GAIMUSHO KENSHUSEI: Marcelo Hideshima assume Presidência e quer atrair participação de jovens bolsistas

A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão “Gaimusho Kenshusei” realizou no último dia 28, no salão nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), cerimônia de posse de sua nova Diretoria para a gestão 2017-2018, que terá como presidente o jovem Marcelo Hideshima. Hideshima, de 46 anos, assume no lugar de Edson Kuwabara. O mandato é de um ano.

 

Hideshima assume Presidência da Associação de Ex-Bolsistas e destaca desafios. Foto: Jiro Mochizuki

 

Nesse curto período, Hideshima disse que seu principal desafio será o de fazer com que os bolsistas mais jovens comecem a participar da associação. Bolsista em 2005, Hideshima destacou que “todo o trabalho feito pelos mais antigos só terá sentido se houver uma continuidade”. “E fazer essa ponte é meu maior desafio”, explicou, afirmando que já começou a planejar algumas ações.

Segundo ele, uma delas é fazer uma integração entre os mais experientes e os mais jovens através de uma viagem com as próprias famílias. “Em outubro teremos também uma palestra com o diretor executivo do Kaigai Nikkeijin Kyokai e ex-presidente da Sony, Masayoshi Morimoto, que abordará um tema bem atual, que é a relação do Japão com os países onde tem descendentes de japoneses. Pretendemos ainda levar o maior número de jovens para participar do próximo Encontro Latino-Americano, que será realizado no Peru”, revelou Hideshima, lembrando que não é função da associação promover eventos.

 

todos os participantes da cerimônia de posse da nova diretoria da associação. Foto: Jiro Mochizuki

 

“A associação é formada por ex-bolsistas que foram ao Japão a convite do governo japonês e tiveram uma experiência muito rica. O Japão acredita nesses bolsistas para que eles façam uma ponte entre os dois países, seja na área social, cultural, econômica ou política. Na verdade, a associação reúne ex-bolsistas que, em tese, já participam de outras entidades. Ou seja, eles já têm sua atividade cultural e filantrópica. Aqui é uma troca de ideias de experiencias”, disse Hideshima, acrescentando que a associação completa, nesse ano, 52 anos e o programa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão teve seu inicio em 1965, visando proporcionar aos futuros  líderes nipo-descendentes da América Latina e Caribe o aprofundamento do conhecimento sobre o Japão, tornando-os o núcleo de rede de conexão entre o Japão e a América Latina para o fortalecimento de suas relações bilaterais, para a propagação e para a preservação da cultura japonesa.

 

Hideshima assume oficialmente a Associação de Ex-Bolsistas. Foto: Jiro Mochizuki

 

Orgulho– Em seu discurso de posse, Hideshima agradeceu “a todos que o antecederam” e destacou a “notória contribuição junto à sociedade brasileira, o empenho na relação bilateral entre o Brasil e o Japão, mas principalmente, pelo compromisso na construção de uma nação mais próspera e justa, atuando de forma brilhante em suas áreas”.

Ele ressaltou também o “importante trabalho que o Consulado Geral do Japão em São Paulo vem desenvolvendo ao manter o propósito da bolsa”. “E graças a somatória dessas atuações, de destaque dos bolsistas e a sensibilidade do governo do Japão, a atual geração também está tendo oportunidade de conhecer o Japão através deste programa”, explicou Hideshima, afirmando que, “quando esses líderes jovens retornam ao Brasil, a dimensão de sua relação com o Japão se fortalece em todos os aspectos, principalmente no orgulho de ser nikkei”.

 

Marcelo Hideshima, que assumiu o comando. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Acredito que este seja o ciclo natural. Por isso, nós, mais jovens temos a responsabilidade de continuarmos esse legado e os valores transmitidos pelos companheiros mais experientes e também pelo valor imensurável do programa, uma experiência inesquecível, que será levada adiante pelos restos de nossas vidas”, disse Hideshima, que enalteceu a contribuição de pessoas que o ajudaram ao longo de sua trajetória, além de destacar o importante papel da família.

 

Edson Kuwabara. Foto: Jiro Mochizuki

 

 

Oxigênio – Bolsista em 2005, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) frisou que a associação exerce um trabalho muito importante de integração entre os dois países. Lamentou que nos últimos anos o programa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão vem sofrendo uma recessão orçamentária mas que está empenhando esforços junto ao Consulado e da Embaixada do Japão no Brasil para que o número de vagas seja ampliado.

 

O deputado federal Walter Ihoshi comandou o brinde. Foto: Jiro Mochizuki

 

“Em 2018 estaremos comemorando 110 anos da imigração japonesa no Brasil e é importante que cada vez mais jovens participem desta associação, que a partir de agora recebe sangue novo com a presença do Marcelo Hideshima. Estamos muito esperançosos de que esse trabalho será oxigenado e renovado”, afirmou Ihoshi.

 

Kuwabara, Harumi, Hideshima, Hitomi Sekiguchi e Kazuo Watanabe. Foto: Jiro Mochizuki

 

Estiveram presentes na cerimônia de posse, além do deputado federal Walter Ihoshi, a cônsul geral interina Hitomi Sekiguchi; a presidente do Bunkyo, Harumi Goya; o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também ex-bolsista Massami Uyeda; o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Jorge Yamashita e o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio, entre outros.

 

 

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider
 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

     

     

     

    Gestão 2017/2018

     

    Conselho Consultivo: Jô Tatsumi; Kazuo Watanabe; Kihatiro Kita; Kiyoshi Harada; Mário Iwamizu; Massami Uyeda; Tuyoci Ohara

    Diretoria Executiva:

    Presidente: Marcelo Hideshima

    Diretor de Bolsas: Marcelo Shiraishi

    Vice-Presidente: Jairo Uemura

    Secretário: Izumu Honda

    2º Secretário: Luiz Aoyama

    Tesoureiro: Tério Uehara

    2º Tesoureiro: Rodolfo Wada

    Diretor Cultural: Edson Kuwabara

    Relações Institucionais: Cláudio Kurita

    Relações Públicas: Coji Yanaguita e Tomio Katsuragawa

    Diretor Social: Paulo Uemura

     

    Related Post

    10º FESTIVAL DA CULTURA JAPONESA: KENKO TAISSO MAR... Nos dias 27 e 28 de agosto, o Kenko Taisso do Brasil foi convidado para participar do 10º Festival da Cultura Japonesa que acontece anualmente na cida...
    ELEIÇÕES 2012: Nomura e Kamia preveem dificuldades...   Começou, enfim, a corrida eleitoral. Oficialmente, a campanha para quem conseguiu passar pelo primeiro teste – as convenções partidárias que...
    LÍNGUA JAPONESA: Simpósio Internacional começa nes... Em comemoração aos 120 anos de amizade entre Japão e Brasil, acontece de 10 a 13 deste mês, na Casa de Cultura Japonesa da USP (Universidade de São Pa...
    SOCIAL: 7ª Grande Exposição do Bunkyo   ARTES – A Comissão de Artes Plásticas e Arte Craft do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realizou no ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *