FUNDAÇÃO JAPÃO: Concurso de logomarcas celebra os 40 anos de atividades da entidade

 

A Fundação Japão completou, no dia 2 de outubro, seus 40 anos de existência e para celebrar promoveu o Concurso da Logomarca de 40 anos. Foram inscritos 70 projetos, dentre os quais 37 japoneses e 33 de outros países. A logomarca vencedora será utilizada em todo material gráfico da instituição, juntamente com a logomarca oficial, durante 1 ano.

O concurso priorizou a participação de estudantes de universidades, colégios e escolas técnicas de diversos países por acreditar na importância dos jovens na promoção do intercâmbio cultural internacional.

A Fundação Japão é uma instituição pública japonesa que se dedica a promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países, divulgando a cultura e língua japonesa no mundo em seus mais variados aspectos. Seus programas e atividades se desenvolvem em três principais categorias: 1) Intercâmbio Artístico e Cultural; 2) Ensino de Língua Japonesa no Exterior; 3) Estudos Japoneses no Exterior e Intercâmbio Intelectual.

 

Logotipo vencedor – Akane Satou (Japão) (foto: Fundação Japão)

Vencedores – A vencedora do concurso foi a estudante japonesa Akane Satou, com a logomarca Rainbow (arco-íris), da Musashino Art University, Department of Design Informatics. O certificado de Excelência ficou com a estudante mexicana Elizabeth Romero Robles, com a logomarca 40th anniversary (quadragésimo aniversário), da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Graphic Design.

 

 

 

Titulo de Excelência – Elizabeth Romero Robles (México) (foto: Fundação Japão)

 

O comitê de jurados contou a participação de Fumi Sasada, presidente da Associação de Design de Embalagem do Japão e CEO da Bravis International Limited; Hiroshi Kashiwagi, professor da Musashino Art University; Toshio Yamagata, ex-gerente geral do Departamento de Criação Publicitária da Shiseido e atual professor da Tama Art University; entre outros.

 

 

 

Prêmio Honra ao mérito – Paulo Rodrigo Gimeniz (Brasil) (Foto: Fundação Japão)

Participação brasileira – Paulo Rodrigo Gimeníz, estudante do 6º ano do curso de Design Industrial da Escola de Bela Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ficou entre os 5 vencedores do prêmio Honra ao Mérito, com a logomarca Beginning Middle Beginning (início meio início). Gimeníz, de 22 anos, que já foi finalista em outros dois concursos no exterior, disse que mantém contato com a cultura japonesa desde pequeno e que aprecia a culinária e a língua japonesa.

 

 

Ele explica que ficou “extremamente feliz” quando soube que foi selecionado. Segundo Gimeníz, o resultado é “fruto de um trabalho de pesquisa sendo reconhecido por profissionais altamente gabaritados e competentes do Oriente, que sempre foram referência de criatividade, inovação e design para mim.”

 

 

Premiações

Grande Prêmio

Akane Satou (Japão)

Título: Rainbow

Escola: Musashino Art University, Department of Design Informatics

 

Prêmio de Excelência

Elizabeth Romero Robles (México)

Título: 40th anniversary

Escola: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Graphic Design

 

Honra ao Mérito

Paulo Rodrigo Gimeníz (Brasil)

Título: Beginning Middle Beginning

Escola:Federal University of Bahia, School of Fine Arts, Industrial Design and Design of the Object

 

Chiaki Murakami (Japão)

Título: Hand Shake

Escola: Osaka College of Art, Graphic Design

 

Saki Sugano (Japão)

Título: + (Plus)

Escola:NihonKogakuin College, Graphic Design

 

Bogeun Kim (Coréia do Sul)

Título: 40 Years of Building Cultural Ties

Escola: Chosun University

 

Alejandra Cuellar (El Salvador)

Título: Chrysanthemum for Lasting Friendships

Escola: Universidad Dr. José Matías Delgado, Escuela de Diseño, Graphic Design

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

50 ANOS ANHANGUERA NIKKEI CLUBE: Ihoshi destaca tr... O Anhanguera Nikkei Clube realizou no último dia 18, em sua sede, cerimônia em comemoração aos seus 50 anos de fundação. O evento contou com a presenç...
LITERATURA: ESCRITOR GÍLSON YOSHIOKA LANÇA LIVRO D... O escritor e jornalista Gílson Yoshioka lança seu mais recente livro, “Frugais transgressões”, neste fim de semana (19 e 20), no estande da Anbe (Acad...
MÚSICA: Isadora Kataoka parte em ‘busca do sonho’.... Carinhosamente chamado como “show despedida de Isadora Kataoka”, o evento realizado no último dia 11, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campina...
CULTURA: ‘Pequeno Japão’ traz a cultura nipônica p... O Mogi Shopping está com uma programação diferenciada para o Dia das Crianças. Durante toda a semana, funciona próximo ao Balcão de Informações, a atr...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *