FUTEBOL SUB-15: Associação Harmonia realiza ‘20º Intercâmbio Brasil-Japão’

 

Dar a oportunidade de jovens jogadores japoneses de conhecer a técnica e o gingado brasileiro, além de vivenciarem a cultura local. São essas as premissas do “Intercâmbio Harmonia Brasil – Japão de Futebol Sub-15”, evento que completa, neste ano, sua vigésima edição. Realizado pela Associação Harmonia de Educação e Cultura, entidade responsável por subsidiar a educação e fomentar a cultura para centenas de alunos, através do Colégio Harmonia, o evento acontece entre os dias 23 e 27 de março, no Nippon Country Club, em Arujá.

 

Realizado pela Associação Harmonia de Educação e Cultura, Intercâmbio chega a sua 20ª edição (foto: divulgação)

Realizado pela Associação Harmonia de Educação e Cultura, Intercâmbio chega a sua 20ª edição (foto: divulgação)

 

No total, são dezenas de jogadores de times como Corinthians, Osasco, Diadema, Palmeiras e Red Bull, além de equipes japonesas como Sapporo e Shiga. Em campo, as equipes participam de um torneio especial, que visa muito mais o intercâmbio esportivo do que propriamente a competição.

Para os brasileiros, a chance de encontrar jovens japoneses e ter um contato mais próximo com a rica cultura e disciplina japonesa; para os japoneses que tanto admiram o futebol tupiniquim, a oportunidade de ter contato e aprender um pouco mais sobre o esporte número 1 do mundo. Por aqui, os jovens japoneses participam de clínicas específicas, treinos com instrutores brasileiros e visitam locais como o Museu do Futebol, além de conferirem um jogo do Campeonato Paulista, no estádio.

Em 19 anos de promoção do “Intercâmbio Harmonia Brasil – Japão”, centenas de jogadores passaram pela competição. Alguns, inclusive, astros do futebol mundial e com passagem pela seleção brasileira, casos de Casemiro (Real Madrid), Diego (ex-Santos), Robinho, Kaká e Emerson Sheik.

Atualmente, o torneio ganha visibilidade justamente por trazer futuros craques dos grandes clubes. Há uma grande procura das equipes que buscam ofertar aos seus jovens jogadores, bem como atuar junto com grandes craques brasileiros. Tudo isso baseado em dois pilares da Associação Harmonia: Educação e Cultura.

 

120 Anos – Além de celebrar a vigésima edição, o evento tem, ainda, um caráter bastante simbólico: a celebração dos 120 Anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Durante o ano, serão realizados diversos eventos comemorativos, no Brasil e no Japão. Como a Associação Harmonia possui um elo representativo com o país do sol nascente – sendo uma entidade que incentivou os estudos dos filhos de imigrantes japoneses nos primórdios da imigração -, nada mais natural do que comemorar tal data com a realização do vigésimo encontro esportivo envolvendo ambos os países.

 

História de suor – Todo esse esforço e dedicação em prol do futebol japonês e brasileiro remete ao ano de 1993. Na época, o representante da província japonesa de Saporo, em conjunto com a Associação Harmonia, realizou em São Paulo, sob a supervisão técnica do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CpUsp), o primeiro Intercâmbio Brasil – Japão , nas categorias infantil e juvenil. O intuito era proporcionar aos jovens jogadores momentos de aprendizado e troca de informações.

Nos anos de 2004 a 2008, os campeões do torneio ganharam o direito de viajarem ao Japão, para participarem de jogos e amistosos (Esporte Clube Paulista de Jundiaí, Esporte Clube Corinthians, São Paulo Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras), enriquecendo ainda mais a experiência da troca cultural e proporcionando um maior contato entre brasileiros e japoneses.

Desde então, o torneio, devido a sua seriedade e organização, vem crescendo de forma exponencial, contando sempre com a participação dos grandes clubes do futebol paulista e japonês.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BEISEBOL JÚNIOR: MARÍLIA É CAMPEÃ DA 7ª TAÇA DE CL... A categoria Júnior da equipe de Marília sagrou-se campeã da 7ª edição da Taça de Clubes Campeões de Beisebol “João Nakaie 2017”. O vice-campeão foi o ...
NIPPAK PESCA: Tenkara Continuando a falar sobre esta modalidade de pesca, que tem sua origem no Japão, é hora de mostrar como adaptar uma montagem da vara utilizada nestas ...
BEISEBOL: Paulista sagra-se campeão Brasileiro do ... A Seleção da Paulista faturou o título do 35º Campeonato Brasileiro Interseleções de Beisebol Júnior, ao derrotar, na final, a seleção do ABC pelo pla...
BEISEBOL: Taça Brasil de Clubes Campeões “João Tad...   BEISEBOL INFANTIL: Paraná Clube conquista título histórico   A categoria infantil do Paraná Clube conquistou um título histórico ao s...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *