HOMENAGEM: Jurista Kiyoshi Harada participa da cerimônia de outorga do título de professor emérito a José Goldemberg e entrega exemplares de livros ao governador Alckmin

Em reconhecimento à dedicação que sempre ofereceu ao universo acadêmico, o físico José Goldemberg, presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), recebeu o título de professor emérito da USP (Universidade de São Paulo) durante evento solene realizado na tarde desta terça-feira (14) nas dependências do Palácio dos Bandeirantes.

 

Governador recebe exemplar de “Intercâmbio Cultural Brasil-Japão” das mãos de Harada. Foto: Jiro Mochizuki

 

José Goldemberg é doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de 1979 a 1981; presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP) de 1982 1 1985; reitor da Universidade de São Paulo de 1986 a 1990; secretário de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e ministro de Estado da Educação do Governo Federal de 1991 a 1993; e secretário de Meio Ambiente do Estado de  Paulo entre 2002 e 2006. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanfor e professor da Universidade de Paris (França) e de Princeton (Estados Unidos). Recebeu vários prêmios, dentre os quais, Volvo Meio Ambiente 2000; KPCB Prize for Greentech Policy Innovators em 2007 e Blue Planet Prize, da Asahi Glass Foudation (Japão) em  2007.

 

O jurista Kiyoshi Harada cumprimenta José Goldemberg. Foto: Jiro Mochizuki

 

Desde 2015, o professor assumiu a presidência da Fapesp e, entre outras conquistas, a instituição expandiu acordos com pequenas empresas ligadas ao setor de tecnologia. Somente no ano passado, foram apoiados 200 projetos.

Após a execução do hino nacional o reitor da Universidade de São Paulo, professor Marco Antonio Zago, fez o discurso de abertura da cerimônia e de elogio ao professor homenageado.

 

Alckmin disse que foi uma “homenagem justa”. Foto: Jiro Mochizuki

 

Ele lembrou que o número de professores da USP agraciados com título de professor emérito é menor que o número de reitores que passaram pela Universidade desde a sua fundação, o que demonstra a suma importância do título que alguns receberam post mortem.

Seguiu-se a outorga do título de professor emérito com a assinatura do termo de recebimento no livro próprio. Na sequência o professor José Goldemberg, muito emocionado, agradeceu a honraria recebida saudando todos os presentes, dentre os quais o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau; o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles; reitores de outras Universidades e diversos professores universitários que lotaram o Salão de Despachos.

 

Alckmin também recebeu de Harada o Direito Financeiro e Tributário. Foto: Jiro Mochizuki

 

Para encerrar a cerimônia o governador fez o uso da palavra elogiando a figura do homenageado. Alckmin relembrou a atuação do professor José Goldemberg ao longo dos anos no campo científico, dentro e fora do país, e  destacou a importância da homenagem. “É uma honra participar desta cerimônia, uma homenagem justa”, disse o governador. E concluiu: “É uma das maiores do meio acadêmico dedicada a um dos grandes cientistas brasileiros”.

 

O secretário João Carlos Meirelles também recebeu o livro. Foto: Jiro Mochizuki

 

Brasil-Japão – Ao final da cerimônia o governador recebeu do jurista Kiyoshi Harada um exemplar do livro “Intercâmbio Cultural Brasil-Japão”. Recebeu, também, em primeira mão o livro “Direito Financeiro e Tributário, 26ª edição que foi lançado ao mercado no dia 13 de fevereiro último e que veio acompanhado de uma novidade: contém vídeos resumindo os temas tratados nos 19 capítulos que compõem o livro que versa sobre os dois ramos do Direito. O governador agradeceu o recebimento dos dois livros seguindo-se o intervalo para o café oferecido aos presentes.

(Com colaboração de Kiyoshi Harada e informações do Portal do Governo de SP)

 

 

 

 

 

Related Post

CAMPINAS: 11ª edição do Festival do Japão acontece... O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas realiza neste fim de semana (13 e 14), das 10 às 20 horas, em sua sede, localizada na Rua Camargo Pae...
SOCIAL: BAILE ALLEGRO BAILE ALLEGRO – Realizado no dia 31 de janeiro nas dependências da Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil no bairro da Liberdade, o primeiro Baile All...
SOCIAL: TOYOTA TOYOTA – Em visita ao Brasil para a inauguração da nova sede da Toyota, em São Bernardo do Campo, o vice-presidente executivo da Toyota Motors Corpora...
ARTE E CULTURA: São Paulo ganha um Centro Cultural...   Localizado no bairro da Santa Cecília, na região Central da capital paulista foi inaugurado em 23 de outubro de 2013, o Centro Cultural Core...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *