FUTSAL: A nikkei Ana Paula Emy Satake Yamada fatura o “Troféu Tenis de Ouro” da Federação Paulista de Futsal

Ana Paula Emy Satake Yamada (foto: divulgação)

 

Que o futebol no Brasil é uma paixão nacional, todo mundo já sabe.  O que ninguém imagina é que no município de Guarulhos, na Grande São Paulo o Futebol de Salão feminino ou Futsal como é mais popular, vem ganhando força com atletas com carreira promissora. Um dos destaques do esporte em Guarulhos é a atleta nikkei Ana Paula Emy Satake Yamada, de apenas 10 anos de idade, que desde os 5 anos joga em escolinhas de futebol e times mistos, pois não há uma equipe feminina montada para essa faixa etária. Apesar da pouca idade, a atleta que já passou por diversas escolas e clubes, e 2012 integrou a equipe vice-campeã da categoria Sub-13 no Estado de São Paulo como armadora e com a camisa 10 faturou o “Troféu Tenis de Ouro” da Federação Paulista de Futsal e “Chuteira de Ouro” pelo Esporte Clube Pinheiros na mesma modalidade na Categoria Sub-11.

Ana Paula recebe o Troféu Tênis de Ouro (foto: divulgação)

Ana Paula recebe a “Chuteira de ouro” pelo Esporte Clube Pinheiros na mesma modalidade na Categoria Sub-11 (foto: divulgação) 

 

A jogadora Ana Paula revela que começou a admirar o futebol por influência do pai. “Meu mestre incentivador e inspirador pelo futebol sempre foi meu pai, que desde pequenininha sempre estava com uma bola a tiracolo e eu”, diz. “Ele gosta muito de futebol, e eu fui seguindo os seus passos. Quando pisei pela primeira vez na quadra, foi através da Escola Triade Futsal e nunca mais parei”, conta Ana Paula.

 

 

“Participo de equipe feminina e masculina. Em time misto de Futsal nunca fui rejeitada pelos meninos, muito pelo contrário sempre fui à queridinha. Também não sinto diferença em jogar com os meninos, pois a marcação acirrada e forte do time adversário que não me dá espaço para me preocupar com isso. Só me preocupo em jogar bola e fazer gol”, orgulha-se a atleta.

 

 

 

 

Ela lembra também que nem tudo foram flores no início, já sofreu preconceito certa ocasião em um campeonato de futsal na cidade de Mairiporã, a Escola Triade foi desclassificada porque ela fazia parte do time masculino. No ano passado a atleta jogava na Associação Multi-Força com patrocínio do Palmeiras onde conquistou o campeonato estadual de Futsal na categoria Sub-13. Esse ano devido às mudanças da diretoria do Palmeiras, o clube não prorrogou o contrato de patrocínio com o A. Multi Força. O time tem a ajuda de seu Antonio Altino, um comerciante de relógio All Time em Guarulhos.

 

 

 

“Quando ganhei o Troféu Tenis de Ouro da Federação Paulista de Futsal fiquei muito surpresa e feliz. Eu senti como se fosse a Jogadora Marta da Seleção Brasileira de Futebol e a jogadora Sawa da Seleção Japonesa de Futebol” comenta a mascote Ana Paula. “Meu objetivo é ser uma jogadora profissional no Japão e quero ganhar a bola de ouro”, finaliza a jogadora Ana Paula. A garota é tão apaixonada por bola que durante a entrevista na redação do Jornal Nippak estava segurando uma bolinha de silicone.

 

Ana Paula exibe as medalhas conquistadas (foto: divulgação)

 

Para o coordenador do time da Categoria Sub-13 da A. Multi-Força e pai da Ana Paula, Mauriti Yamada revela quais os desafios para manter o time. “É muito complicado manter um time sem patrocínio, é tudo por amor ao esporte. O time é só de mulheres, e são menores de idade, que dependem da disponibilidade dos pais para a locomoção, já que todas moram distante em outros municípios como Mairiporã, Arujá, Franco da Rocha, Santa Isabel e Itaquaquecetuba”, afirma. “A prefeitura de Guarulhos nos concede a quadra e horários, mas não temos transportes, lanches e uniformes, fica tudo por conta de cada atleta”, lamenta o coordenador Yamada.

 

Ana Paula e seu pai Maruiti Yamada (foto: divulgação)

 

“Estamos correndo atrás de patrocínio para o Campeonato Nacional Sub-17 e Sub-13”, comenta. “Já disputamos vários campeonatos entre eles, Disney Cup 2012, o Intercolonial do Nippon Country Club, Liga de Guarulhos, Mini Paulista com os Clubes Pinheiros, Banespa, Aphaville e Ipê. No campeonato Mini Paulista a Ana Paula ganhou a ‘Chuteira de Ouro’ como melhor jogadora na Categoria Sub-11 no Clube Pinheiros, o que muito nos orgulhou”, confessa o coordenador Yamada. O Coordenador destaca que a jogadora Ana Paula joga por quatro clubes como a União Cultural e Esportiva de Guarulhos, Nippon Country Club, A. Multi-Força e Escola Triade. “É uma grande revelação e tem um futuro promissor”, garante o coordenador Yamada.

 

 

(Luci Júdice Yizima)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

REGIÃO SUDOESTE: Uces inicia captação de recursos ... A Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste) já está trabalhando para arrecadar recursos para a criação de um Fundão de R$ 1milhão em três anos. A ide...
PROMISSÃO: Aniversário da morte de Shuhei Uetsuka,...   O prefeito de Promissão, Hamilton Luiz Foz, deposita coroa de flores no túmulo de Shuhei Uetsuka, no cemitério local, no dia 6 de julho,...
ARTES: Curitiba recebe a arte do mexicano Luis Nis... Após temporada em Brasília e São Paulo, chega a Curitiba uma das maiores exposições sobre a natureza e o cosmos, do artista mexicano Luis Nishizawa. C...
ENTIDADES: Naguisa realiza Shinnenkai com moti tsu... A Associação Naguisa realizou no dia 10 de janeiro, em sua sede (na zona Sul de São Paulo), o seu tradicional “Shinnenkai” (Festa do Início do Ano). O...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *