feira (19), às 20h, no Grande Auditório do Masp,em São Paulo. Umdos principais nomes da Game Music mundial, Nakayama é performer e arranjador de trilhas musicais de jogos como “Blue Dragon” e “Lost Odissey”, para Xbox360, “Final Fantasy”, para Nintendo DS, e de gravações musicais de CDs como “Piano Opera Final Fantasy I II, III” e “IV, V, VI”, “Final Fantasy Orchestra Album”, ”Kingdom Hearts Piano Collections” e “Guin Saga”.

 

 

No repertório, composições presentes nos álbuns Piano Opera Final Fantasy I e IV, lançados a partir de 2012, como parte das comemorações dos 25 anos da série de games. Os álbuns, com arranjos e execução de Nakayama, foram todos compostos por Nobuo Uematsu, reconhecido mundialmente como o mais importante compositor de game music da atualidade.

Compositor Nobuo Matsuoka (foto: Square Enix CO /  divulgação)

 

Segundo a crítica especializada, valeu a pena esperar 25 anos pelos álbuns, que reúnem as excelentes melodias de Uematsu aos arranjos elaborados e performances profundas de Hiroyuki, resultando em uma experiência desafiadora, mas gratificante.

Para a game producer e game designer Adriana Kei, professora mestre do Curso de Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, Hiroyuki Nakayama é um artista pleno.

“Este pianista possui o raro talento de propiciar a todos nós a profunda, mas sublime interpretação das obras de Nobuo Uematsu. Nakayama nos transporta à riqueza de detalhes e à grandiosidade únicas deste universo de fantasia e, porque não, de sonhos, das obras do mestre Uematsu. Vigor e sutileza são percebidos a partir de seus arranjos em consonância em suas performances. Ele nos mostra que a obra de um artista é a matéria prima para o talento de outro artista,  privilegiando-nos com a completude de uma nova e singular obra.”

 

 

 

Final Fantasy é uma das franquias de mais sucesso de todos os tempos

 

Final Fantasy é uma das franquias de jogos de mais sucesso de todos os tempos na história dos videogames, lançada em  18 de Dezembro de 1987. De lá para cá, diversas séries têm sido lançadas, sempre com novidades. Entre os fãs em todo o mundo, há divergências sobre qual o melhor lançamento nestes quase 20 anos. Final Fantasy III, lançado em 1990, é um dos mais famosos da franquia, tendo sido o primeiro  da série a superar 1 milhão de cópias vendidas. Como se não bastasse, seu remake 3D, lançado em 2006, duplicou o sucesso do original com a venda de mais de um milhão de cópias. O sucesso de vendas talvez seja fruto de um marco de inovação visto a partir dali, com a possibilidade dos personagens mudarem de classe a qualquer momento para a habilidade de invocar criaturas poderosas.

Nova reviravolta aconteceu com o lançamento da sétima aventura, tida por muitos como uma das maiores já criadas. Desenvolvida para o PlayStation, e depois estendida para PC, pela primeira vez o game se passa em um mundo contemporâneo, mais parecido com o nosso, deixando para trás o habitual cenário medieval-fantasia.

Hoje, fãs em todo o mundo aguardam o lançamento de Final Fantasy XIII Versus (ou Final Fantasy XV).

 

 

RAIO X

 

Hiroyuki Nakayama (foto: Square Enix Co / divulgação)

Hiroyuki Nakayama é nascido no Japão e formado em composição musical pela Tokyo University of the Arts, Nakayama executou a versão de Caprice (de Paganini) usada nas coreografias da patinadora artística Mao Asada, além de ter participado de importantes apresentações em parceria com a Japan Philarmonic Orchestra.

Em 2010, ano em que foram celebrados os 200 anos do nascimento de Chopin, Nakayama realizou concertos na Varsóvia e em Paris, em turnê promovida pela emissora japonesa NHK.
 Entre seus principais trabalhos em arranjos musicais, destacam-se a produção do concerto “Final Fantasy Orchestra”, executada pela Orquestra Filarmônica Tcheca no Dvořák Hall, em Praga; e o concerto “Cinema Meets Symphonic Orchestra”, da Yomiuri Nippon Symphony Orchestra.

Atualmente, Nakayama leciona iniciação musical em um curso promovido pelo Centro Cultural da NHK.

 

 

Serviço

Concerto de Piano Solo com HIROYUKI NAKAYAMA apresentando PIANO OPERA FINAL FANTASY

Data: 19 de fevereiro de 2014 (quarta)

Horário: 20h

Local: Grande Auditório do MASP (Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – Próximo a estação de metrô Trianon-MASP)

Informações: (11) 3251-5644

Capacidade: 374 lugares

Entrada gratuita

Retirada da senha 1 hora antes do concerto, no local.

Limite: até 2 (duas) senhas por pessoa

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

RETROSPECTIVA 2012 – Jornal Nippak Selecionou Foto... JANEIRO   10º Dan do gran mestre Yasunori Yonamine recebe Título de Cidadão Paulistano (foto: Luci Judice Yizima)     ...
MÚSICA: Pianista japonês se apresenta no Espaço Cu... Yoshihiko Naya (foto: divulgação)     Nesta sexta-feira (27), às 18hs, o músico japonês Yoshihiko Naya encerra sua temporada inédi...
TRAVESSIAS EM CONFLITO: Leitura Dramatizada de TOC... Yukio Mishima Texto inédito, escrito em 1955, inspirado na estadia do autor no país, numa fazenda em Lins, no interior paulista. Sinopse: Um ca...
JOJOSCOPE: Ikebanas Musicais – Mawaca homena...     O espetáculo musical Ikebanas Musicais apresentado pelo Mawaca busca relacionar a arte milenar das ikebanas com o processo da ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *