HOMENAGEM: Vereador destaca papel social de Ruy Ohtake

O arquiteto e urbanista Ruy Ohtake foi homenageado na última segunda, dia 11 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, onde recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão das mãos do vereador Chico Macena e da  esposa do deputado Paulo Teixeira, Alice Yamaguchi,   proponentes da Sessão Solene.

O evento reuniu diferentes personalidades públicas como a vice-prefeita Alda Marco Antônio, o ex-secretário municipal da Educação Alexandre Schneider, o jornalista Gilberto Dimenstein e o líder comunitário de Heliópolis representando a Unas (União de núcleos associações e sociedade dos moradores de Heliópolis), João Miranda.  O hall de entrada do plenário contou com uma exposição, que mostrou um pouco da diversidade das obras de Ruy Ohtake.

 

Arquiteto projetou alguns dos mais famosos edifícios de São Paulo (foto: divulgação)

 

A homenagem teve início com a apresentação do hino nacional brasileiro, interpretado por 33 crianças, entre 9 e 15 anos de idade, integrantes do Instituto Baccarelli, com sede localizada dentro da comunidade de Heliópolis.  Além do hino nacional, as crianças cantaram mais três músicas que exaltam a diversidade cultural brasileira, sobre orientação da maestrina Silmara Drezza e a pianista Claudia Cruz.

 

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, mandou uma mensagem ao homenageado, a qual fala sobre a importância do trabalho de Ohtake para a cidade de São Paulo.

“Você está homenagem por sua imensa contribuição para a cidade, com trabalhos que se destacam na paisagem, provas da excelência da arquitetura brasileira. E por ter levado seu trabalho com a mesma sensibilidade e empenho, para a comunidade de Heliópolis”.

 

Vice – prefeita da cidade, Alda Marco Antônio e o ex-secretário Alexandre Schneider agradeceram todo o empenho empregado pelo arquiteto em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos paulistanos.

 “Ruy Ohtake é filho de São Paulo, e está sendo reconhecido dentro de sua casa.  Muito Obrigada por tudo o que você fez pela cidade”, diz Alda Marco Antônio.

 

 “Ele nos ensinou o respeito com a sociedade e com a própria profissão, eu me sinto feliz em poder falar em nome de nossos colegas de profissão, muito obrigada”.

Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, falou sobre a importância de Ohtake na categoria

 

“Ruy Ohtake será eternizado através das suas obras, na nossa cidade, e seu trabalho é uma das mais belas histórias de solidariedade que conheço”.

O jornalista Gilberto  Dimenstein, que tem uma relação social com Heliópolis, destacou a marca do trabalho do arquiteto em São Paulo.

 

 “Nós temos em você, uma figura de entrosamento da colônia japonesa com o país. Você é um ídolo da colônia, e seu trabalho ajuda a construir um mundo mais justo”.

Alice Yamaguchi, que representou o deputado federal Paulo Teixeira, falou dobre a importância da figura do arquiteto para a colônia japonesa no Brasil.

 

Cores e formas – O vereador Chico Macena enfatizou a importância do arquiteto para os cidadãos paulistanos. “Ruy Ohtake, durante muito tempo, deixa as suas marcas através das cores e das formas, e sempre coloca a sua arte para transformar algo, como aconteceu com a comunidade de Heliópolis, ele mostrou a todos que aquele bairro era um bairro muito bonito e vivo.”

 

 “Eu já admirava o arquiteto, o artista e a pessoa humana, além disso, tudo, passei a admirar uma pessoa nova, o Ruy educador, que teve um importante papel no processo de educação, e mostrou que através do poder da educação é possível desenvolver uma nova história.”

Macena declarou a todos a sua imensa admiração por Ohtake.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LINS-SP: Padre Megumi Nagayama: 25 anos de Ordena...     No último dia 16, esteve, em Lins, caravana de Guarulhos, conduzida pelo Pe. Francisco, da Igreja São Judas Tadeu, acompanhada de 80 le...
MARILIA: Ihoshi destaca os valores da comunidade j... O deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) ressaltou na abertura da 14ª edição da Japan Fest, realizada em 8 de abril, a solidificação dos valores traz...
COMUNIDADE/PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Comissão receb... A Comissão do Prêmio Kiyoshi Yamamoto do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) recebe até o dia 16 de julho, indic...
ESPECIAL/PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: Por amor ao ... A cerimônia de entrega do Prêmio Paulista de Esportes, que este ano chegou a sua 60ª edição no último dia 16, na Câmara Municipal de São Paulo, propor...

One Comment

  1. A merecida homenagem a Ruy Ohtake – pela Câmara Municipal de São Paulo, 11 de junho de 2012 – me proporciona enorme alegria e orgulho porque – o que sou e sei – devo a meus pais, minha família, meus professores. Tive a felicidade de ser sua aluna em Técnica de Composição Industrial / Licenciatura em Desenho 1964/7 pela Faculdade de Artes Plásticas e Comunicações da Fundação Armando Álvares Penteado. Minha gratidão e também meu reconhecimento ao mestre Ruy Ohtake, desejando-lhe muitos outros anos de bela e edificante trajetória!!!
    Teruko Okagawa Monteiro

    岡川・モンテイロ・照子 monteruko@gmail.com
    Diretora na Associação Nikkei do Rio de Janeiro desde 1989. Cofundadora/1989 e conselheira/2012 do Bikoo-kai. Criadora de documentos/monumentos, comemorativos e programação visual.

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *