GUARULHOS: 1º Festival Japonês supera expectativas dos organizadores

 

Grupo de Taikô Requios Gueinou Dokoukai (foto: Aldo Shiguti)

 

Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeu, no bairro Bom Clima, em Guarulhos (SP), palco do 1º Festival Japonês, realizado no último fim de semana (26 e 27). Segundo o coordenador geral do evento, Luciano Sakaue, a presença de público “superou nossas expectativas”. “Por ser a primeira edição foi mais do que esperávamos”, disse Sakaue, lembrando que tanto ele como Yoshio Imaizumi e Jorge Ota, que também fizeram parte da Comissão Organizadora, já acumulavam experiências em outros eventos, como o Nikkey Matsuri, realizado anualmente na zona Norte de São Paulo.

 

Sakaue, Santana, Pereira, Almeida, Ota e Hato (foto: Aldo Shiguti)

 

A deputada Keiko Ota também arriscou passos de bon odori (foto: Aldo Shiguti)

 

O apresentador Helio Sakae Kamia também cantou e entrevistou no palco do evento (foto: Aldo Shiguti)

 

Luciano Sakue como prefeito Almeida (foto: Aldo Shiguti)

De acordo com Sakaue, a primeira edição do Festival Japonês já nasceu forte, “recheado de atrações. O evento contou, por exemplo, com o ilusionista Mario Kamia, que se apresentou pela primeira vez em Guarulhos, além de cantores como Joe Hirata, Elaine Hara, Rick Akio, os astros mirins Karen Taira – que cantou com os irmãos Luiggi Dias e Sayuri – e Ryu Jackson, os grupos de taikô Requios Gueinou Doukokai, Setsuo Kinoshita Taiko Group e Himawari e, de quebra, a apresentação de “As Marinheiras”, grupo de dança que contou com a participação de especial da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP).

 

Helio Kamia, Elaine Hara e Joe Hirata (foto: Aldo Shiguti)

 

Joe Hirata cantou no sábado e domingo (foto: Aldo Shiguti)

 

Fabio Shin, da Japan Sunset (foto: Aldo Shiguti)

 

 

A pequena Karen Taira se agigantou no enorme palco (foto: Aldo Shiguti)

Para o coordenador, a Comissão Organizadora deve se reunir nos próximos dias para fazer uma avaliação dos números. “Mas podemos adiantar que uma conquista importante foi o compromisso assumido pelo prefeito no sábado de que o festival fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Município”, explicou Sakaue, afirmando que também existe a possibilidade, conforme antecipou o próprio prefeito Sebastião de Almeida (PT), de que no ano que vem o evento aconteça em outro espaço, como a Praça Getúlio Vargas, a Praça IV Centenário ou no Centro Municipal de Educação Adamastor, considerado um local ideal por ser aberto, mais amplo e de fácil acesso.

 

Apresentação de Kenko Taissô (foto: Aldo Shiguti)

 

Os pais Cesar e Eliane com três dos quatro filhos artistas: Luiggi Dias, Karen Taira e Sayuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Jorge Ota e Laercio Pereira (foto: Aldo Shiguti)

 

Para o vereador Laércio Pereira (PT), aliás, o Adamastor já havia sido cogitado até mesmo para essa primeira edição. “Só não deu certo porque o local está em processo de reforma”, disse Pereira em entrevista ao Jornal Nippak durante a cerimônia de abertura, realizada no sábado.

 

 

 

Aquecimento do pessoal da Academia Nenriki Dojo (foto: Aldo Shiguti)

 

Requios Gueinou Dokoukai (foto: Aldo Shiguti)

 

Elaine Hara (foto: Aldo Shiguti)

Primeiro emprego – Para Pereira, a realização do Festival Japonês representa mais uma oportunidade de reaproximação com a comunidade nipo-brasileira. “Trata-se de uma comunidade extremamente importante não só para o desenvolvimento do município como também para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, disse Pereira, afirmando que até hoje guarda com carinho seu primeiro “patrão”. “Tinha 14 anos e fui trabalhar numa farmácia aqui em Guarulhos cujo dono era um japonês. Em mais de 30 anos de trabalho, foi o melhor patrão que tive na vida”, elogiou Pereira, acrescentando que admira o respeito que os japoneses têm pelos mais velhos. “É algo que você não vê no Brasil”.

 

A sempre concorrida barraca da Associação Santa Maria (foto: Aldo Shiguti)

 

Taniguti, Keiko e Masataka Ota, Jorge Ota e Laercio Pereira (foto: Aldo Shiguti)

 

Ryu Jackson esbanjo talento e carisma (foto: Aldo Shiguti)

Em seu discurso, o prefeito Almeida lembrou que “faz 105 anos que os primeiros imigrantes japoneses pisaram o pé em território brasileiro”. “De lá para cá, a contribuição dos japoneses se espalhou pelos quatro do país e em Guarulhos não foi diferente. Hoje não é necessário mais ir até o Japão para conhecer a cultura e a comida daquele país”, disse Almeida, destacando que os japoneses fazem parte da história de Guarulhos, a segunda maior cidade do Estado de São Paulo, com 1, 3 milhão de habitantes, e “cada vez mais acolhedora”.

 

 

Ryu Jackson, Karen Taira e a irmã Sayuri (foto: Aldo Shiguti)

 

Grupo as Marinheiras, com a deputada federal Keiko Ota (foto: Aldo Shiguti)

 

Marcos Aguena, o Japa divertiu a platéia (foto: Aldo Shiguti)

 

Também estiveram presentes na solenidade de abertura os deputados estaduais Alencar Santana (PT) e Jooji Hato (PMDB). A deputada Keiko Ota, acompanhada do vereador Masataka Ota (Pros), e o presidente da Associação Pró-Excepcionais “Kodomo-no-Sono”, José Taniguti, também marcaram presença no sábado.

 

 

 

Temaki da Yakisabor (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Organizadores com Elaine Hara, Osmar Maeda e Massah Fujimoto (foto: Aldo Shiguti)

 

Setsuo Kinoshita Taikô Group (foto: Aldo Shiguti)

 

 

Setsuo Kinoshita (foto: Aldo Shiguti)

 

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: O Grupo The Friends realizou no último dia... 16º MELODIAS IMORTAIS – O Grupo The Friends realizou no último dia 21, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de As...
KARAOKÊ: 30º taikai da ACE Represa, um aniversário... Premiação Infantil: Irmãos Jinbara (foto: Regina Komatsu)   Abertura (foto: Regina Komatsu)     “Um número de inscrito...
MOGI DAS CRUZES: Apesar da crise, 31º Akimatsuri m... Apesar da crise que assola o país, a organização do Akimatsuri – Festa de Outono – que este ano chega a sua 31ª edição nos dias 9, 10, 16 e 17 de abri...
19º FESTIVAL DO JAPÃO: Miss Nikkey Brasil mantém ‘... O tradicional concurso de beleza nipo-brasileira, o Miss Nikkey Brasil, será realizado no sábado, 9,  a partir de 17h50, no palco principal do 19º Fes...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *