GAIMUSHO KENSHUSEI: Encontro celebra 21 anos da Associação Latino-Americana

A Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho realizará, de 16 a 19 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina, o 15º Encontro Latino-americano de Ex-Bolsistas do Gaimusho. O evento deve contar com a presença de cerca de 80 ex-bolsistas do Brasil, Argentina, México, Bolívia e Peru. O Brasil, que terá como chefe da delegação o advogado Tuyoci Ohara, deve ser representado por cerca de 30 participantes – a maior delegação, seguida do país anfitrião.

 

Renato Yamada Raimundo Uezono, Kiyoshi Harada e Armando Kihara (em sentido horário). Foto: Aldo Shiguti

Renato Yamada Raimundo Uezono, Kiyoshi Harada e Armando Kihara (em sentido horário). Foto: Aldo Shiguti

 

O evento terá  como objetivo discutir o tema “O Comércio Exterior em seus múltiplos aspectos” e celebrar o 21º ano de fundação da associação, além de comemorar também o 15º Encontro Latino-Americano.

Realizada a cada dois anos – a última foi em 2014, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia – a edição deste ano promete ser histórica, segundo o presidente da entidade, o jurista Kiyoshi Harada. “Pela primeira vez na história teremos a participação oficial da Embaixada do Japão no Encontro”, disse Harada, referindo-se ao atual embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima, que confirmou presença na abertura e também dará uma palestra sobre a importância da bolsa.

“O Encontro era para ser realizado no Brasil, mas por diversas questões acabou sendo transferido para a Argentina, o que foi bom, pois assim teremos a participação da Embaixada do Japão”, conta Harada, lembrando que Fukushima, que exerceu o cargo de cônsul geral do Japão em São Paulo entre setembro de 2012 e maio de 2015, foi o grande responsável pela retomada da bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que sofreu uma interrupção entre 2009 e 2012.

 

O embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima. Foto: Aldo Shiguti

O embaixador do Japão na Argentina, Noriteru Fukushima. Foto: Aldo Shiguti

 

Tema – Para Harada, a Comissão Organizadora – que além dele reúne ainda o coordenador geral Ricardo Miyaji (Argentina), o relações públicas Renato Yamada (Brasil) e os vice-presidentes Oscar Urushibata (Brasil), Rodolfo Sakata (Peru), Carlos Kasuga (México) e Silvia Kushida (Bolívia) – “foi feliz” ao escolher como tema o comércio exterior.

Segundo ele, a proposta foi apresentada pela delegação argentina e aprovada no 14º Encontro. “Trata-se de um tema bastante atual num momento que as atenções do Japão estão voltadas para o continente latino-americano por falta de opções em outras áreas”, justifica Harada, que abordará o tema na palestra introdutória “Comércio Exterior do Japão no Âmbito Latino-Americano”. “Todos os palestrantes devem falar sobre o assunto”, antecipa o jurista. Do Brasil, Mario Iwamizu enfocará o “Comercio exterior e o setor automobilistico” enquanto Milton Iwatashi abordará o “Comércio exterior e agronegócio”.

 

Obra coletiva – Harada destaca que o evento promete marcar não só pela escolha do tema, como também pela oportunidade de criar uma obra coletiva – a primeira – com a participação dos cinco países e que “provavelmente deve ser editada e publicada na Argentina”. O presidente da associação justifica a escolha do país para receber o lançamento da obra. “O futuro da Associação Latino-Americana dependerá muito dos argentinos pois eles têm mais facilidade para liderar os demais países. Além disso, o Brasil é o único país que não fala a língua espanhola”, pondera Harada, acrescentando que “nossa preocupação não é nem tanto em termos quantitativo mas com a qualidade”.

 

Comes e bebes – “É nossa obrigação como ex-bolsistas retribuirmos o empenho do governo japonês. No mínimo, devemos ser gratos ao Japão”, diz Harada, afirmando que, “no Brasil, infelizmente, são poucos os que demonstram interesse pela continuidade da associação”. “Não podemos ficar só no comes e bebes, que também tem sua importância, mas não podemos ficar só nisso. Devemos e podemos bolar algo criativo”, conta ele, explicando que a obra coletiva servirá para marcar a passagem da Associação Latino-Americana. “Será o grande legado para os netos dos kenshuseis”, comenta o presidente da associação, acrescentando que na publicação deve constar a biografia de cada um dos presentes no 15º Encontro Latino-Americano.

 

Homenagens – Além das palestras, estão previstas homenagens aos fundadores da Associação Latino-Americana – Jo Tatsumi, Rodolfo Sakata e Manuel  Kawashita (in memorian) e uma homenagem especial ao embaixador Noriteru Fukushima – com a outorga do Prêmio Manuel Kawashita. Serão feitas ainda outras homenagens – da delegação brasileira à Silvia Kushida, da Bolívia, com a outorga do Prêmio Mario Osassa – além de outorgas de medalhas comemorativas do evento aos chefes das delegações dos paises participantes, entre outros.

 

Novo presidente – Enquanto isso, Edson Kuwabara tomou posse como  novo presidente da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho (gestão 2016-2017) em substituição a Izumu Honda, que deixou o cargo.

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    GASTRONOMIA: Sakagura lança 1ª edição do “Comida d...   Neste sábado (12), das 12h30 às 16 horas, o restaurante Sakagura A1, do premiado chef Shin Koike, lança a 1ª edição do “Comida de Rua, né?”....
    COMUNIDADE: Shinenkai da Aliança Cultural Brasil-J... A Aliança Cultural Brasil-Japão, que comemora 60 anos em 2016, reuniu seus diretores, conselheiros, professores e funcionários para a confraternização...
    BAIRRO ORIENTAL: Diretor do Ilume pede mobilização... Considerado uma das principais causas das constantes quebras de luminárias nas ruas do Bairro da Liberdade, o tráfego de caminhões baús e de ônibus de...
    CARNAVAL: Águia de Ouro homenageia os 120 Anos do ... Os imigrantes japoneses atravessaram o mundo em busca de felicidade e prosperidade. Hoje, passado pouco mais de um século, a saga dos pioneiros vai se...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *