GAIMUSHO KENSHUSEI: Em encontro de ex-bolsistas, cônsul Takahiro Nakamae exalta jovens nikkeis: ‘precioso tesouro’

Em encontro mensal realizado no dia 28 de outubro, no Hotel Nikkei Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, a Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei destacou preocupação com a participação “de mais e mais jovens”. O tema foi levantado pelo atual presidente, Edson Kuwabara, e deve ser discutido futuramente nas reuniões da associação juntamente com outros dois assuntos, estes com datas marcadas: o projeto Japan House, que deve ser apresentado no bonenkai (festa de confraternização de fim de ano), marcado para o dia 9 de dezembro, e a mesa redonda sobre “o que é ser nikkei”, programada para o início de 2017.

 

Em encontro de ex-bolsistas, cônsul Takahiro Nakamae exalta jovens nikkeis: ‘precioso tesouro’. Foto: Aldo Shiguti

Em encontro de ex-bolsistas, cônsul Takahiro Nakamae exalta jovens nikkeis: ‘precioso tesouro’. Foto: Aldo Shiguti

 

Durante o encontro, que contou com a participação do cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; do presidente da Associação Latino-Americana dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, Kiyoshi Harada, e do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda, entre outros, foi feito um brinde especial à reeleição do vereador Aurélio Nomura (PSDB) e também uma prestação de contas do 15º Encontro Latino-Americano ocorrido em Buenos Aires, na Argentina.

 

Aurélio Nomura quer fazer de São Paulo uma cidade “mais humana”. Foto: Aldo Shiguti

Aurélio Nomura quer fazer de São Paulo uma cidade “mais humana”. Foto: Aldo Shiguti

 

Discursando em nome dos kenshuseis, o desembargador aposentado e ex-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Jo Tatsumi, destacou o “profundo conhecimento” de Aurélio Nomura na questão ambiental, “matéria que desperta muito interesse na atualidade, principalmente numa cidade como São Paulo, que sofre os percalços de uma grande metrópole”.
Falando em nome também de outro ex-bolsista, Victor Kobayashi, que não pode estar presente, Aurélio Nomura mais uma vez lembrou as dificuldades enfrentadas pelos candidatos nas eleições passadas. Além das alterações nas regras das eleições deste ano, que entre outras coisas proibiu o financiamento eleitoral por pessoas jurídicas e reduziu o prazo de campanha de 90 para 45 dias, Nomura citou ainda o grande número de candidatos para poucas vagas.

“Somente na nossa coligação eram 494”, afirmou, acrescentando que procurou se inspirar nos ensinamentos do pai, Diogo Nomura, para quem “político existe para servir e não para ser servido”.
Reconduzido à Câmara Municipal com 41.954 votos, Aurélio Nomura disse que no próximo mandato sua responsabilidade será maior mas que pretende retribuir a confiança dos eleitores. E antecipou que uma de suas prioridades “será a de fazer com que São Paulo volte a ser uma cidade em que as pessoas sintam prazer em morar nela”.

 

Harada fez um balanço do 15º Encontro Latino-Americano. Foto: Aldo Shiguti

Harada fez um balanço do 15º Encontro Latino-Americano. Foto: Aldo Shiguti

 

Prestação de contas – Já Kiyoshi Harada fez um breve resumo do que aconteceu no 15º Encontro Latino-Americano dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, realizado em setembro, em Buenos Aires, na Argentina, e que pela primeira vez contou com a participação oficial da Embaixada Japonesa através do embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima.
O evento, que teve como tema “Comércio Exterior”, contou com a presença de ex-bolsistas do Brasil, Argentina, México, Bolívia e Peru e, também pela primeira vez na história dos 21 anos de Encontros, o evento ocorreu “sob os auspícios da Associação Latino-Americano de Ex-Bolsitas do Gaimusho”.

 

Edson Kuwabara com Marcio Hamano e Paulo Uemura. Foto: Aldo Shiguti

Edson Kuwabara com Marcio Hamano e Paulo Uemura. Foto: Aldo Shiguti

 

Harada lembrou que, além das palestras, um dos pontos altos da solenidade foi a outorga do Prêmio Manuel Kawashita ao embaixador Noriteru Fukushima em cerimônia conduzida por ele na residência oficial do embaixador diante da presença de 63 congresistas. “O prêmio foi instituído em julho passado com a aprovação de seu Regulamento pela Diretoria da ALAExBG para perpetuar a memória de um dos fundadores da entidade e influente líder político do Peru na condição de deputado Constituinte daquele país”, destacou Harada, acrescentando ainda que foram condecorados com a medalha comemorativa do XV Encontro e outorgados os diplomas de reconhecimento e de agradecimento aos ex-bolsitas Jo Tatsumi, do Brasil; Rodolfo Sakata, do Peru; e o saudoso Manuel Kawashita, do Peru, homenagem prestada post mortem.

“Ficamos com a sensação de dever cumprido e de ter realizado um evento que certamente marcará a história da associação, até porque nosso cálculo inicial era de contar com 40 participantes e no final tivemos a grata surpresa de reunir mais de 60 ex-bolsistas”, afirmou Harada.

Edson Kuwabara, um dos que estiveram presentes, parabenizou o presidente da Associação Latino-Americana pela condução do encontro e afirmou que “sai feliz por ter conhecido melhor os kenshuseis veteranos”. “Foi uma oportunidade única”, ressaltou Kuwabara que apresentou o engenheiro Marcio Hamano e o economista Paulo Uemura, que participaram do programa de bolsas em fevereiro deste ano.

 

O cônsul falou sobre a Japan House: “instalação bastante diferente”. Foto: Aldo Shiguti

O cônsul falou sobre a Japan House: “instalação bastante diferente”. Foto: Aldo Shiguti

 

“Precioso tesouro” – Já Takahiro Nakame destacou que teve oportunidade de agradecer pessoalmente o cineasta Fernando Meirelles, responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Graças a ele e sua equipe mais de 3 bilhões de telespectadores em todo o mundo puderam testemunhar a importância que a comunidade japonesa tem na sociedade brasileira”, afirmou o cônsul, que pediu ainda para que todos se empenhem para a continuação das boas relações entre os dois países.
“Desde o ano passado o número de vagas e as categorias de bolsas puderam ser ampliadas para um número maior de interessados e graças a isso estamos tendo oportunidade de conhecer também um número maior de jovens nikkeis com tanta capacidade. Estou simplesmente maravilhado e impressionado que chego a lamentar no Consulado que são poucas vagas para aproveitar tantas potencialidades”, disse Nakamae, explicando que “todos os jovens são para nós um precioso tesouro para nossa missão de contribuir com as relações entre o Brasil e o Japão”.

 

Japan House – “Estamos dipostos a trabalhar cada vez mais no sentido de fortalecer as relações com todas as associações e também com os jovens para que possamos compartilhar nossas experiências”, concluiu o cônsul, revelando que a comissão responsável pelo projeto Japan House deve se reunir na primeira semana de dezembro.
“Será uma instalação bastante diferente da que temos experimentado. Meu desejo é construir uma relação produtiva com a comunidade nipo-brasileira, que já vem contribuindo enormemente para a cultura brasileira e a Japan House quer ser uma parcela desta contribuição”, destacou Nakamae, lembrando que a inauguração está prevista para março de 2017, na avenida Paulista.

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    KARAOKÊ/BRASILEIRÃO: Seletiva da Regional Sudoeste... A Regional Sudoeste realizou no dia 27 de março, dia da Páscoa, na cidade de Vargem Grande Paulista, a seletiva para o Brasileirão, com a participação...
    GUARULHOS: 3ª edição do Temaki Matsuri acontece ne... Passar um domingo agradável com a família, entre amigos, degustando à vontade sabores diferentes de temakis e ao som de uma boa música é a proposta da...
    COMUNIDADE: Campanha ‘Você pode salvar Fabiana Ike... Amigos e familiares da servidora pública Fabiana Ikeda de Oliveira, de 37 anos, iniciaram a campanha “Você Pode Salvar Fabiana Ikeda” com o objetivo d...
    11º FESTIVAL DO JAPÃO DE CAMPINAS/SP Onde: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas (Rua Camargo Paes 118, Jd. Guanabara, Campinas/SP) Dias 13 e 14/06/2015 Horário: 10h às 20h...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *