GAIMUSHO KENSHUSEI: Jorge Sototuka assume presidência da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas

 

O médico Jorge Kuma Sototuka é o novo presidente da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. Ele substituirá o engenheiro Oscar Tetsuo Urushibata. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no último dia 9, na Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Estiveram presentes, entre outros, o cônsul para assuntos políticos, Akira Suzuki; o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Kihatiro Kita; o presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-no-Iê, Jairo Uemura; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Anselmo Nakatani; o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera; o ex-desembargador Kazuo Watanabe; e membros da antiga e da nova diretoria, além de esposas dos ex-bolsistas.

 

Jorge Sototuka com membros da nova diretoria (foto: Aldo Shiguti)

 

Em seu discurso de despedida, Oscar Urushibata lembrou que, quando assumiu a presidência da associação, em maio de 2012, “tinha duas maiores preocupações para equacionar”. “A primeira era estudar um meio para a volta da bolsa concedida pelo Governo Japonês denominado de “Shidousha Gaimusho Kenshusei”. A segunda era o definhamento e a continuidade da nossa associação devido ao envelhecimento da idade dos Kenshuseis sem o surgimento de novas lideranças”.

Segundo ele, um dos primeiros trabalhos da diretoria e integrantes do Gaimisho Kenshusei foi fazer gestão junto ao Consulado Geral do Japão em São Paulo com o pedido de retorno do programa Gaimusho Kenshusei”, disse Urushibata, lembrando que “até a despedida do cônsul geral Kazuaki Obe não tínhamos nenhuma posição definida, mas também nunca perdemos a esperança e a confiança”.

 

Esposas dos associados marcaram presença (foto: Aldo Shiguti)

 

De acordo com Urushibata, “a chama da esperança acendeu com mais intensidade” com a troca de comando do Consulado Geral do Japão em São Paulo. “Tão logo o novo cônsul assumiu, juntamente com sua equipe de diplomatas, foi iniciada gestão para dar conhecimento da importância do programa de líderes bolsistas do Gaimusho”.

 

Abnegados – “Após ouvir muitas pessoas e entendendo da importância, da necessidade e, sensibilizado, o cônsul e sua equipe iniciaram tratativas com o órgão governamental japonês para a retomada do programa”, destacou Urushibata, acrescentando que, “até que em dezembro de 2012fomos surpreendidos com a mensagem do cônsul pedindo que indicássemos nomes para a bolsa, que culminou com a escolha de Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera, Jairo Megumi Uemura e Edson Kuwabara”.

 

Oscar Uruchibata presenteou o cônsul Suzuki com livro da associação (foto: Aldo Shiguti)

 

Com a retomada da bolsa, após seis anos de interrupção, Urushibata conta que os ex-bolsistas do Gaimusho retomaram também os Encontros Naiconais dos Kenshueis. “Em outubro de 2013 realizamos o IV Encontro Nacional em Porto Alegre e este ano, o 14º Encontro Latino-Americano na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, ocasião em que foi fundada a Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho presidida pelo jurista Kiysohi Harada”.

 

Presença Feminina no evento (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Urushibata encerrou sua fala agradecendo o presidente do Jornal Nippak, Raul Takaki, “que deu total cobertura jornalística das nossas atividades; aos membros do Conselho Superior; e aos companheiros da diretoria pelo trabalho abnegado de bem servir o interesse coletivo”.

 

Kazuo Watanabe comanda o brinde (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Celeiro de líderes – Em seu discurso de posse, Jorge Sototuka parabenizou a “gestão irretocável” da diretoria anterior. O novo presidente disse que pretende ouvir os associados, mas antecipou que a principal contribuição da associação é manter o grupo coeso. “Não é pura e simplesmente uma associação. Temos uma missão maior que é ser o celeiro de novas lideranças”, enfatizou Sototuka.

Segundo ele, nas principais as associações da comunidade nipo-brasileira é possível identificar lideranças que fazem ou fizeram parte da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei. “É assim no Bunkyo, Kodomo-no-Sono, Aliança Cultural Brasil-Japão e na Kibô-no-Iê. Acredito que foi isto que o cônsul considerou ao constatar que os ex-bolsistas não só ocupam cargos de extrema importância nas associações nikkeis como também são pessoas que se preocupam com outros”, destacou Sototuka, que anunciou a criação de novos cargos na atual diretoria para agregar a experiência de ex-bolsistas do penúltimo e do último programa.

(Aldo Shiguti)

 

 

Confira a relação da Diretoria para 2014-2016

 

Presidente: Jorge Kuma Sototuka

Vice-Presidente: Edson Issao Kuwabara

Diretor de Bolsa: Izumu Honda

1º Secretário: Raimundo Uezono

2º Secretario: Coji Yanaguita

1º Tesoureiro: Luis Aoyama

2º Tesoureiro: Tomio Katsuragawa

3º Tesoureiro: Jairo Megumi Uemura

Diretor Social e de Eventos: Armando Yoshikazu Kihara

Vice-Diretor Social e de Eventos: Oscar Urushibata

Diretor Cultural: Kiyoshi Harada

Diretor de Relações Públicas: Luiz Ossamu Sanda

Vice-Diretor de Relações Publicas: Marcus Vinicius Kiyoshi Onod

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MOSTRA DE CINEMA NAGISA OSHIMA A mostra traz uma seleção panorâmica da obra do controverso cineasta japonês: seus primeiros filmes da década dos anos 1950 e 60, grandes clássicos co...
COMUNIDADE: Inaugurada praça de convivência no Hos... Foi inaugurado no último dia 12, no Hospital Santa Cruz, um jardim projetado pelo paisagista Alex Hanazaki para servir de espaço de convivência para o...
LITERATURA: Finalista do Jabuti em 2016, Leila Gue... A escritora Leila Guenther: “Para mim já foi um feito inédito”. Foto: divulgação O gosto pela leitura veio desde muito cedo. Em parte influência d...
CIDADES (PIEDADE) – Trilha ecológica é novid... Praticar caminhada em uma trilha ecológica será a novidade deste ano no 6º Colha e Pague do Kaki Fuyu, que ocorrerá de 31 de março a 29 de abril, no S...

One Comment

  1. Alguém possui o endereço de email do Diretor Social e de Eventos Sr Armando Yoshikazu Kihara?
    Caso positivo poderiam me enviar?

    marceloadson.vr@gmail.com

    Desde já muito agradecido

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *