GAIMUSHO KENSHUSEI: Jorge Sototuka assume presidência da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas

 

O médico Jorge Kuma Sototuka é o novo presidente da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. Ele substituirá o engenheiro Oscar Tetsuo Urushibata. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no último dia 9, na Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Estiveram presentes, entre outros, o cônsul para assuntos políticos, Akira Suzuki; o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita; o presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-no-Iê, Jairo Uemura; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Anselmo Nakatani; o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera; o ex-desembargador Kazuo Watanabe; e membros da antiga e da nova diretoria, além de esposas dos ex-bolsistas.

 

Jorge Sototuka com membros da nova diretoria (foto: Aldo Shiguti)

 

Em seu discurso de despedida, Oscar Urushibata lembrou que, quando assumiu a presidência da associação, em maio de 2012, “tinha duas maiores preocupações para equacionar”. “A primeira era estudar um meio para a volta da bolsa concedida pelo Governo Japonês denominado de “Shidousha Gaimusho Kenshusei”. A segunda era o definhamento e a continuidade da nossa associação devido ao envelhecimento da idade dos Kenshuseis sem o surgimento de novas lideranças”.

Segundo ele, um dos primeiros trabalhos da diretoria e integrantes do Gaimisho Kenshusei foi fazer gestão junto ao Consulado Geral do Japão em São Paulo com o pedido de retorno do programa Gaimusho Kenshusei”, disse Urushibata, lembrando que “até a despedida do cônsul geral Kazuaki Obe não tínhamos nenhuma posição definida, mas também nunca perdemos a esperança e a confiança”.

 

Esposas dos associados marcaram presença (foto: Aldo Shiguti)

 

De acordo com Urushibata, “a chama da esperança acendeu com mais intensidade” com a troca de comando do Consulado Geral do Japão em São Paulo. “Tão logo o novo cônsul assumiu, juntamente com sua equipe de diplomatas, foi iniciada gestão para dar conhecimento da importância do programa de líderes bolsistas do Gaimusho”.

 

Abnegados – “Após ouvir muitas pessoas e entendendo da importância, da necessidade e, sensibilizado, o cônsul e sua equipe iniciaram tratativas com o órgão governamental japonês para a retomada do programa”, destacou Urushibata, acrescentando que, “até que em dezembro de 2012fomos surpreendidos com a mensagem do cônsul pedindo que indicássemos nomes para a bolsa, que culminou com a escolha de Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera, Jairo Megumi Uemura e Edson Kuwabara”.

 

Oscar Uruchibata presenteou o cônsul Suzuki com livro da associação (foto: Aldo Shiguti)

 

Com a retomada da bolsa, após seis anos de interrupção, Urushibata conta que os ex-bolsistas do Gaimusho retomaram também os Encontros Naiconais dos Kenshueis. “Em outubro de 2013 realizamos o IV Encontro Nacional em Porto Alegre e este ano, o 14º Encontro Latino-Americano na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, ocasião em que foi fundada a Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho presidida pelo jurista Kiysohi Harada”.

 

Presença Feminina no evento (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Urushibata encerrou sua fala agradecendo o presidente do Jornal Nippak, Raul Takaki, “que deu total cobertura jornalística das nossas atividades; aos membros do Conselho Superior; e aos companheiros da diretoria pelo trabalho abnegado de bem servir o interesse coletivo”.

 

Kazuo Watanabe comanda o brinde (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Celeiro de líderes – Em seu discurso de posse, Jorge Sototuka parabenizou a “gestão irretocável” da diretoria anterior. O novo presidente disse que pretende ouvir os associados, mas antecipou que a principal contribuição da associação é manter o grupo coeso. “Não é pura e simplesmente uma associação. Temos uma missão maior que é ser o celeiro de novas lideranças”, enfatizou Sototuka.

Segundo ele, nas principais as associações da comunidade nipo-brasileira é possível identificar lideranças que fazem ou fizeram parte da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. “É assim no Bunkyo, Kodomo-no-Sono, Aliança Cultural Brasil-Japão e na Kibô-no-Iê. Acredito que foi isto que o cônsul considerou ao constatar que os ex-bolsistas não só ocupam cargos de extrema importância nas associações nikkeis como também são pessoas que se preocupam com outros”, destacou Sototuka, que anunciou a criação de novos cargos na atual diretoria para agregar a experiência de ex-bolsistas do penúltimo e do último programa.

(Aldo Shiguti)

 

 

Confira a relação da Diretoria para 2014-2016

 

Presidente: Jorge Kuma Sototuka

Vice-Presidente: Edson Issao Kuwabara

Diretor de Bolsa: Izumu Honda

1º Secretário: Raimundo Uezono

2º Secretario: Coji Yanaguita

1º Tesoureiro: Luis Aoyama

2º Tesoureiro: Tomio Katsuragawa

3º Tesoureiro: Jairo Megumi Uemura

Diretor Social e de Eventos: Armando Yoshikazu Kihara

Vice-Diretor Social e de Eventos: Oscar Urushibata

Diretor Cultural: Kiyoshi Harada

Diretor de Relações Públicas: Luiz Ossamu Sanda

Vice-Diretor de Relações Publicas: Marcus Vinicius Kiyoshi Onod

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

YAKISOBA COM DANÇA DE SALÃO – ACE VILA MORAE... O yakisoba será servido das 11h às 16h. A dança de salão vai das 12h às 17h. Onde: ACE Vila Moraes (Av. do Cursino 3331, Vila Moraes) Dia 11/04/...
ESPORTES: A dupla Campeã de Futebol Freestyle do J...  Se eles fazem sucesso com a bola em campo, só Deus sabe. Mas no palco a dupla campeã japonesa na modalidade Futebol de Freestyle, Yosshi e Yu-J, do g...
RIO 2016: A “Tocha Olímpica Rio 2016” traz muita i... As Olimpíadas Rio 2016 começou cedo para a dupla de publicitários Gustavo Chelles e Romy Hayashi que garantiram o pódio com a criação inovadora e arro...
CRISE NO BRASIL: Deputados nikkeis querem a saída ... Depois da decisão da comissão especial do impeachment, que aprovou por 38 a 27 votos o relatório do deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), favoráve...

One Comment

  1. Alguém possui o endereço de email do Diretor Social e de Eventos Sr Armando Yoshikazu Kihara?
    Caso positivo poderiam me enviar?

    marceloadson.vr@gmail.com

    Desde já muito agradecido

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *