HIROSHIMA E NAGASAKI: Evento em São Paulo reúne exposição e depoimentos de sobreviventes

 

Entre os dias 11 e 21 de setembro será realizado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, o evento “Hiroshima e Nagasaki em São Paulo: testemunho, inscrição e memória das catástrofes”. Na abertura, no dia 11, haverá duas mesas-redondas com participação dos professores Pedro Fernando da Silva (IP/USP), Sedi Hirano (FFLCH/USP), Paulo César Endo (IP/USP) e Edson Sousa (UFRGS), além de depoimentos de três sobreviventes do ataque à cidade de Hiroshima: Takashi Morita (fundador da Associação Hibakusha Brasil pela Paz), Junko Watanabe (diretora desta mesma entidade) e Kunihiko Bonkohara (vice-presidente da associação).

 

Memorial da Paz de Hiroshima (foto: Divulgação)

 

Segundo a psicóloga Cristiane Nakagawa, uma das idealizadoras do evento ao lado do marido, o também psicólogo Artur Theodoro, a exposição sobre o bombardeio atômico lançado sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki reúne 30 pôsteres cedidos pelo Museu Memorial da Paz de Hiroshima.

Cada pôster mede 90×62 cm e traz fotos, gráficos e textos explicativos. O material já foi apresentado pela própria Sociedade Civil Hiroshima Kenjinkai do Brasil e numa exposição itinerante organizada pela Associação Paulista de Medicina.

São apresentadas fotos e informações sobre mortos e feridos nos ataques, além de seis desenhos feitos por sobreviventes retratando eventos logo após as explosões. Trazem também os efeitos da explosão da bomba atômica e suas consequências sobre a humanidade e a reconstrução das duas cidades.

A exposição faz referência ainda ao auxílio de cidadãos ou instituições de outros países às vítimas do bombardeio atômico. No final, é abordada a situação atual das armas nucleares no mundo, com informações a respeito dos países que as possuem. Também são indicadas as áreas livres de armas nucleares, além de diretrizes para alcançar a abolição desse tipo de arsenal.

São apresentados também alguns artefatos atingidos pelas bombas atômicas, relacionando-os à história de vida de seus possuidores ou ao local em que se encontram.

Filha de dois profissionais atuantes na questão dos brasileiros que trabalham no Japão, o neuropsiquiatra Décio Nakagawa – que faleceu em 2011 – e a psicóloga Kyoko Nakagawa, coordenadora do projeto Kaeru – de reintegração de crianças que voltam do Japão – Cristiane Nakagawa conta que a exposição é frutos de duas visitas que fez ao Japão ao lado do marido já com finalidade de colher materiais para pesquisas que desenvolviam – ela no campo de testemunhos e ele no trabalho do Memorial.

A primeira foi em 2009 e a segunda no ano seguinte. “Na época, já trabalhava com refugiados, no campo do trauma, quando nosso orientador, o professor Paulo César Endo – que também coordena o evento – sugeriu para que voltasse minha pesquisa para minha própria cultura. Como meus pais já faziam essa ponte entre os dois países, decidi investigar mais a fundo”, explica Cristiane, lembrando que em 2010, com mais tempo, visitou o Memorial da Paz de Hiroshima e coletou os depoimentos.

“A pesquisa tem a finalidade de investigar de que maneira um evento como esse pode contribuir para o esclarecimento de questões como essa”, destaca Artur, acrescentando que “a exposição é uma das ações do Memorial da Paz de Hiroshima, que coloca em pauta o uso das armas nucleares e de questões que tem repercussão até hoje”.

Realizado pelo Instituto de Psicologia da USP, o evento é coordenado pelo professor Paulo César Endo e reúne, na Comissão Organizadora, Artur R. Theodoro, Celia Oi, Cristiane Nakagawa, Davi Mamblona, Helena Rizzi, Maria Imaculada Sampaio, Luiz Moreno e Rita Álvares.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

EXPOSIÇÃO CEDIDA PELO MEMORIAL DE HIROSHIMA

De 11 a 21 de setembro

Instituto de Psicologia da USP | Biblioteca Dante Moreira Leite

 

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

11 de setembro

Instituto de Psicologia da USP | Auditório do Bloco G

 

MESA 1 – Das 9 às 10 horas

Prof. Dr. Pedro Fernando da Silva (IP/USP) | Artur R. Theodoro

Coordenação: Davi Mamblona

 

TESTEMUNHOS – Das 10 às 12 horas

Takashi Morita, Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara

Tradução: Dra. Kyoko Nakagawa | Coordenação: Cristiane Nakagawa

 

MESA 2 – Das 14 às 17 horas

Prof. Emérito Sedi Hirano (FFLCH/USP)

Prof. Dr. Paulo Endo (IP/USP) | Prof. Dr. Edson Sousa (UFRGS)

Coordenação: Luiz Moreno

 

MESA DE ENCERRAMENTO – Das 17 às 18 horas

Dra. Kyoko Nakagawa | Cristiane Nakagawa

Prof. Dr. Paulo Endo (IP/USP)

Coordenação: Helena Rizzi

O evento é aberto ao público e gratuito. Não haverá necessidade de inscrição prévia.

Serviço:

Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721 – Cidade Universitária – SP

Informações pelo tel.: 11/9-9676-1595 (com Cristiane Nakagawa/Artur Theodoro) ou ainda pelo e-mail eventotestemunho@gmail.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CONCERTO: Pianista Fábio Caramuru se apresenta nes... Depois de um semestre bastante movimentado, o Centro Cultural da Aliança Cutural Brasil-Japão encerra suas atividades em 2017 com “chave de ouro”, ou ...
COMUNIDADE: Formatura de curso e keirokai moviment... No último dia 17, a Associação Centro Cultural Tochigi do Brasil realizou em sua sede social, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), a formatura do ...
JAPÃO: Obesidade pode virar problema também no Jap...   Por Elton Alisson, de Tóquio   Mudanças gradativas dos últimos anos no padrão de alimentação tradicional japonês provocam elevaç...
COMUNIDADE: Tottori 50+20: valores éticos e morais... A Associação Cultural Tottori-Kenjin do Brasil realizou no dia 8 de novembro, no Centro de Intercâmbio Brasil Tottori, solenidade para comemorar o 50º...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *