GASTRONOMIA: Em busca da popularização da cultura do lámen no Brasil – Parte 3

 

Como deve ser um lámen saboroso

A MN-TryLamen Produtos Alimentícios Ltda. é uma empresa que dedica todo o esforço para servir a tigela de lámen para seus consumidores. A meta é oferecer um macarrão saboroso com entusiasmo, paixão e gratidão.
O men — macarrão — do lámen deve possuir aroma e consistência peculiares. A sopa deve ser saudável e ter sabor e aroma ao gosto de quem consome. Colocando em outras palavras, um bom lámen precisa ter um visual bonito, ser saudável, emocionar os clientes, satisfazer e aumentar o índice de repetição.

 

Fachada do Restaurante MN Lamen (foto: divulgação)

 

Os pontos importantes do lámen são o “sabor”, o “aro­ma”, a “consistência da massa” e o “serviço” que devem conquistar o coração dos clientes. Devemos também manter o ambiente do restaurante agradável, sempre se dedicando para “servir o prato ao maior número de pessoas”, “criar um ambiente sempre agradável” e assim garantir “que as pessoas queiram vir sempre”.

A condição propícia para se criar um lámen saboroso só acontece quando a combinação ideia x comunicação x humanidade e filosofia se encaixa perfeitamente. Esta fórmula é uma multiplicação, portanto se um dos fatores for zero, o resultado será nulo.

Existem duas situações para todas as coisas que existem: ou estão em desenvolvimento ou estão em decadência. Se melhorarmos 1% a cada semana, um ano depois certamente se fará diferença.

Se for possível manter uma evolução contínua utilizando os três princípios: ideia, comunicação e humanidade (filosofia), tenho certeza de que será possível oferecer um lámen saboroso durante toda a eternidade. Eu acredito que eles trarão resultados no empreendimento de lámen (restaurante).

 

O mercado de lámen no Japão

O mercado de lámen no Japão passou por um boom no final da década de 1990 e agora está entrando em sua fase de maturidade.

O tamanho do mercado japonês de alimentação fora do domicílio era de 24,5 trilhões de ienes em 2006 e, desde então, tem caído a cada ano. Atualmente estima-se que ele esteja em torno de 22,5 trilhões de ienes. Durante este período complicado, o mercado de lámen é o único cujas vendas têm apresentado aumento.

【Tabela】

2006  403,7

2007  408,0

2008  412,0

2009  416,0

2010  425,0

(em bilhões de ienes)

A tabela acima prova que os estabelecimentos de lámen são resistentes às crises. O lámen, conhecido como “prato nacional” do Japão, possui 40 mil restaurantes especializados no país todo sendo possível encontrar um em praticamente qualquer cidade. Por outro lado, o mercado de lámen é o mais concorrido de todo o mercado de alimentação fora de domicílio e estima-se que mais de 3 mil restaurantes abrem e fecham as portas todos os anos.

As palavras-chaves são:

◎ Ingredientes seguros

◎ Cardápio saudável

◎ Facilidade de acesso ao público feminino.

A média anual de consumo por residência é de 8 tigelas, portanto muito alta. Outra característica peculiar do mercado é que muitos restaurantes são de pequenos empreendedores.

Dentro do mercado de lámen, 25% são redes de restaurantes, enquanto 75% pertencem a empreendedores individuais. A grande maioria dos atuais empresários das redes de escala nacional também começou como um pequeno empreendedor, fato que dá esperanças de grande sucesso a estes empreendedores individuais. O essencial para que um restaurante de lámen possa crescer e evoluir está no “sabor”, no “atendimento carinhoso e dedicado” e no “desenvolvimento de novos cardápios”, estratégias essenciais que fazem o cliente querer voltar. (Continua)

 

 

*Norihito Matsuda (presidente da MN Própolis)

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