HOMENAGEM: Hospital Santa Cruz recebe homenagem da Câmara dos Vereadores de São Bernardo do Campo

 

Na noite do dia 27 de novembro, o Hospital Santa Cruz recebeu Título de Entidade Benemérita outorgado pela Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo, numa iniciativa do vereador Hiroyuki Minami,  presidente da Mesa Diretora, no Teatro Cacilda Becker, no Centro de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A solenidade ocorreu no plenário provisório da Câmara no auditório do teatro e contou com apresentações dos cantores Bruno Minami, Melissa Kuniyoshi e Karen Taira. Entre outras personalidades, estava presente o Cônsul Geral do Japãoem São Paulo, Noriteru Fukushima, Kihatiro Kita (presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e Assistência Social). Também foram homenageadas Olga Ichida, Yuli Fujimura (Relações Públicas do Hospital Santa Cruz), Marina Goto (representado as voluntárias do Hospital Santa Cruz).

 

Convidados, autoridades e personalidades perfilados para o Hino Nacional (foto: Luci Judice Yizima)

 

O vereador Hiroyuki Minami enfatiza em seu pronunciamento a importância do Hospital Santa Cruz para a comunidade nipo-brasileira. “O trabalho árduo dos imigrantes japoneses nas lavouras de cafés, sensibilizou o governo japonês através do cônsul Geral do Japão em São Paulo, Toshiro Fujita, informando a real necessidade de um hospital para a comunidade japonesa no Brasil”, explica. “O governo japonês enviou recursos e material de construção para a fundação da Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz. Mais tarde é constituída a Associação Médica Japonesa que deu origem a Associação Pró Construção do Hospital Japonês, finalmente foi inaugurado o Hospital Santa Cruz com atendimento gratuito a todos sem discriminação racial ou de nacionalidade, como forma de gratidão ao país que tão bem acolheu os imigrantes japoneses” finaliza o parlamentar.

Em seu discurso o presidente Renato Ishikawa destaca o valor da homenagem que o Hospital Santa Cruz recebeu da Câmara de Vereadores de São Bernardo do Campo. “Esse Título de Entidade Benemérita para o Hospital Santa Cruz tem um significado muito especial, uma vez que o hospital é a mais antiga instituição beneficente de cooperação nipo-brasileira em plena atividade, prepara-se para comemorar, em 2014, 75 anos de atividades, o seu jubileu de diamante”, comemora. “O Hospital Santa Cruz entrou em atividade em 1939 sob a égide da excelência, seu quadro clínico inicial foi composto pelos mais renomados profissionais da época, como os doutores Benedito Montenegro, Henrique Mélega, Antonio Prudente, Euclides de Jesus Zerbini, e muitos outros que juntos com os médicos japoneses Shizuo Hosoe, Yoshinobu Takeda e Sentaro Takaoka, estruturaram as bases da nossa instituição”, enfatizar.
 

Renato Ishikawa cumprimenta o vereador Hiroyuki Minami (foto: Luci Judice Yizima)

 

“Assim temos um legado a zelar, deixado pelos fundadores, os imigrantes japoneses que com força e espírito de cooperação e com a colaboração do governo japonês fundaram o Hospital Santa Cruz para materializar o sentimento de gratidão e de cooperação para o país que tão bem os acolheu. O nosso esforço é direcionado no sentido que buscamos ser referência de qualidade, inovação e atendimento, reconhecida e apreciada pela sociedade brasileira. O título que ora recebemos muito nos honra e nos estimula a trilhar o nosso caminho”, conclui o presidente.

 

Olga Ichida, Yuli Fujimura e Marina Goto foram homenageadas (foto: Luci Judice Yizima)

Na ocasião o diretor de Marketing e Comunicação do Hospital Santa Cruz, Leo Ota lembrou o crescimento e a excelência em atendimento da instituição a sociedade paulista. “O Hospital Santa Cruz nasceu de uma doação do governo japonês ao povo nipo-brasileiro, que durante os 73 anos de atividades se desenvolveu com excelência”, diz. “Hoje conta com um corpo clínico altamente qualificado, composto por mais de 200 médicos de quarenta especialidades, mais de mil colaboradores diretos, e realiza por mês mais de quinze mil atendimentos entre ambulatoriais e de pronto atendimento. Atualmente dispõe de 166 leitos, entre eles 30 destinados a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). É reconhecido pelo atendimento bilíngüe (em japonês) e um serviço de check up diferenciado”, afirma Ota.

“O Hospital Santa Cruz conta com um excelente serviço de por imagem e é reconhecido pelo atendimento em oftalmologia, com moderno, completo Centro de Diagnóstico. Também é respeitado pela excelência nos serviços de cardiologia, ortopedia e cirurgias plásticas, entre outras especialidades”, destaca. “Busca aprimorar e qualificar o atendimento aos pacientes, juntamente com os médicos que confiam no hospital, um segmento que exige muita atenção com a formação humana e treinamento. Além de investimentos constantes na novação tecnológica de seus equipamentos”, finaliza Leo Ota.

(Luci Júdice Yizima)

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LITERATURA: ESCRITOR GÍLSON YOSHIOKA LANÇA LIVRO D... O escritor e jornalista Gílson Yoshioka lança seu mais recente livro, “Frugais transgressões”, neste fim de semana (19 e 20), no estande da Anbe (Acad...
BEISEBOL: Cooper Clube é campeão da VI Taça de Clu... A categoria Pré-Júnior do Cooper Clube sagrou-se campeã da VI Taça de Clubes Campeões “João Nakaie” – I Copa Fukaya Gumi 2015. A competição foi realiz...
LITERATURA: Lançamento de ‘Os Japoneses e seus Leg... Acontece na próxima quinta-feira (11), a partir das 19h30, no Centro Brasileiro de Língua Japonesa, na Vila Mariana (zona Sul de São Paulo), o lan...
COMUNIDADE: 95 anos de Imigração dos Okinawanos da...   A Associação Aza Oroku Tabaru do Brasil realizou a comemoração dos 95 anos da Imigração dos Okinawanos da Região de Aza Oroku e Aza Tabaru a...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *