GAIMUSHO KENSHUSEI: Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas presta homenagem a Maçahico Tisaka

 

A Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do “Gaimusho Kenshusei” realizou no último dia 4, nas dependências da Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, cerimônia de outorga do Prêmio Mario Osassa – a mais alta condecoração da associação – ao engenheiro civil Maçahico Tisaka “pelos relevantes serviços prestados à comunidade nipo-brasileira e ao país”.

 

Homenagem do Gaimusho Kenshusei (foto: Aldo Shiguti)

 

O jurista Kiyoshi Harada (foto: Aldo Shiguti)

Coordenado pelo jurista Kiyoshi Harada, o evento contou com a presença do cônsul geral adjunto do Japão em São Paulo, Hiroaki Sano; do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda, do ex-desembargador Kazuo Watanabe; do vereador Aurélio Nomura (PSDB), do presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita, entre outros.

O presidente da associação, o engenheiro agrônomo e civil, Oscar Tetsuo Urushibata, saudou os presentes e fez um agradecimento especial ao Consulado Geral do Japão em São Paulo pela volta do programa “Shidousha Gaimusho Kenshusei”, que permitiu a continuidade da formação de novas lideranças dentro da comunidade nipo-brasileira.

 

Esposas dos participantes do Gaimusho Kenshusei (foto: Aldo Shiguti)

 

“Neste ano, contamos com a participação de três bolsistas de São Paulo – Edson Kuwabara, Jairo Uemura e Marcus Vinicius Onodera – e já se definiu mais três bolsistas de São Paulo para o início de 2014. São eles: Mauricio Makoto Miyasaki, Ricardo Luis Nishimura e Roberto Sekiya”, explicou Urushibata, que destacou também a realização do 4º Encontro Nacional de Kenshuseis, realizado de 12 a 15 de outubro, nas dependências do Hotel Everest de Porto Alegre (RS).

“Neste encontro em particular, por dever de justiça, quero destacar o grande incentivador e motivador dos acontecimentos, o ilustre companheiro professor Kiyoshi Harada. E como resultado, podemos apreciar os Anais do 4º Encontro que, com a sua dedicação integral na edição, o que sabidamente é um trabalho extremamente árduo, foi concluído com celeridade”, observou.

Urushibata agradeceu também os membros da Comissão Organizadora do 14º Encontro Latino-Americano dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei – que será realizado na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, entre os dias 28 de março e 2 de abril do próximo ano – “que estão empenhados para que tenhamos um número expressivo de participantes dos companheiros do Tanomoshi e Kenshusei Latino-Americanos”.

 

Cônsul Adjunto: Hiroaki Sano comandou o Kampai (foto: Aldo Shiguti)

 

Finalizando seu discurso, Oscar Urushibata parabenizou o Conselho Superior da associação, “que por unanimidade fez a feliz escolha para prestar a justa e merecida homenagem ao nosso digno companheiro Maçahico Tisaka com o Prêmio Mario Osassa, a mais alta condecoração da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade nipo-brasileira e ao país”.

Incumbido de tecer considerações acerca do saudoso Mario Osassa, um de seus primeiros bolsistas. Harada explicou que a escolha do Prêmio Mario Osassa se deve às características do professor e político Mario Osassa,”um homem marcante e pessoa ímpar como ser humanos que se notabilizou pela cordialidade, a alegria, o entusiasmo e a capacidade de atuar em harmonia com pessoas de pensamentos diferentes”. “Ele nos ensinou como conviver em harmonia em meio ao espírito guerreiro que vivemos nos dias de hoje. O prêmio tem como intuito reviver o perfil deste grande homem e extraordinário companheiro que nos deixou nos idos de 1988 mas que continuará morando para sempre em nossos corações”, afirmou Harada.

 

Ponto alto – Coube a Kazuo Watanabe fazer a saudação ao homenageado. O ex-desembargador iniciou sua fala destacando a importância da associação. “Hoje estão presentes aqui muitos ex-bolsistas, todos grandes lideranças da comunidade nipo-brasileira, o que revela a importância da bolsa para a comunidade. E não só para o desenvolvimento pessoal de cada bolsista”, disse Watanabe, acrescentando que “o homenageado desta noite chegou onde chegou graças ao suporte da esposa”.

Watanabe destacou o currículo do homenageado – “o que ele realizou é o dobro do que realizei” – e lembrou a trajetória de Maçahico Tisaka, que ainda na infância teve que superar a perda do pai. Lembrou que, ainda na fase estudantil, Tisaka se dedicou intensamente ao esporte, graduando-se 3º dan no judô. Destacou suas atuações na Associação Cultural e Esportiva Piratininga,no Bunkyo e na Sociedade de Difusão de Língua Japonesa.

Para Watanabe,o “ponto alto da carreira” do homenageado foi em 1989, quando assumiu a presidência do Instituto de Engenharia, tornando-se o primeiro nikkei a alcançar o feito. “Uma instituição tradicional da qual participaram nomes como Francisco de Paula Ramos de Azevedo, Plínio Oswaldo Assmann, Henry Maksoud e Roberto Simonsen, entre tantos outros”, ressaltou Watanabe, explicando que Maçahico Tisaka é, acima de tudo, “um vencedor”.

 

Bonenkai – Empresário do ramo da construção civil por 25 anos, Maçahico Tisaka agredeceu os elogios. Formado em 1964 em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de São Paulo, Tisaka, que assumiu recentemente o cargo de diretor superintendente da Câmara de Mdiação e Arbitragem do Instituto de Engenharia, o homenageado disse se tratar de um prêmio “muito importante, não só por quem está oferecendo mas também pela importância da medalha, que leva o nome de Mario Osassa”.

 

Keiko, Hiroko, Masahico Tisaka e Oscar Urushibata (foto: Aldo Shiguti)

 

Na ocasião, a esposa de Maçahico Tisaka,Hiroko, também foi homenageada comum buquê de flores entregue por Keiko, esposa de Oscar Urushibata. Após a cerimônia,foi realizado o tradicional bonenkai da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas “Gaimusho Kenshusei”.

 

(Aldo Shiguti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

INTERNACIONAL: Shomei Tomatsu, a Lenda da Fotograf...   Shomei Tomatsu, fotógrafo japonês, famoso pela sua série de retratos de sobreviventes do bombardeamento atômico de Nagasaki (foto: divulg...
TÊNIS DE MESA: Copa Latina San-Ei em Jundiaí Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, as mesas oficiais serão da marca San-Ei, empresa japonesa líder de mercado no segmento de fabricação de mesas p...
AICHI: Associação de Aichi promove a 14ª Edição Ai... O 14º Aichi Yarai Matsuri, o tradicional festival gastronômico será realizado no dia 22 de abril , das 11h as 15h, com a participação das Associações ...
CELEBRAÇÃO: Acrec comemora 60º aniversário de fund... A Associação Cultural Recreativa Esportiva Carrão – Acrec – realizou no dia 15 de novembro, em sua sede, na zona Leste de São Paulo, uma solenidade co...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *