GAIMUSHO KENSHUSEI: ‘Nossa gestão será de transição’, diz presidente Izumu Honda

Para o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, mais importante que aumentar o número de candidatos à bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão para Líderes Nikkeis da América Latina e Caribe, é explorar o que de melhor cada bolsista pode oferecer. A declaração foi feita com exclusividade à reportagem do Jornal Nippak durante cerimônia realizada no último dia 14 pela Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas “Gaimusho Kenshusei”, no Nikkey Palace Hotel, centro de São Paulo.

 

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae recebe exemplar das mãos de Izumu Honda (Foto: Jiro Mochizuki)

O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae recebe exemplar das mãos de Izumu Honda (Foto: Jiro Mochizuki)

 

Na ocasião, foi realizado Jantar de Apresentação da Recém-Empossada Diretoria, Homenagem ao Ex-Bolsista de 1979, Reimei Yoshioka – pela condecoração da Ordem do Nascente, com Raios de Ouro e Prata concedida pelo Governo Japonês – , e Lançamento do Livro Comemorativo dos 50 anos de instituição da bolsa.

Na oportunidade, foi cantado também o “Parabéns pra você” pelo aniversário do cônsul Nakamae, ocorrido no dia anterior. A cantora japonesa Tsuruzawa Mieko também chamou a atenção, literalmente, ao interpretar os hinos do Japão e do Brasil no melhor estilo de ópera.

 

Izumu Honda apresenta a nova diretoria do Gaimusho Keshusei (Foto: Aldo Shiguti)

Izumu Honda apresenta a nova diretoria do Gaimusho Keshusei (Foto: Aldo Shiguti)

 

Presenças do deputado federal William Woo (PV-SP); do ministro aposentado do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Massami Uyeda; do ex-desembargador, Kazuo Watanabe; do ex-presidente do Bunkyo, professor Kokei Uehara; do ex-bolsistas Kiyoshi Ishitani e da presidente da JCI Brasil-Japão, Camila Stuck, entre outros.

 

Cônsul Nakamae: surpresa (Foto: Aldo Shiguti)

Cônsul Nakamae: surpresa (Foto: Aldo Shiguti)

 

Ao Jornal Nippak, Nakamae disse que “estamos trabalhando junto ao governo japonês para aumentar o número de bolsistas, mas as notícias não são animadoras pois o orçamento está complicado”, disse Nakamae, acrescentando que “a bolsa já tem uma longa história”.

“Não se trata meramente de uma viagem de turismo. O mais importante é observamos que este programa funciona como uma espécie de catálise, onde pessoas de diferentes segmentos compartilham de uma mesma experiência”, explicou o cônsul, que destacou a participação dos jovens. Segundo ele, o mais importante é saber fazer uso desta experiência pessoal para o desevolvimento do Brasil e, ao mesmo tempo, despertar no bolsista “o orgulho de ser nikkei”.

 

Dona Hatuyo recebe flores de Elisabete Honda (Foto: Aldo Shiguti)

Dona Hatuyo recebe flores de Elisabete Honda (Foto: Aldo Shiguti)

 

Desafio – De certa forma, este também é o “desafio” do novo presidente do Gaimusho Kenshusei, Izumu Honda. “Passado o momento da retomada da bolsa, que sofreu uma interrupção entre 2009 e 2012, é chegada a hora de responder à pergunta: ‘O que podemos fazer?’”, indaga Honda, que compara o Gaimusho à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). “Todos que participam do Gaimusho também atuam ativamente em outras entidades”, explica Honda, explicando que pretende priorizar o diálogo e envolver cada mais a participação de bolsistas jovens pois, segundo ele, o governo japonês vê com bons olhos essa aproximação.

“Devemos fazer algo em prol da sociedade e retribuir a confiança em nós depositada pelo governo japonês, que nos privilegiou com a bolsa”, disse Honda, afirmando que sua gestão, iniciada em junho deste ano, é de “transição”.

 

Convidados e ex-bolsistas prestigiaram a festa (Foto: Aldo Shiguti)

Convidados e ex-bolsistas prestigiaram a festa (Foto: Aldo Shiguti)

 

 

Reimei foi homenageado (Foto: Aldo Shiguti)

Reimei foi homenageado (Foto: Aldo Shiguti)

Livro – Condecorado pelo governo japonês, Reimei Yoshioka também foi homenageado pelo Gaimusho. “Uma homenagem simples e singela”, como destacou Honda. “Fiz o que qualquer cidadão faria. Como fui reconhecido por isso gostaria de agradecer aos meus companheiros”, resumiu Yoshioka, que já havia sido homenageado em junho pelo Bunkyo em cerimônia co-promovida por 35 entidades nipo-brasileiras.

A apresentação do livro coube ao desembargador Kazuo Watanabe. Ele destacou o tempo escasso – três meses – para a produção da públicação, o que impossibilitou a presença de mais bolsistas na obra. “Contudo, o livro tem sua importância ao mostrar a contribuição de cada bolsista na sociedade brasileira e no relacionamento entre os dois países”, justificou.

Além do presidente Izumu Honda, a nova diretoria do Gaimusho é formada por: Mario Iwamizu (Vice-Presidente); Edson Kuwabara (Diretor de Bolsa); Coji Yanaguita (1º Secretário); Raimundo Uezono (2º Secretário); Luiz Aoyama (1º Tesoureiro); Marcelo Hideshima (2º Tesoureiro); Tomio Katsuragawa (Diretor de Relações Públicas); Tuyoci Ohara (Diretor de Relaçoes Institucionais); Victor Kobayashi (Diretor Cultural) e Jairo Uemura (Diretor Social).

 

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

    Related Post

    CAMINHADA: Programa Arukokai da Naguisa leva assoc... A Associação Naguisa, através do seu Programa Arukokai Naguisa (PAN), realizou no final de 2014, a Caminhada do Final do Ano, um misto de caminhada le...
    110 ANOS DA IMIGRAÇÃO: MAURÍCIO DE SOUSA VAI FAZER... O cartunista Mauricio de Sousa e o deputado federal Luiz Nishimori. Foto: facebook/nishimori O cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da M...
    POLÍTICA: Walter Ihoshi participa de audiência com...   A diretoria da Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – foi recebida em audiência no último dia 28, em Brasília, pelo minist...
    COMUNIDADE: Em visita ao 12º Okinawa Festival, Pau... O candidato do PMDB à corrida ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf disse que, caso seja eleito, “o Estado de São Paulo estreitará seus laços de ami...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *