GAIMUSHO KENSHUSEI: Associação Brasileira de Ex-Bolsistas faz balanço de 2017 e planeja atividades para 2018

A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei realizou, no último dia 8, no Centro Cultural Hiroshima do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, Jantar de Confraternização de 2017 que reuniu cerca de 70 participantes entre ex-bolsistas, esposas e convidados. Estiveram presentes o juiz aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda, os desembargadores aposentados do TJSP,  Kazuo Watanabe e Jo Tatsumi, o jurista Kiyoshi Harada, o ex-presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita, o juiz Marcus Vinicius Onodera, o gerente de operações da Japan House São Paulo, Claudio Kurita, e o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo de São Paulo, Roberto Sekiya, além do líder don Governo na Câmara Muicipal de São Paulo, vereador Aurélio Nomura e seu sobrinho, Diogo Nomura Neto.

 

Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho faz balanço de 2017 e anuncia novidades para 2018. Foto: Jiro Mochizuki

 

Marcelo Hideshima (1º a dir) com convidados, autoridades e membros da associação. Foto: Jiro Mochizuki

 

Destaque para a presença de três cônsules no evento: o cônsul geral Yasushi Noguchi, a cônsul adjunto Hitomi Sekiguchi e o cônsul Jiro Takamoto.

 

Cônsul Yasushi Noguchi com membros da associação. Foto: Jiro Mochizuki

 

Membros da associação durante o Kanpai. Foto: Jiro Mochizuki

 

Massami Uyeda, cônsul Yasushi Noguchi e Kiyoshi Harada. Foto: Jiro Mochizuki

 

Conduzido pelo mestre de cerimônias, coronel Koji Yanaguita, o evento contou ainda com a participação especial do cantor Sergio Tanigawa e com a apresentação dos quatro novos bolsistas: Edwin Hassegawa, Matheus Misumoto, Esther Yoshinaga e Erik Naoki Nakandakari.

 

Cônsul Yasushi Noguchi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Coronel Coji Yanaguita, Mestre Jo Tatsumi de Cerimônias na gestão Hideshima. Foto: Jiro Mochizuki

 

Kiyoshi Harada, vice-presidente da ALAExBG. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

Marcelo Hideshima. Foto: Jiro Mochizuki

Agradecimento – Em seu discurso, o presidente da associação, Marcelo Hideshima, fez um agradecimento especial ao Consulado Geral do Japão em São Paulo, “que vem contribuindo muito em nossas atividades” e ao cônsul Yasushi Noguchi,  que desde que assumiu o cargo, em outubro, “vem se dedicando e trabalhando muito”. “No final de semana passada [entre os dias 24 e 26 de novembro] Yasushi Noguchi esteve por três dias visitando a região do interior (Araçatuba, Lins, Promissão, Marília, Cafelândia) na companhia do deputado e também bolsista Walter Ihoshi que representa muito bem a região Noroeste do estado de São Paulo”, lembrou Hideshima, que reconheceu também a contribuição direta da cônsul geral adjunto Hitomi Sekiguchi e do cônsul Jiro Takamoto para o fortalecimento da relação entre os bolsistas mais recentes com a associação.

 

Jo Tatsumi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Sergio Tanigawa. Foto: Jiro Mochizuki

 

Presença feminina no Bonenkai. Foto: Jiro Mochizuki

 

O presidente da associação lembrou que no dia 29 de novembro participou, a convite do Consulado, da bancada da seleção final para o  próximo programa de janeiro de 2018. “Para todos os entrevistados finalistas a cônsul Sekiguchi enfatizou a importância de ao retornar do Programa, participar da Associação do Gaimusho Kenshusei”, destacou Hideshima, acrescentando que ficou surpreso com o nível dos candidatos. “Foram 390 inscritos para 2 vagas, uma missão muito difícil que o Consulado enfrenta a cada novo Programa do Gaimusho”, disse Hideshima, admitindo que “depois dessa experiência dou muito mais valor de ter sido selecionado em 2005”.

 

Aurélio com Felicia Harada e Emico Uyeda. Foto: Jiro Mochizuki

 

Harada conversa com Hitomi Sekiguchi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Lúcia Yamada, Felícia e Yoshiko Hama. Foto: Jiro Mochizuki

 

Segundo ele, a cada novo bolsista, o Governo do Japão continua investindo na relação entre os países da America Latina e do Caribe, “preparando-os para dar continuidade as relações de amizade e fraternidade mas sobretudo ao vínculo cultural, econômico, social e político entre o Brasil e o Japão”.

 

Bonenkai da Associação Brasileira de ExBolsistas do Gaimusho. Foto: Jiro Mochizuki

 

Daniela Hideshima, Maria Luiza Uemura e Mônica Uehara. Foto: Jiro Mochizuki

 

Jairo, Yanaguita, Massami Kobo, Aurélio e Luiz Aoyama. Foto: Jiro Mochizuki

 

Livro – Hideshima destacou ainda que, nesta quinta (14), finalizando o ano de 2017, ocorrerá o lançamento da obra coletiva coordenada pelo jurista Kiyoshi Harada “21 Anos Consecutivos da Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas de Gaimusho”.  O lançamento está marcado para as 19 horas no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

 

Marcelo Hideshima com membros da associação. Foto: Jiro Mochizuki

 

Marcelo Hideshima e Shodi Nomura com o cônsul Jiro Takamoto e a cônsul adjunto Hitomi Sekiguchi. Foto: Jiro Mochizuki

 

Os quatro novos bolsistas. Foto: Jiro Mochizuki

 

Sobre o lançamento, Harada pediu para que todos cheguem antes das 19 horas, pois o evento contará com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Vice-presidente da ALAExBG, Harada também fez um breve comentário sobre a publicação e observou que “a obra coletiva representa um verdadeiro registro histórico para as futuras gerações, retratando todas as atividades sociais e culturais dos nikkeis latino-americanos inseridos nas respectivas sociedades locais, divulgando e transmitindo os valores da cultura japonesa, ao mesmo tempo em que incorporam a cultura nativa no seio das respectivas  comunidades nikkeis”.

 

Sekiya, Hideshima, Onodera, Watanabe, Urushibata e Massami Kobo. Foto: Jiro Mochizuki

 

Shodi Nomura e Edson Kuwabara. Foto: Jiro Mochizuki

 

Por fim, Hideshima anunciou algumas novidades que a associação está planejando para 2018, entre elas a palestra/bate papo com o brigadeiro Juniti Saito e o Encontro Latino-Americano que será realizado no Peru.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL: JURISTA KIYOSHI HARADA... O renomado jurista Kioyoshi Harada apresentou, no dia 28 de agosto, no Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos (Conjur) da Fiesp (Feder...
    108 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Políticos nikkeis ... A exemplo do que ocorreu no ano passado, a cerimônia em comemoração aos 108 anos da imigração japonesa no Brasil será organizada em conjunto pelos dep...
    BAIRRO DA LIBERDADE: Trabalho da Unesp estuda ‘Fei...   A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, popularmente conhecida por “Feirinha da Liberdade”, foi tema da pesquisa realizada pela ...
    FORÇAS ARMADAS: General Ângelo Kawakami assume Com... O Exército Brasileiro realizou no dia 30 de agosto, no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército Brasileiro, solenidade de passagem do carg...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *